A Importância da Humanização do Parto Realizada pelos Enfermeiros Obstetras para as Parturientes: Revisão Integrativa

Autores

  • Jhenyff de Barros Remigio Limeira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE, Campus Pesqueira. https://orcid.org/0000-0001-7683-1108
  • Geovanna Camelo Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE, Campus Pesqueira.
  • Maíla Bezerra Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE, Campus Pesqueira.
  • Alexssandra da Silva Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE, Campus Pesqueira.
  • Ana Carla Silva Alexandre Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde. Professora do Curso de Bacharelado em Enfermagem do IFPE- campus Pesqueira, e membro do colegiado deste campus. Especialista em Unidade de Terapia Intensiva e residente em Urgência e Emergê ncia pela Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco. Professora da pós graduação em urgência e emergência da Escola Superior de Saúde de Arcoverde e da pós graduação de Saúde Pública da UNIFAVIP- DEVRY.
  • Cláudia Daniele Barros Leite-Salgueiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE, Campus Pesqueira.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1314

Palavras-chave:

Enfermagem, Parto Humanizado, Psicologia, Sentimentos

Resumo

O presente artigo buscou analisar na literatura a importância da enfermagem na assistência à mulher durante o parto, quando realizado de forma humanizada pelos profissionais, e a percepção e o sentimento das mulheres acerca dessa assistência. A metodologia utilizada foi a Revisão Integrativa da Literatura, foram pesquisados periódicos nas bases de dados da BVS, LILACS e SciELO, na qual, devido aos critérios de inclusão e exclusão, 14 artigos compuseram a amostra para construção do artigo. O estudo discorre sobre os impactos positivos relatados pelas mulheres que tiveram um atendimento humanizado visto que, as parturientes possuem informações sobre os métodos e direitos que possuem, sentindo-se mais seguras com os procedimentos que serão realizados. Para a melhora na qualidade da assistência os profissionais de saúde, principalmente a equipe de enfermagem, necessitam humanizar seu atendimento saindo da mecanização do modelo biomédico proporcionando uma assistência qualificada a todos.

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Biografia do Autor

Jhenyff de Barros Remigio Limeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE, Campus Pesqueira.

Acadêmica em Enfermagem

Geovanna Camelo Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE, Campus Pesqueira.

Acadêmica em Enfermagem

Maíla Bezerra Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE, Campus Pesqueira.

Acadêmica em Enfermagem

Alexssandra da Silva Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE, Campus Pesqueira.

Acadêmica em Enfermagem

Ana Carla Silva Alexandre, Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde. Professora do Curso de Bacharelado em Enfermagem do IFPE- campus Pesqueira, e membro do colegiado deste campus. Especialista em Unidade de Terapia Intensiva e residente em Urgência e Emergê ncia pela Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco. Professora da pós graduação em urgência e emergência da Escola Superior de Saúde de Arcoverde e da pós graduação de Saúde Pública da UNIFAVIP- DEVRY.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE, Campus Pesqueira.

Cláudia Daniele Barros Leite-Salgueiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE, Campus Pesqueira.

Psicóloga, Professora Mestra do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira – Cursos: Bacharelado em Enfermagem, Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática. Doutoranda do Programa de Doutorado em Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Mestra em Ciências da Saúde pela Universidade de Pernambuco (UPE), pós graduadaem Saúde Coletiva pela mesma Universidade.

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Publicado

2018-10-31

Edição

Seção

Artigo de Revisão