Liderança do Enfermeiro: Reflexões sobre o papel do Enfermeiro no Contexto Hospitalar

Autores

  • Aline Bezerra Sobrinho INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA (IFPE) https://orcid.org/0000-0003-1940-6564
  • Juliana Maria Silva Bernardo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA (IFPE)
  • Ana Karla Silva Alexandre INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA (IFPE)
  • Valdeilson Lima Oliveira INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA (IFPE)
  • Claudia Daniele Barros Leite-Salgueiro INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA (IFPE)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1238

Palavras-chave:

Liderança. Enfermeiros. Unidade Hospitalar.

Resumo

A Liderança tem se constituído, uma preocupação recente com foco de atenção dos enfermeiros e administradores dos serviços de saúde, pois estes profissionais representam, em termos quantitativos, parcela significativa dos recursos humanos alocados nas instituições, especialmente nos hospitais, e, portanto, interfere diretamente na eficácia, na qualidade e no custo da assistência à saúde prestada. Objetivo: caracterizar a produção cientifica, a respeitos de publicações referentes a liderança na enfermagem em unidades hospitalares. Método: consiste numa revisão integrativa que reúne de forma sistemática e ordenada os resultados oriundos de pesquisas sobre liderança. A amostra final foi composta por 27 artigos. Resultados e Discussão: Observa-se que 59,25% dos artigos, foram publicados em periódicos Qualis Capes A para Enfermagem, e 70,37% possuem enfermeiros como principal público alvo. Verifica-se ainda o nível IV de evidência e predominância de estudos descritivos com 62,96% com delineamento não experimental como pesquisa descritiva correlacional e qualitativa ou estudos de caso. A liderança na enfermagem é fundamental para o empoderamento e reconhecimento da categoria profissional. Conclusão: Observa-se a necessidade de publicações com maior nível de evidencia científica para assim consolidar o impacto do exercício da liderança como ferramenta de qualidade na assistência de Enfermagem no âmbito hospitalar

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Biografia do Autor

Aline Bezerra Sobrinho, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA (IFPE)

Discente Do Curso Bacharelado Em Enfermagem Do Instituto Federal De Educação Ciência E Tecnologia (IFPE)- Campus  Pesqueira. Discente Não Bolsista Do projeto de estenção Liga Academica de Enfermagem em Terapia Intensiva (LAETI).

Juliana Maria Silva Bernardo, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA (IFPE)

Discente Do Curso Bacharelado Em Enfermagem Do Instituto Federal De Educação Ciência E Tecnologia (IFPE)- Campus  Pesqueira. Discente Não Bolsista Do PIBEX. Discente E Monitora Da Disciplina Curricular: Urgência E Emergência Pré-Hospitalar

Ana Karla Silva Alexandre, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA (IFPE)

Doutora em Ciências da saúde pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário. Argentina (IUNIR), Pós Graduada em Unidade de Terapia Intensiva pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) e Em Emergência e Urgência (SES). Enfermeira formada  pela Faculdade de Ensino de Arcoverde (FENFA). Docente do Curso Bacharelado Em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)-Campus Pesqueira

Valdeilson Lima Oliveira, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA (IFPE)

DOCENTE DO INSTITUDO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA (IFPE)

Claudia Daniele Barros Leite-Salgueiro, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA (IFPE)

2 Doutora Em Psicologia Clínica Pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Mestra em Ciências da Saúde pela Universidade de Pernambuco (UPE), Pós Graduada em Saúde Coletiva pela mesma Universidade. Psicóloga formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Docente do curso Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus  Pesqueira.

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Publicado

2018-07-29

Edição

Seção

Artigo de Revisão