O Perfil do Artesão e de sua Produção na Cidade de Várzea Alegre – CE

Autores

  • Maria Elane Vieira Gonçalves Universidade Federal do Cariri UFCA
  • Rebeca da Rocha Grangeiro Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • Jeová Torres Silva Júnior Universidade Federal do Cariri - UFCA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1241

Palavras-chave:

Artesanato, Rede de dormir, Várzea Alegre

Resumo

O artesanato é um traço cultural passado de geração em geração, podendo ter suas atividades bastante perceptíveis em fabricações simples do cotidiano. O objetivo deste estudo é analisar aspectos que estejam relacionados à produção artesanal na cidade de Várzea Alegre - CE. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e com uma abordagem quantitativa. A amostra abrange um total de 50 trabalhadores. O questionário utilizado foi uma adaptação realizada a partir do instrumento desenvolvido por Grangeiro (2015). Quanto aos procedimentos de interpretação dos dados, foram realizadas análises estatísticas descritivas. De acordo com os resultados encontrados, nota-se uma superioridade de trabalhadores do sexo feminino, casados, moradores da zona urbana e com uma faixa etária entre 45 e 54 anos. A maioria tem ensino médio completo. Os artesãos, geralmente, iniciam seus trabalhos ainda na infância ou na adolescência. Na cidade de Várzea Alegre, é destaque a produção de redes de dormir e as peças feitas a partir do ponto cruz e crochê. Os eventos regionais são bastante influentes para a divulgação dos produtos.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elane Vieira Gonçalves, Universidade Federal do Cariri UFCA


1 Estudante de Administração da Universidade Federal do Cariri UFCA. Contato: [email protected];

Rebeca da Rocha Grangeiro, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Professora Universidade Federal do Cariri - UFCA. Doutora em Psicologia Organizacional e do Trabalho.

  Contato: [email protected];

Jeová Torres Silva Júnior, Universidade Federal do Cariri - UFCA

3 Professor Universidade Federal do Cariri - UFCA. Doutor em Administração. Contato:  [email protected].



 

Referências

ARAÚJO, M. S.; FILGUEIRAS, A. P. A. Artesanato Competitivo –Fundamentos de Design para Artesãos do Estado do Ceará. 2015.

BASSI, R. E. et al. A logística de eventos da maior feira de artesanato da América Latina. Refas - Revista Fatec Zona Sul, v. 3, n. 3, 2017.

CARMO, P. S. S. O Artesão Brasileiro: Intérprete da Cultura Regional e Artífice da Economia Solidária. 2011. Dissertação (Mestrado em Direito do Trabalho) – Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

FARIA, A. R.; DA SILVA, A. R. L. Artesanato nos estudos organizacionais: a literatura brasileira de 2006 a 2015. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 11, n. 2, 2017.

FERREIRA, T. B.; HELAL, D. H.; PAIVA, K. C. M. Artesanato, aprendizagem social e comunidade de prática: um estudo com rendeiras em Alcaçuz (RN). Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 12, n. 1, 2016.

FREITAS, A. L. C. Design e artesanato: uma experiência de inserção da metodologia de projeto de produto. São Paulo: Blucher Acadêmico, 2011.

GRANGEIRO, R. da R. O trabalho do artesão do Cariri cearense: sua história, práticas e significados da atividade profissional. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

GRANGEIRO, R. da R.; BASTOS, A. V. B. Organização do Trabalho Artesanal: Examinando Aspectos de Inovação e Visibilidade do Artesanato no Cariri Cearense. Revista de Psicologia, Fortaleza, v.7 n.2, p. 33-48, jul./dez. 2016.

GRANGEIRO, R. da R.; SILVA JUNIOR, J. T. Perfil dos artesãos do Padre Cícero no século XXI: condições socioeconômicas, processo produtivo, aspectos ambientais e capacidade de organização dos artesãos de Juazeiro do Norte-CE. Juazeiro do Norte: BSG, 2013.

IPECE – Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará. Perfil Básico Municipal. 2010. Disponível em: . Acesso em: 20 de janeiro de 2018.

LEMOS, M. E. S. O artesanato como alternativa de trabalho e renda: Subsídios para Avaliação do Programa Estadual de Desenvolvimento do Artesanato no Município de Aquiraz-Ce. 2011. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.

