Tratamento medicamentoso: conhecimento de usuários em clínica-escola

Autores

  • Teresa Maria Barbosa Leal de Freitas Escola de Saúde Pública do Ceará
  • Mariélia Barbosa Leal de Freitas Facid - Wyden
  • Rosemarie Brandim Marques Faculdade de Ciências Médicas - FACIME Universidade Estadual do Piauí - UESPI

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1253

Palavras-chave:

Tratamento medicamentoso. Dispensação medicamentosa. Adesão ao tratamento.

Resumo

O nível de conhecimento farmacológico é fundamental para o sucesso do tratamento medicamentoso. O objetivo foi avaliar o grau de conhecimento de pacientes atendidos no Ambulatório de uma Instituição de Ensino Superior Privado quanto ao tratamento farmacológico, após consulta e dispensação medicamentosa. Foi um estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizada entre março e setembro de 2013, com 40 pacientes. Foram 67,5% de mulheres com idade média de 56,4 ± 13 anos. O grau de escolaridade foi 32,5% de analfabetos, 62,5% com renda familiar de até um salário-mínimo. O nível de conhecimento medicamentoso foi bom (10,0%), 57,5% regular nível de informação a respeito do medicamento prescrito, conhecimento insuficiente de 32,5%. 60,0% dos pacientes após consulta e dispensação medicamentosa tiveram baixo grau de adesão. Faz-se necessário implementar ações educativas com equipe multidisciplinar com os pacientes e a presença do profissional farmacêutico para melhor orientar os mesmos quanto ao uso correto de medicamentos.

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Biografia do Autor

Teresa Maria Barbosa Leal de Freitas, Escola de Saúde Pública do Ceará

Residente de Psiquiatria.

Mariélia Barbosa Leal de Freitas, Facid - Wyden

Graduada em Medicina.

Rosemarie Brandim Marques, Faculdade de Ciências Médicas - FACIME Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Professora Efetiva Dedicação Exclusiva

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Publicado

2018-07-29

Edição

Seção

Artigos