As Políticas Educacionais e a Interface Neoliberal: A educação como um “Tesouro a descobrir”

Autores

  • Rebeca Baia Sindeaux Universidade Regional do Cariri – URCA
  • Francisco Wellery Gomes Bezerra Universidade Regional do Cariri – URCA
  • Maria Dulcinea Silva Loureiro Universidade Regional do Cariri – URCA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1266

Palavras-chave:

Educação. Crise. Neoliberalismo

Resumo

Partindo da premissa de que o capitalismo tem a capacidade de, em momentos de crise, se erguer com mais força, este artigo se dispôs a analisar em que medida a crise contemporânea interfere na implantação de políticas educacionais na periferia do capital.  Para garantir o processo de reestruturação os capitalistas recorreram às políticas neoliberais, em que se exigia um tipo de trabalhador que atendesse as novas demandas produtivas. Neste cenário contemporâneo de crise, as determinações oriundas da agenda do capital internacional para educação, mais especificamente formuladas a partir de 1990 pela Conferência Mundial de Educação para Todos, patrocinada pelo Banco Mundial, podem ser consideradas como o marco na busca pelo ajuste da educação às necessidades do mercado, diante de um processo de reestruturação produtiva. Esse artigo faz uma revisão de literatura de obras que tratam dos impactos pós Conferência Mundial de Educação Para Todos na educação dos países da periferia do capital. As considerações deste artigo apontam para uma reflexão sobre como a “desejada” redução do Estado passa necessariamente pela conversão da Educação de um direito social a um serviço, o que atende aos interesses do capital financeiro como estratégia política de manutenção de um modo de produção pautado no consumo.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Baia Sindeaux, Universidade Regional do Cariri – URCA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Especialista em Gestão Escola pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Mestranda em Educação, Universidade Regional do Cariri – URCA. [email protected]

Francisco Wellery Gomes Bezerra, Universidade Regional do Cariri – URCA

Graduado em Ciências Sociais. Especialista em Ensino de Sociologia. Mestrando em Educação pela Universidade Regional do Cariri – URCA. [email protected]

Maria Dulcinea Silva Loureiro, Universidade Regional do Cariri – URCA

Orientadora. Professora Doutora do curso de Pedagogia e do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri – URCA. [email protected]

Referências

ANDRADE, F. A.; FLORÊNCIO, L. R. S.; FERREIRA, T. M. S.; ARANHA, F. K. B. (Orgs.) LDB 20 anos: política história e espaços educacionais. Fortaleza: Edição UFC, 2016. 467p.

ANTUNES, R. Os Sentidos do Trabalho: Ensaio Sobre a Afirmação e a Negação do Trabalho. São Paulo: Boitempo, 2003.

ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez-Unicamp, 1999.

ARCE, A. Compre o kit neoliberal para a educação infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivo. Educação Sociedade. vol. 22, nº 74, p. 251-283. São Paulo, 2001. ISSN 0101-7330.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas 1. ed. São Paulo: Cortez, 2014. [livro eletrônico]

COGGIOLA, O. Universidade e Ciência na Crise Global. São Paulo: Edições Pulsar, 2001.

DELORS, J. (org.) Educação: um tesouro a descobrir. 4. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2000.

DICIONÁRIO ONLINE DE PORTUGUES. Meritocracia. Disponível em: https://www.dicio.com.br/meritocracia/ Acesso em: 18/07/2018.

LEHER, R. Da Ideologia do Desenvolvimento à Ideologia da Globalização: A Educação como estratégia do Banco Mundial para o “Alívio” da Pobreza. Tese de Doutorado. SP, USP, 1998.

LEHER, R. Um Novo Senhor da Educação? A política Educacional do Banco Mundial para a periferia do capitalismo. Revista Outubro. São Paulo, nº 03, 1999.

LEHER, R. Políticas de educação para a América Latina: O Bird e as reformas neoliberais na educação. Debate. Disponível em http://www.apropucsp.org.br/revista/r05_r03.htm Acesso em 06/02/2009.

MÉSZÁROS, I. A crise estrutural do capital. Revista Outubro. São Paulo, nº 04, 2000.

NEVES, L. M. W. (org.) O empresariamento da educação: novos contornos do ensino superior no Brasil dos anos 1990. In Política neoliberal e educação superior. São Paulo: Xamã, 2002.

SAVIANI, D. História das idéias pedagógicas no Brasil. 2. ed. rev. e ampl. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. – (Coleção memória da educação)

SHIROMA, E. O.; MORAES, M. C. M.; EVANGELISTA, O. (Orgs.) Política educacional. 4. ed., Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

SOUZA, S. A. Gestão escolar compartilhada: democracia ou descompromisso? São Paulo: Xamã, 2001.

TONET, I. A Educação Numa Encruzilhada. In: MENEZES, Ana Maria DORTA; FIGUEIREDO, Fábio FONSECA (Orgs.). Trabalho, Sociabilidade e Educação: Uma Crítica à Ordem do Capital. Fortaleza: Ed. UFC, 2003.

UNESCO. Educação da UNESCO para a América Latina e Caribe. Santiago, 1998.

Downloads

Publicado

2018-07-29

Edição

Seção

Artigos