Implantação do serviço de atenção farmacêutica em uma farmácia comunitária: um estudo exploratório na cidade de São José do Belmonte –PE

Autores

  • Aldemir Severo Matias Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN, Ceará – Brasil
  • Thiago Adolfo Sobreira Miranda faculdade de Juazeiro do Norte - FJN

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1263

Palavras-chave:

Atenção Farmacêutica, Farmácia Comunitária, São José do Belmonte

Resumo

A Atenção Farmacêutica é uma ação de que traz inúmeros benefícios tanto para a organização como para a população de um município, sendo assim expressa-se que o farmacêutico tem papel fundamental neste processo de farmacoterapia. Esta prática vem sendo muito abordada na atualidade tanto no meio acadêmico como as farmácias e drogarias, visando-se práticas de saúde e promoção de laços de relacionamentos eficazes entre a organização e os clientes diante da satisfação e fidelização dos mesmos. Neste meio, o presente artigo buscou discutir a implantação da Atenção Farmacêutica em um município do interior de Pernambuco, através de um estudo exploratório e de observações diárias, sendo necessário relatar que na empresa escolhida para estudo de campo teve resultados satisfatórios gerando-se uma implantação realista de atenção e assistência farmacêutica diante dos desafios diários das atividades do profissional farmacêutico. Os resultados obtidos permitem demonstrar que a atenção farmacêutica é um importante aliado para maximização as saúde através de ações de promoções de saúde municipal trazendo adequação a utilização dos medicamentos, fidelização do cliente com a organização através de laços de relacionamento e confiança, diminuição de auto-medicação. Conclui-se assim que o farmacêutico contribui bastante para melhoria do relacionamento cliente/empresa através da Atenção Farmacêutica diante do acompanhamento eficaz e monitoramento das posologias corretas de medicamentos, visando não apenas vender remédios e sim promover saúde a população. Diante disso espera-se que o presente estudo possa contribuir para pesquisas futuras na atual  temática abordada.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldemir Severo Matias, Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN, Ceará – Brasil

Graduação em Matemática pela Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada. Acadêmico do Curso de Ciências Farmacêuticas, pela Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN, Ceará – Brasil.

Contato: aldemirseveromatias@hotmail.com;

 

Thiago Adolfo Sobreira Miranda, faculdade de Juazeiro do Norte - FJN

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN; Especialista em Ensino de Química e Farmacologia Clínica pela Universidade Regional do Cariri - URCA; Mestre em Bioprospecção Molecular de Produtos Naturais pela URCA; MBA em Gestão de Processos Industriais pela FJN.  Docente  no curso de Farmácia da FJN.

Referências

BOVO, F.; WISNIEWSKI, P.; MORKEI, M. L. L. Atenção Farmacêutica: Papel do Farmacêutico na Promoção de Saúde. Disponível em:<http://www.uel.br/ccb/patologia/portal/pages/arquivos/Biosaude%20v%2011%202009/BS_v11_n1_DF_43.pdf>.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 3.916, de 30 de outubro de 1998. Aprova a Política Nacional de Medicamentos. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília/DF, 10 nov. 1998. Disponível em: .

_______. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de AssistênciaFarmacêutica e Insumos Estratégicos. Assistência farmacêutica na atenção básica: instruções técnicas para sua organização / Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. – 2.ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2006.

CORRER, C. J. O serviço de clínicafarmacêutica. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Assistência

Farmacêutica e Insumos Estratégicos.Serviços farmacêuticos na atenção básica à saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e InsumosEstratégicos. Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/servicos_farmaceuticos_atencao_basica_saude.pdf>.

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/33880/2568070/RDC_44 _2009.pdf/ad27fafc-8cdb-4e4f-a6d8-5cc93515b49b.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GÜNTHER, H. Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão?. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/ptp/v22n2/a10v22n2.pdf>.

MESSIAS, M. C. F.; Atenção Farmacêutica no Uso Racional de Medicamentos. Disponível em: <http://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/new/revista_scienceinhealth/16_jan_abr_2015/Science_06_01_07-14.pdf>.

MELO, D. V. A. Análise da importância do farmacêutico nas intervenções farmacêuticas. Disponível em:<http://www.ccecursos.com.br/img/resumos/ .

NASCIMENTO, C. M; TOLEDO, J. Dificuldades de implantação da atenção farmacêutica e execução da seção I do capítulo VI da RDC nº 44, de 17 de agosto de 2009 em drogarias. Disponível em: <http://www.cpgls.pucgoias.edu.br/8mostra/Artigos/SAUDE%20E%20BIOLOGICAS/Dificuldades%20de%20implanta%C3%A7%C3%A3o%20da%20aten%C3%A7%C3%A3o%20farmac%C3%AAutica%20e%20execu%C3%A7%C3%A3o%20da%20se%C3%A7%C3%A3o%20I.pdf>.

REIS, A. M. M., Atenção Farmacêutica e Promoção do Uso Racional de Medicamentos. Disponível em: <http://www.ceatenf.ufc.br/Artigos/ATENFAR%20e%20URM%20Adriano%20Max.pdf>.

Downloads

Publicado

2018-07-29

Edição

Seção

Artigos