Gramaticalização do item Linguístico Mesmo: Funções Polissêmicas do Uso

Autores

  • Maria Leuziedna Dantas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba -IFPB
  • Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- Campus Cajazeiras - PB
  • Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral Santa Casa da Misericórdia de São Paulo
  • Ginete Cavalcante Nunes Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1283

Palavras-chave:

Polissemia. Funcionalismo. Gramaticalização

Resumo

A proposta deste trabalho é analisar as funções polissêmicas ativadas pelos valores focalizadores apresentados pelo item linguístico mesmo, a partir dos meandros discursivo-pragmáticos motivados pelos contextos de uso da Língua, nos processos de interação entre os falantes. Os dados considerados para a análise sincrônica provêm de entrevistas que integram o Corpus Discurso & Gramática: a língua falada e escrita na cidade de Natal-RN. Para tanto nos respaldamos em Martelotta e Frederico (2009), Hopper e Traugott (2003), Heine e Kuteva (2007) que tratam do papel dos valores focalizadores apresentados por esse item, assim como a trajetória de gramaticalização. Os dados apontam que o valor concessivo de aspecto conjuncional atesta a hipótese de que o item mesmo reflete uma trajetória de gramaticalização, já que a inter(subjetividade) nos usos motiva a relação de decategorização desse item.

 

 

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Biografia do Autor

Maria Leuziedna Dantas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba -IFPB

 

1 Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2010) e especialização em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é professora do ensino básico técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba -IFPB;


Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- Campus Cajazeiras - PB

2 Doutoranda e Mestre em Linguística pela UFPB\PROLING, pesquisadora nas áreas de Semântica e Linguística Aplicada. Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS pela Universidade Federal de Campina Grande (2003). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- Campus Cajazeiras - PB Sayonara Abrantes de Oliveira Uchôa. Contato: sayonara_abrantes@hotmail.com / sayonara.uchoa@ifpb.edu.br;

Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral, Santa Casa da Misericórdia de São Paulo

3 Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (2011). Especializações em: Saúde da Família, Obstetrícia, Gestão e Metodologias ativas. Mestrado multiprofissional em Sistemas Agroindustriais com ênfase na saúde. Cursando Doutorado em Ciências da Saúde pela Santa Casa da Misericórdia de São Paulo. Contato: symaraabrantes_@hotmail.com;

Ginete Cavalcante Nunes, Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE

4 Mestre em Letras no âmbito do Programa PROFLETRAS na Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE, Unidade Acadêmica de Garanhuns UAG, conclusão em 2016. Especialização em Políticas Educativas e Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Formação de Professores de Araripina (FAFOPA) em 2014. Cursa atualmente Bacharelado em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina (FACISA). Graduada em Letras - Inglês pela Faculdade de Formação de Professores de Araripina (FAFOPA) em 2010.

Contato: ginetecavalcante@gmail.com.




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Publicado

2018-07-30

Edição

Seção

Artigos