Estrutura e Funcionamento do Ensino no Período Pombalino no Brasil

Autores

  • Alexandre Ribeiro da Silva Universidade Regional do Cariri - URCA
  • José de Caldas Simões Neto Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Katissa Galgania Feitosa Coutinho Rodrigues Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1247

Palavras-chave:

Educação Brasileira. Reforma Pombalina. Estrutura. Funcionamento

Resumo

Buscaremos nesse trabalho abortar através de uma revisão bibliográfica, os efeitos da reforma pombalina no âmbito educacional no Brasil, que quebrou uma hegemonia de mais de 200 anos de educação Jesuítica. Na tentativa de descrever como ficou organizado a estrutura e funcionamento da educação no Brasil no período pombalino, momento em que o ensino passa a ser responsabilidade da Coroa Portuguesa, após a expulsão dos padres jesuítas os quais até o momento era quem organização e executavam as atividades ligadas a educação. A Reforma Pombalina no âmbito educacional tem seu marco o alvará de 28 de junho de 1759, que instituiu o fechamento dos colégios Jesuítas e introduzindo as aulas régias a serem mantidos pela coroa. A educação jesuítica, não era oportuna para os interesses comerciais da Coroa, pois a Companhia de Jesus tinha objetivo servir os interesses da fé, e Pombal passa a organizar a escola para servir aos interesses do Estado. É instaurado no lugar do sistema mais ou menos unificado pelos jesuítas, que se baseava na seriação dos estudos, o ensino no Brasil passou a ser fragmentado e disperso, ministrado através de aulas isoladas, as aulas de primeiras letras e aulas de humanidades referenciavam a ensino das aulas régias. Ficando assim evidente que a reforma educacional foi mais uma estratégia na tentativa de modernizar a sociedade em prol do desenvolvimento econômico de Portugal para manutenção e o seu fortalecimento.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Ribeiro da Silva, Universidade Regional do Cariri - URCA

 1Licenciado em Geografia, Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e em Educação Especial pela Universidade Federal do Ceará. Aluno do Programa de Mestrado Profissional em Educação – MPEDU da URCA. [email protected]

José de Caldas Simões Neto, Universidade Regional do Cariri - URCA

2 Graduado em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. Especialista em Prática Docente do Ensino Superior pela Faculdade Integradas de Patos, em Gestão Escolar com ênfase em Psicologia da Aprendizagem pela Faculdade Evangélica do Piauí e em Nutrição Esportiva e Treinamento Desportivo pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. Aluno do Programa de Mestrado Profissional em Educação – MPEDU da URCA. Caldas - [email protected]

Katissa Galgania Feitosa Coutinho Rodrigues, Universidade Regional do Cariri - URCA

 

3Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, Especialista em Prática Docente do Ensino Superior pela Faculdades Integradas de Patos e em Psicologia Aplicada a Educação pela Universidade Regional do Cariri. Aluna do Programa de Mestrado Profissional em Educação – MPEDU da URCA. Katissa - [email protected]

Referências

ALVES, Gilberto Luiz. O pensamento burguês no Seminário de Olinda. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados / Editora UFMS, 2001.

___________. O pensamento burguês no Seminário de Olinda. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados / Editora UFMS, 2001

___________. O Seminário de Olinda. In: FARIA FILHO, Luciano Mendes de; LOPES, Eliane Marta Teixeira; VEIGA, Cynthia Greive (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. p. 61-78. 5 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

BARATTA, Cônego José do Carmo. Escola de Heróis. Recife: Editora Universitária/UFPE, 1972.

COSTA Vagner Melo da; PAIVA Marlúcia Menezes de. A educação no seminário de Olinda no início do século XIX: componentes curriculares humanistas e científicos x componentes curriculares religiosos. In. Anais do VI Encontro Norte Nordeste de História da Educação – ENNHE, Natal – RN, 2016. Disponível em: http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/vi-ennhe/anais /trabalhosporeixo.html

Estatutos do Seminário Episcopal de Nossa Senhora da Grasa da cidade de Olinda de Pernambuco ordenados por D. José Joaquim da Cunha de Azevedo Coutinho XII Bispo de Pernambuco do Conselho de S. Majestade Fedelíssia, fundador do mesmo seminário. Lisboa: Tipografia da Acad. R. das Ciências, 1798. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/? code=000322967&opt=4.

MACIEL, Lizete Shizue Bomura; NETO, Alexandre Shigunov. A educação brasileira no período pombalino: uma análise histórica das reformas pombalinas do ensino. Educação e Pesquisa, v. 32, n. 3, p. 465-476, 2006.

MAXWELL, Kenneth. Marquês de Pombal - Paradoxo do Iluminismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

MENDONÇA, Pollo Campos; WALESKA, Ana. A Reforma Pombalina dos estudos secundários e seu impacto no processo de profissionalização do professor. Educação. Revista do Centro de Educação, v. 30, n. 2, 2005.

NISKIER, Arnaldo. Educação Brasileira: 500 anos de História. Rio de Janeiro: Funarte, 2001.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

SECO, Ana Paula; AMARAL, Tania Conceição Iglesias do. Marquês de Pombal e a reforma educacional brasileira. Faculdade de educação da UNICAMP, São Paulo, 2006.

ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, Educação e Currículo no Brasil: dos jesuítas aos anos de 1980. Campinas: Autores Associados, 2004.

Downloads

Publicado

2018-07-29

Edição

Seção

Comment