LIMA, R. G. Artesanato e arte popular: duas faces de uma mesma moeda. Brasília: Ministério, 2009.

LUNA, S. V. S.; JUSTO, J. L. Experimentos Utilizando a Fibra de Bananeira para fins Têxteis. Projética: Londrina, v.7, n.2, p.37 - 52, 2016.

LUNA, S. V. S.; OLIVEIRA JÚNIOR, A. I.; SILVA, C. R. F. Tingimentos Naturais na Fibra de Bananeira: Uma Proposta Sustentável para o Artesanato do Cariri Cearense. Ciência e Sustentabilidade, v.3, n.2, p.46-63, 2017.

NOBREGA, R. R.; JESUINO, E.; FARIA, M. V. C. M. Aglomerações Produtivas, Economia Solidária e Relações Iterorganizacionais: O Caso do APL de Redes de Dormir de Várzea Alegre , Ceará. 3 Encontro Universitário da Universidade Federal do Cariri, 2011.

NOVAES, A. M. C. O Processo de Artificação em Juazeiro do Norte – Análise do Centro Cultural Mestre Noza. 2011. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.

PORTAL BRASIL. Artesanato contribui com desenvolvimento do turismo no país. 2015. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/turismo/2015/03/artesanato-contribui-com-o-desenvolvimento-do-turismo-no-pais>. Acesso em: 03 de setembro de 2017.

PREFEITURA DE VÁRZEA ALEGRE. Disponível em: <https://www.varzeaalegre.ce.gov.br/omunicipio.php>. Acesso em: 02 de junho de 2018.

PRODANOV. C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

QUEIROZ NETO, V. F. O artesão, o artesanato e a educação ao longo da vida: um olhar a partir do assentamento Palheiros III (Upanema/RN). 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.

RAMOS, S. P. Políticas e Processos Produtivos do Artesanato Brasileiro como Atrativo de um Turismo Cultural. Revista Rosa dos Ventos, 5(I), p.44-59, jan-mar, 2013.

RORIZ, P. C. O. O Trabalho do Artesão e suas Interfaces Culturais-Econômicas. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações) – Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília – DF, 2010.

SANTOS, E. T. Exportações de artesanato no Ceará no período de 2004 a 2006: desafios e oportunidades. 2007. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade de Fortaleza, Fortaleza, 2007.

SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) – Termo de Referência: Atuação do Sistema SEBRAE no Artesanato. 2010.

SILVA, E. K. R. Design e artesanato: um diferencial cultural na indústria do consumo. 2007. Actas de Diseño. Facultad de Diseño y Comunicación. Universidad de Palermo. ISSN, v 1850, p 2032, 2007.

SILVA, M. R. Tecendo Redes e Sonhos: Um Estudo sobre o Protagonismo Feminino no Semiárido. 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável) – Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte, 2015.

SOUZA, C. E.; LINCOLN, C. A. Construção de e-commerce para produtos artesanais. 2012. TCC (Tecnólogo em Artes Gráficas) – Departamento Acadêmico de Desenho Industrial, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.

VALE, C.; GRANGEIRO, R. R. Indicadores de design para a sustentabilidade no artesanato de Juazeiro do Norte/CE e suas relações com a economia solidária. Cadernos Gestão Social, v. 3, n. 1, p. 39-52, 2012.

VIANA, A. L.; MADY, F. T. M.; SANTOS, R. M. S.; CHAVES, E. V.; LACERDA, F. A. S.; ALVES, J. C.; LIRA, H. N. F.; FREITAS, C. R. S. Análise da Aceitabilidade de Produtos Confeccionados com Papel Artesanal na Cidade de Manaus, Amazona, Revista Igapó - Revista de Educação Ciência e Tecnologia do IFAM, v. 11, n. 1, p. 12-24, 2017.

VIDAL, S. M. M. Comércio justo e solidário no terceiro setor como ferramenta do artesanato cearense para exportações simplificadas. 2010. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade de Fortaleza, Fortaleza, 2010.

Downloads

Publicado

2018-07-29

Edição

Seção

Artigos