Sustentabilidade na Estratégia como Vantagem Competitiva para as Organizações
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1230Palavras-chave:
Responsabilidade socioambiental. Gestão estratégica. CompetitividadeResumo
A responsabilidade socioambiental das organizações é um tema bastante estudado na contemporaneidade e de grande relevância para a sociedade. O consumo exacerbado impacta o meio ambiente devido a uma maior utilização de recursos por parte das empresas para atender as demandas do mercado. Assim, é necessário que as organizações alinhem seus processos produtivos a métodos que sejam menos agressivos à natureza. O objetivo deste artigo é analisar se organizações prestadoras de serviço de utilidade pública, ao trabalhar com responsabilidade social nos processos de gestão estratégica, melhoram sua imagem junto aos consumidores e se estes fatores agregam valor à organização. Foi realizado um estudo de caso em duas empresas, através de entrevista aplicado aos gestores e questionários direcionados aos clientes das empresas. Verificou-se que, embora uma parcela do público pesquisado tenha conhecimento das ações desempenhadas por parte das organizações, falta às empresas pesquisadas melhor alinhamento dos seus propósitos sociais aos processos de planejamento estratégico.
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