Relato de Experiência: Intervenção Multiprofissional sobre Seletividade Alimentar no Transtorno do Espectro Autista

Autores

  • Tayná Magagnin Residente em Saúde Coletiva e Mestranda em Saúde Coletiva, Universidade do Extremo Sul Catarinense - Criciúma.
  • Stephane Catharine Zavadil Residente em Atenção Básica/Saúde da Família e Mestranda em Saúde Coletiva, Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Rafael Zaneripe de Souza Nunes Residente pelo programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC http://orcid.org/0000-0002-6195-0400
  • Letícia Evelyn Fernandes Neves Residente em Saúde Coletiva e Mestranda em Saúde Coletiva, Universidade do Extremo Sul Catarinense - Criciúma.
  • Jucieli da Silva Rabelo Residente em Saúde Coletiva, Universidade do Extremo Sul Catarinense - Criciúma.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1333

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Saúde Pública, Conduta alimentar,

Resumo

Este estudo busca falar da importância da abordagem multiprofissional na seletividade alimentar em crianças que apresentam TEA. Trata-se de um estudo descritivo relatando a experiência de Residentes Multiprofissionais. Esta ação foi realizada numa Instituição de Autistas. A amostra é composta por 15 crianças com idades entre 6 a 12 anos. Elaboraram-se práticas interativas que se constituíram em uma abordagem multiprofissional. As práticas foram intervenções musicais, que foram porta de entrada para outras ações e auxiliadoras na construção de vínculo. As músicas tinham conteúdos relacionados à variedade alimentar, e por meio de dinâmicas visuais, olfativas, táteis e motoras, os alimentos eram apresentados às crianças. Finalmente, as atividades foram direcionadas a apresentação dos alimentos a partir de práticas pedagógicas e da degustação. Recomenda-se que as atividades propostas no estudo sejam utilizadas no meio familiar, escolar e pela equipe de saúde, fazendo parte da rotina dessas crianças.

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Biografia do Autor

Tayná Magagnin, Residente em Saúde Coletiva e Mestranda em Saúde Coletiva, Universidade do Extremo Sul Catarinense - Criciúma.

Graduada em Nutrição, Residente em Saúde Coletiva e Mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Stephane Catharine Zavadil, Residente em Atenção Básica/Saúde da Família e Mestranda em Saúde Coletiva, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Graduada em Psicologia, Residente em Atenção Básica/Saúde da Família e Mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC),

Rafael Zaneripe de Souza Nunes, Residente pelo programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Psicólogo formado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2017). Atualmente é Psicólogo Residente pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva pela Universidade do Extremo Sul Catarinenese (UNESC).

Letícia Evelyn Fernandes Neves, Residente em Saúde Coletiva e Mestranda em Saúde Coletiva, Universidade do Extremo Sul Catarinense - Criciúma.

Graduada em Nutrição, Residente em Saúde Coletiva e Mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Jucieli da Silva Rabelo, Residente em Saúde Coletiva, Universidade do Extremo Sul Catarinense - Criciúma.

Graduada em Fisioterapia e Residente em Saúde Coletiva pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

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Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Relato de Experiência