O Protagonismo do Enfermeiro na Política Nacional de Humanização do Parto e do Nascimento e com vistas a Erradicação de Abuso e Violência Obstétrica

Autores

  • Fabiana Laranjeira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE), Campus Pesqueira.
  • Ana Lívia Siqueira Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE), Campus Pesqueira.
  • Claudia Daniele Barros Leite-Salgueiro 1- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE), Campus Pesqueira. 2 - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). https://orcid.org/0000-0002-8384-4254
  • Luciclaudio da Silva Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE), Campus Pesqueira.
  • Luzineide Lobato Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE), Campus Pesqueira.
  • Juliane da Silva Pereira Prefeitura Municipal de Pesqueira-PE.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1265

Palavras-chave:

assistência de enfermagem, cuidado, psicologia, violência obstétrica

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar na literatura, as ações de Assistência e Promoção à Saúde da Mulher praticadas pela enfermagem, com ênfase na fase reprodutiva, nos períodos do pré-natal, do parto e do puerpério, e considerando-se a vivência de abuso e violência obstétrica. Para tanto, fora utilizada a metodologia de revisão integrativa da literatura, tendo sido utilizados para análise e segundo critérios de inclusão, 11 artigos publicados nas bases SciELO, LILACS e MEDLINE, publicados entre os anos de 2008 e 2017. Na análise dos resultados obtidos, os artigos analisados discorrem sobre a Política Nacional de Humanização do Parto e do Nascimento (PNHPN), os direitos da mulher nas fases reprodutivas e vivências considerando a complexidade temática. Conclui-se que a vulnerabilidade biopsicossocial das mulheres é potencializada principalmente nas fases do pré-natal e do parto, maximizando os déficits de ações em saúde, principalmente no tocante à humanização, destacando a atuação do enfermeiro para a garantia dos direitos dessa população específica.

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Biografia do Autor

Fabiana Laranjeira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE), Campus Pesqueira.

Estudante do curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE), Campus Pesqueira. Estudante do curso de Serviço Social da Universidade Pitágoras - UNOPAR.

Ana Lívia Siqueira Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE), Campus Pesqueira.

Estudante do curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE), Campus Pesqueira.

Claudia Daniele Barros Leite-Salgueiro, 1- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE), Campus Pesqueira. 2 - Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Mestra em Ciências da Saúde pela Universidade de Pernambuco (UPE), Pós Graduada em Saúde Coletiva pela mesma Universidade Psicóloga formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Professora de Psicologia do curso Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira. Coordenadora de Projetos de Pesquisa e Extensão, nas linhas de Cuidado à Pessoa Idosa, Cuidado Integral e Saúde Mental e, Educação do IFPE. 

Luciclaudio da Silva Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE), Campus Pesqueira.

Mestre em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Biólogo formado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Docente do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira. Coordenador dos laboratórios de morfofisiologias dos processos vitais em enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)–Campus Pesqueira.

Luzineide Lobato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE), Campus Pesqueira.

Mestra em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bióloga formada também pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira.

Juliane da Silva Pereira, Prefeitura Municipal de Pesqueira-PE.

Enfermeira formada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira. Assistente de saúde da Prefeitura Municipal de Pesqueira-Pe. Contato: [email protected].

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Publicado

2018-08-02

Edição

Seção

Artigo de Revisão