Um Estudo sobre a Pedagogia Jesuítica: o Ratio Studiorum e um breve Comparativo ao Projeto Político Pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1246Palavras-chave:
Pedagogia Jesuítica. Ratio Studiorum. Educação BrasileiraResumo
Esse texto busca refletir em uma abordagem histórica sobre o Ratio Atque Institutio Studiorum Societatis Iesu que data de 1599, com validade para todas as escolas da Companhia de Jesus. O Ratio Studiorum significava “Regra de Estudos”; “Ordem de Estudos”; “Plano de Estudos da Companhia de Jesus”, um comparativo ao Projeto Político Pedagógico que servem de guia para organizar a proposta legal das escolas, mostrando que nele encontramos resquícios ou semelhanças propostas ao que determinava o Ratio Studiorum. Destacando e contextualizando os fatos históricos a influenciarem na sua construção, bem como sua influência para o sistema da educação no Brasil. Dados que evidenciam o percurso traçado até a publicação final, e que reflete até os dias atuais seu ensino tradicional.
Downloads
Referências
FRANCA, L. S. J. O Método Pedagógico dos Jesuítas – O “Ratio Studiorum”. Introdução e Tradução. Rio de Janeiro: Livraria AGIR Editora, 1952.
GADOTTI, Moacir. Pressupostos do projeto pedagógico. In: MEC, Anais da Conferência Nacional de Educação para Todos. Brasília, 1994.
LIMA, D. F. C. F. O homem segundo o Ratio Studiorum. Dissertação de mestrado, UNIMEP, 2008.
OLIVEIRA, N. C. O. COSTA, C. J. Sistema de ensino inaciano e o Ratio Studiorum. Seminário de Pesquisa do PPE. Universidade Estadual de Maringá. 2015.
SAVIANI, D. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. 4 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
TOLEDO, C. A. A. Razão de estudos e razão política: um estudo sobre a Ratio Studiorum Acta Scientiarum. 22(1):181-187, 2000.
VASCONCELLOS, C. S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 11ª ed. São Paulo: Libertad Editora, 2009.
VEIGA, Ilma P. A. Inovações e Projeto Político Pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Caderno Cede, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267 - 281, dezembro 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.