Um Estudo sobre a Pedagogia Jesuítica: o Ratio Studiorum e um breve Comparativo ao Projeto Político Pedagógico

Leilson Barros Oliveira, Osvaldo Bezerra Lima Neto, Sebastiana Micaela Amorim Lemos

Resumo


Esse texto busca refletir em uma abordagem histórica sobre o Ratio Atque Institutio Studiorum Societatis Iesu que data de 1599, com validade para todas as escolas da Companhia de Jesus. O Ratio Studiorum significava “Regra de Estudos”; “Ordem de Estudos”; “Plano de Estudos da Companhia de Jesus”, um comparativo ao Projeto Político Pedagógico que servem de guia para organizar a proposta legal das escolas, mostrando que nele encontramos resquícios ou semelhanças propostas ao que determinava o Ratio Studiorum. Destacando e contextualizando os fatos históricos a influenciarem na sua construção, bem como sua influência para o sistema da educação no Brasil. Dados que evidenciam o percurso traçado até a publicação final, e que reflete até os dias atuais seu ensino tradicional.

 

 


Palavras-chave


Pedagogia Jesuítica. Ratio Studiorum. Educação Brasileira

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1246

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