A Música como Ferramenta Pedagógica: Relato de uma Experiência nas Aulas de Física no Ensino Médio

Marcelo Maximo Purificação, Elisângela Maura Catarino, Maria Filomena Rodrigues Teixeira, Maria Luzia da Silva Santana

Resumo


A sala de aula é um espaço marcado pela diversidade e que sofre influência dos aspectos in/ex (ternos). O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma estratégia utilizada pelo professor de Física de uma escola estadual em Mineiros – Goiás, utilizando como ferramenta pedagógica o celular. É um estudo caracterizado como bibliográfico, pautado na pedagogia histórico-crítica proposta por Gasparin e em relato de experiência. A metodologia utilizada proporcionou a execução de uma prática docente criativa, que ofuscou a presença do conflito, da indisciplina e trouxe para a sala de aula novos conhecimentos de Física a partir da música “Bicicletinha”.

Palavras-chave


Estratégia de ensino. Interdisciplinaridade de conhecimentos. Aprendizagem por meio da música.

Texto completo:

PDF

Referências


ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. (Orgs). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho docente em aula. 6. ed. Joinville: Univille, 2004.

ANDRADE, M. M. de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 10. ed. – São Paulo: Atlas, 2010.

BOTTEGA, M. H.S. A educação continuada na era digital. 2. ed. – São Paulo: Cortez, 2010.

BRANDÃO, C.R; STRECK, D.R. Pesquisa participante: a partilha do saber. 1. ed. – Aparecida, SP: Ideias Et Letras, 2006.

FUKUI, A; MOLINA, M.M. (Org.). Física, 1º ano. 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016.

GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Didática do ensino superior.1. ed. -9. reimpr. São Paulo: Atlas, 2015.

______ (SÓ SEIS ESPAÇOS, MARCELO) Metodologia do Ensino Superior. 4. ed. – 8. reimpr. São Paulo: Atlas, 2013.

KENSKI, V.M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. – Campinas, SP: Papirus, 2012.

MÁXIMO, A; ALVARENGA, LUZ, R. da Luz; ALVARENGA, B. Coleção de física contexto & aplicações. 1. ed. – São Paulo: Scipione, 2011.

MORAN, J.M; MASETTO, M.T; BEHRENS, M.A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Ver. e atual. – Campinas, SP: Papirus, 2013.

MOREIRA, A.C; SANTOS, H; COELHO, I.S. A música na sala de aula – a música como recurso didático. UNISANTA Humanitas – p. 41-61; Vol. 3 nº 1, (2014)

Museu Escola do IB. Universidade Estadual Paulista. Como as aves voam? São Paulo. http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/Ensino_Fundamental/Animais_JD_Botanico/aves/aves_biologia_geral_voo.htm, Acessado em 23 de jun. de 2018.

TARDIF, M. LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1294

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: