A interferência negativa da discalculia na motivação para a aprendizagem: como melhorar?

Autores

  • Francisco Ronald Feitosa Moraes Universidade Regional do Cariri - URCA - Campus de Campos Sales
  • Francisco de Carvalho Rodrigues Programa de Mestrado em Ciências da Educação pela Anne Sullivan University.
  • Marlene Menezes de Souza Teixeira Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO
  • Gislene Farias de Oliveira Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1273

Palavras-chave:

Discalculia, Dificuldade de aprendizagem, Matemática

Resumo

Dentre as mais variadas causas dificultadoras da aprendizagem da matemática, encontra-se a discalculia. Trata-se de um distúrbio neurológico específico de aprendizagem,  decorrente da carência de recursos biológicos relacionados a  maturação de certas estruturas cerebrais, que acomete as habilidades cognitivas relacionadas a processos ou tarefas que necessitem do manejo de cálculos, ou conceitos de matemática. Este estudo discute sobre o tema, numa perspectiva de trazer elementos que ajudem no seu mais breve reconhecimento, pelos atores escolares. Dessa forma e, trabalhando de maneira mais focada e específica, pode-se utilizar de uma metodologia mais adequada às necessidades do estudante com tais características. O objetivo final é superar ou amenizar os obstáculos de aprendizado causados pela discalculia.

 

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Biografia do Autor

Francisco Ronald Feitosa Moraes, Universidade Regional do Cariri - URCA - Campus de Campos Sales


1 Licenciado em Matemática pela Universidade Regional do Cariri  (URCA). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Psicologia aplicada à Educação (URCA), Metodologia do Ensino de Matemática e Física (UCAM) e Gestão Escolar e Práticas Pedagógicas (UCAM). Professor Temporário de Educação Matemática e Estatística do Curso de Matemática da URCA/Campos Sales. Contato: [email protected];

Francisco de Carvalho Rodrigues, Programa de Mestrado em Ciências da Educação pela Anne Sullivan University.

2 Programa de Mestrado em Ciências da Educação pela Anne Sullivan University. Contato:[email protected];

Marlene Menezes de Souza Teixeira, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO

3 Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará; Especialização em Saúde da Família pela Faculdade de Medicina do Juazeiro do Norte; Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Leão Sampaio; Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Vale do Acaraú; Doutorado em Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Atualmente é professora do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio; Membro efetivo da Universidade Regional do Cariri. Contato: [email protected];

 

Gislene Farias de Oliveira, Universidade Federal do Cariri

Psicóloga, doutorado em Psicologia social e Pós doutorado em Ciências da Saúde. Professora da faculdade de medicina da Universidade Federal do Cariri. Contato: [email protected].

 

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Publicado

2018-07-29

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