Cuidadores de Idosos e o Déficit no Autocuidado

Autores

  • Raquel Gouveia Ramos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) - Campus Pesqueira.
  • Claudia Daniele barros Leite-Salgueiro 1- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE).2- Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) . https://orcid.org/0000-0002-8384-4254
  • Juliane da Silva Pereira 1- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE).2- Prefeitura Municipal de Pesqueira - Pe.
  • Luciclaudio da Silva Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE).
  • Luzineide Lobato 1-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE). 2-Governo do Estado de Pernambuco - Secretaria de Educação.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1277

Palavras-chave:

Descritores, Cuidador, família, idosos, saúde mental.

Resumo

Os idosos são mais vulneráveis para o aparecimento de patologias e junto com o envelhecimento, muitas alterações fisiológicas acontecem, com isto, muitos acabam ficando dependentes e necessitando de cuidados e auxílio de outra pessoa para a realização de suas atividades básicas. O principal objetivo do presente estudo, foi identificar como os estudos científicos têm abordado a saúde mental do cuidador de idosos e a relação disso com a sobrecarga de atividades. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Para a realização da pesquisa, foram utilizados meios eletrônicos como as seguintes bases de dados: LILACS, SciELO e BDENF, que foram acessados pela Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os atores referenciados encontraram grandes índices de sobrecarga aos cuidadores de idosos, o que causa um declínio em sua qualidade de vida e principalmente na saúde mental dos mesmos.

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Biografia do Autor

Raquel Gouveia Ramos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) - Campus Pesqueira.

Discente do Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE), Campus Pesqueira.

Claudia Daniele barros Leite-Salgueiro, 1- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE).2- Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) .

Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Mestra em Ciências da Saúde pela Universidade de Pernambuco (UPE), Pós Graduada em Saúde Coletiva pela mesma Universidade Psicóloga formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Professora do curso Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira. Coordenadora de Projetos de Pesquisa e Extensão, na linha de Cuidado à Pessoa Idosa e em Educação do IFPE. 

Juliane da Silva Pereira, 1- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE).2- Prefeitura Municipal de Pesqueira - Pe.

Enfermeira formada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira. Assistente de saúde da Prefeitura Municipal de Pesqueira-Pe.

Luciclaudio da Silva Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE).

Mestre em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Biólogo formado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Docente do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira. Coordenador dos laboratórios de morfofisiologias dos processos vitais em enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)–Campus Pesqueira.

Luzineide Lobato, 1-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE). 2-Governo do Estado de Pernambuco - Secretaria de Educação.

Mestra em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bióloga formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira e do Governo do Estado de Pernambuco - Secretaria de Educação.

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Publicado

2018-08-02

Edição

Seção

Artigo de Revisão