Humor e Significação: Revisitando Bases Teóricas

Autores

  • Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- Campus Cajazeiras - PB
  • Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Instituto Federal da Paraíba – IFPB
  • Henrique Miguel de Lima Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Gislene Farias de Oliveira Universidade Federal do Cariri - UFCA http://orcid.org/0000-0001-5373-2326

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1295

Palavras-chave:

Humor. Significação. Ensino

Resumo

Objetiva, apresentar reflexões realizadas no que tange à relação produtiva entre fenômenos de construção do humor e a significação, sobretudo sob um olhar do ensino de leitura e nas relações inferenciais. Fruto de uma pesquisa maior, será apresentado neste artigo apenas a fase bibliográfica do estudo, momento em que foram revisitados teóricos a exemplo de Raskin (1985), Veatch (1998), Possenti (2010, 1998), Ilari (2012, 2011, 2000), Marcuschi (2011, 2008, 2007) e Koch (2012), entre outros, estabelecendo um caráter exploratório. Contribui, pois, para o despertar de reflexões sobre os entrecruzamentos teóricos entre as contribuições inerentes  ao humor, aos processos de leitura e de ensino.

 

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Biografia do Autor

Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- Campus Cajazeiras - PB


1 Doutoranda e Mestre em Linguística pela UFPB\PROLING, pesquisadora nas áreas de Semântica e Linguística Aplicada. Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS pela Universidade Federal de Campina Grande (2003). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- Campus Cajazeiras - PB. Contato: [email protected];

Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira, Instituto Federal da Paraíba – IFPB

2 Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (2011). Especializações em: Saúde da Família, Obstetrícia, Gestão e Metodologias ativas. Mestrado multiprofissional em Sistemas Agroindustriais com ênfase na saúde. Cursando Doutorado em Ciências da Saúde pela Santa Casa da Misericórdia de São Paulo. Instituto Federal da Paraíba – IFPB. Contato: Instituto Federal da Paraíba – IFPB. Contato: [email protected]/ [email protected];

 

Henrique Miguel de Lima Silva, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Letras, Português, Inglês e suas Literaturas pela Universidade de Pernambuco UPE. Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Fundação de Ensino Superior de Olinda FUNESO. Especialista em Psicopedagogia Institucional pelo Centro Integrado de Pesquisa e Tecnologia CINTEP. Mestre e Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba PROLING/UFPB. Contato: [email protected];

 

Gislene Farias de Oliveira, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Psicóloga. Doutorado em Psicologia social pela UFPB. Professora da Universidade Federal do Cariri. Faculdade de Medicina. Contato: [email protected].


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Publicado

2018-10-31

Edição

Seção

Artigos