As Diretrizes Curriculares Nacionais – 1998 e o Plano Nacional de Educação 2001 – 2010

Autores

  • Maria Belo Silva Lima Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Meryelle Macedo da Silva Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Sebastiana Micaela Amorim Lemos Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1260

Palavras-chave:

Políticas Educacionais – Diretrizes Nacionais – PNE 2001-2010

Resumo

A educação é inerente ao desenvolvimento social, à medida que tende a transformar os educandos em cidadãos críticos e conscientes da realidade. Entretanto, a compreensão de educar, no Brasil, restringe-se a formalidade da escola, e a instrução, no sentido de adaptação do aluno a sociedade e não na transformação desta. Corrobora para tal fato, a inexistência de políticas de Estado e a permanência de políticas de governo, que se adequam aos grupos partidários que estão no poder. Diante desse contexto, o referido estudo analisou marcos importante da história da educação brasileira, a saber, as Diretrizes Curriculares Nacionais de 1998 e o Plano Nacional de Educação 2001-2010 e as contribuições e limitações dos referidos documentos para a educação brasileira.

 

 

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Biografia do Autor

Maria Belo Silva Lima, Universidade Regional do Cariri - URCA

1 Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri . Bacharel em Direito pela Universidade Regional do Cariri. Aluna do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri.  Especialização em Metodologia do Ensino e em Direito Constitucional pela Universidade Regional do Cariri - URCA. 

Meryelle Macedo da Silva, Universidade Regional do Cariri - URCA

2 Graduação em Geografia pela Universidade Regional do Cariri.  Docente na Escola de Ensino Fundamental e Médio Teodorico Teles de Quental na Cidade do Crato- CE e Na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra no município de Barbalha- CE. Especialização em Geografia e Meio Ambiente, Graduanda em pedagogia e Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Regional do Cariri-URCA.

Sebastiana Micaela Amorim Lemos, Universidade Regional do Cariri - URCA

3 Mestranda em Educação pela Universidade Regional do Cariri. Professora Temporária da Universidade Regional do Cariri - URCA, Unidade de Campos Sales. Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Contato: [email protected].

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Publicado

2018-07-29

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Artigos