A Música como Ferramenta Pedagógica: Relato de uma Experiência nas Aulas de Física no Ensino Médio

Autores

  • Marcelo Maximo Purificação UNIFIMES/Goiás e Universidade de Coimbra
  • Elisângela Maura Catarino UNIFIMES
  • Maria Filomena Rodrigues Teixeira Universidade de Aveiro
  • Maria Luzia da Silva Santana Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1294

Palavras-chave:

Estratégia de ensino. Interdisciplinaridade de conhecimentos. Aprendizagem por meio da música.

Resumo

A sala de aula é um espaço marcado pela diversidade e que sofre influência dos aspectos in/ex (ternos). O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma estratégia utilizada pelo professor de Física de uma escola estadual em Mineiros – Goiás, utilizando como ferramenta pedagógica o celular. É um estudo caracterizado como bibliográfico, pautado na pedagogia histórico-crítica proposta por Gasparin e em relato de experiência. A metodologia utilizada proporcionou a execução de uma prática docente criativa, que ofuscou a presença do conflito, da indisciplina e trouxe para a sala de aula novos conhecimentos de Física a partir da música “Bicicletinha”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Maximo Purificação, UNIFIMES/Goiás e Universidade de Coimbra

Pós-Doutor Júnior em Educação pela Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade de Coimbra (UC-PO, 2014-2016), Pós-Doutorando em Formação de Professores e Identidade Cultural/Gênero - Escola Superior de Educação de Coimbra/ESEC (2016-), supervisionado pela profª Drª Filomena Teixeira. Doutor em Ciências da Religião - área de concentração Movimentos Sociais (Pontifícia Universidade Católica de Goiás-(PUC-GO, 2010-2014,Conceito 5 na CAPES), orientado pelo prof. Dr. Eduardo Gusmão de Quadros. Mestre em Teologia com área de concentração em Educação Comunitária - Infância e Juventude pela Faculdade EST/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FEST/UFRGS, 2007-2009, Conceito 6 na CAPES), orientado pela profª Drª Marga Janete Ströher. Mestre em Ciências da Educação -área de concentração Currículo pela Universidade Evangélica (UEP,2006-2009). Possui especialização em Docência do Ensino Superior (2003); Gestão e Orientação Educacional (2008); Educação Matemática (2011) e Gestão de Sala de Aula no Ensino Superior (2017). Possui formação a nível de Graduação multidisciplinar, com Licenciatura Plena em: Matemática (UEG); Pedagogia(ICSH/UFG); Filosofia (FBB/UNIT); e Bacharelado em Teologia (FATEBOV) (Cursados entre 1994 a 2012). É Professor P-IV Estatutário na SEDUCE Goiás(1999-) e Professor Titular no U/F Mineiros- UNIFIMES (2014, também estatutário). Está como Professor Associado da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (no Brasil, 2012-) e na AFIRSE - Associação Francofone de Pesquisa Científica em Educação (em Portugal, 2014-). Líder do GEP-NEPEM- Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão Multidisciplinar da UNIFIMES (2014-, com pesquisas nas áreas de Processos Educativos e Formação de Professores) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia, Neurociências e Educação (GEP - PNEdu) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS, 2016 -, com pesquisas na área Educação, Gênero e Identidade), Pesquisador no Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias Sociais e Desenvolvimento no interior do Amazonas (GPETSDIAM) do Instituto Federal do Amazonas (IFAM, 2016-,com pesquisa na área de Educação e Identidade), no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde da Universidade do Estado da Bahia (GEPERCS/UNEB, 2017-com pesquisas em: Educação, Juventude, Religiosidade e Cultura de Paz) e no Grupo de Fitotecnia (NEPF), UNIFIMES (2016-, com pesquisa na área de Educação do Campo e Sociologia Rural).

Elisângela Maura Catarino, UNIFIMES

[2] Pós-Doutora em Educação pela Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC/PT). Doutora em Ciências da Religião pela PUC-Goiás. Professora Titular na UNIFIMES. E-mail: [email protected]

 

 

Maria Filomena Rodrigues Teixeira, Universidade de Aveiro

Doutora em Didática (Universidade de Aveiro - Portugal). Coordenadora e Professora Adjunta na Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC-PT). E-mail: [email protected]

Maria Luzia da Silva Santana, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora e Mestra em Psicologia (Universidade Católica de Brasília- UCB); Especialista em Psicologia Social (Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC) e em Educação e Promoção da Saúde (Universidade de Brasília - UNB) ; Psicóloga (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB); Licenciatura Plena em História (Universidade do Estado da Bahia -UNEB) e em Pedagogia (Faculdades Alfredo Nasser - UNIFAN). É Professora Assistente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Referências

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. (Orgs). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho docente em aula. 6. ed. Joinville: Univille, 2004.

ANDRADE, M. M. de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 10. ed. – São Paulo: Atlas, 2010.

BOTTEGA, M. H.S. A educação continuada na era digital. 2. ed. – São Paulo: Cortez, 2010.

BRANDÃO, C.R; STRECK, D.R. Pesquisa participante: a partilha do saber. 1. ed. – Aparecida, SP: Ideias Et Letras, 2006.

FUKUI, A; MOLINA, M.M. (Org.). Física, 1º ano. 3. ed. – São Paulo: Edições SM, 2016.

GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Didática do ensino superior.1. ed. -9. reimpr. São Paulo: Atlas, 2015.

______ (SÓ SEIS ESPAÇOS, MARCELO) Metodologia do Ensino Superior. 4. ed. – 8. reimpr. São Paulo: Atlas, 2013.

KENSKI, V.M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. – Campinas, SP: Papirus, 2012.

MÁXIMO, A; ALVARENGA, LUZ, R. da Luz; ALVARENGA, B. Coleção de física contexto & aplicações. 1. ed. – São Paulo: Scipione, 2011.

MORAN, J.M; MASETTO, M.T; BEHRENS, M.A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Ver. e atual. – Campinas, SP: Papirus, 2013.

MOREIRA, A.C; SANTOS, H; COELHO, I.S. A música na sala de aula – a música como recurso didático. UNISANTA Humanitas – p. 41-61; Vol. 3 nº 1, (2014)

Museu Escola do IB. Universidade Estadual Paulista. Como as aves voam? São Paulo. http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/Ensino_Fundamental/Animais_JD_Botanico/aves/aves_biologia_geral_voo.htm, Acessado em 23 de jun. de 2018.

TARDIF, M. LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Edição

Seção

Relato de Experiência