As Diretrizes Curriculares Nacionais – 1998 e o Plano Nacional de Educação 2001 – 2010
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1260Palavras-chave:
Políticas Educacionais – Diretrizes Nacionais – PNE 2001-2010Resumo
A educação é inerente ao desenvolvimento social, à medida que tende a transformar os educandos em cidadãos críticos e conscientes da realidade. Entretanto, a compreensão de educar, no Brasil, restringe-se a formalidade da escola, e a instrução, no sentido de adaptação do aluno a sociedade e não na transformação desta. Corrobora para tal fato, a inexistência de políticas de Estado e a permanência de políticas de governo, que se adequam aos grupos partidários que estão no poder. Diante desse contexto, o referido estudo analisou marcos importante da história da educação brasileira, a saber, as Diretrizes Curriculares Nacionais de 1998 e o Plano Nacional de Educação 2001-2010 e as contribuições e limitações dos referidos documentos para a educação brasileira.
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