A Literatura na Educação Infantil: A Formação de Leitores em uma Escola de Educação Infantil no Distrito de Cariutaba – Farias Brito – CE

Autores

  • Emanuel Mateus da Silva

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1274

Palavras-chave:

Palavras Chave, Leitura – Escola – Educação Infantil

Resumo

 A leitura tem sido uma questão que tem constituído uma grande preocupação não somente para a escola, mas também para toda a sociedade. Trabalhar a leitura desde cedo, mesmo antes de a criança adentar as salas de aula é de suma importância para construção de uma sociedade letrada. A escolha do tema não se deu por acaso, escolhi Literatura por acreditar que por meio dela podemos formar leitores assíduos. A pesquisa foi realizada numa escola pública de Educação Infantil situada no Distrito de Cariutaba, município de Farias Brito – CE e teve como objetivo conhecer as práticas de leitura trabalhadas pela escola. Foi conversado com 55% dos pais das crianças matriculadas na Educação Infantil (Creche e Pré-escola) e com todos os professores lotados no 1º semestre do ano letivo em curso. Trata-se de um estudo de caso, para isso utilizei como metodologia a aplicação de questionários, entrevista e observação em sala de aula. O estudo nos coloca em destaque o grande desafio que a escola enfrenta que é difundir a leitura como algo primordial numa sociedade em que o nível de escolaridade dos pais é composta pela maioria por analfabetos funcionais.

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Referências

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Publicado

2018-10-31

Edição

Seção

Artigos