A afetividade na prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v3i7.129Palavras-chave:
Pedagogia, afeto, auto-estima, aprendizagem.Resumo
O artigo trata da importância do afeto no processo de construção do conhecimento e na relação professor aluno. Atenta para a maneira como o fator afetividade pode influenciar positivamente na auto-estima dos discentes e na melhora da aprendizagem. Embora muitos professores procurem dar grande destaque aos conteúdos escolares e pouco ou quase nada fale dos aspectos socioemocionais, é urgente a tomada de iniciativas por parte dos pedagogos e docentes no sentido de humanizar a educação. Nessa perspectiva cabe uma reflexão sobre a necessidade de uma tomada de consciência do verdadeiro sentido da educação, que é a formação do ser social como um todo, desde a dimensão intelectual até a afetiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.