Transferência de Recursos através do Programa Bolsa Família no Município de Acauã-PI
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1228Palavras-chave:
Bolsa Família. Famílias. BenefícioResumo
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo, a transferência de renda às famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família na cidade de Acauã do Piauí. O intuito geral do referido trabalho é analisar os impactos do PBF na trajetória escolar de famílias beneficiárias do programa no município de Acauã/PI, caracterizando o seu desenvolvimento frente à demanda atendida pelo programa. Como objetivos específicos da pesquisa têm-se: descrever as mudanças no acesso à educação nas vidas das famílias beneficiadas; verificar as condições de vida e de empregabilidade dos alunos beneficiários da primeira geração do PBF. A pesquisa teve que ser realizada em dois momentos e, por essa razão, trata-se de uma pesquisa de campo em que se faz a “observação dos fatos tal como ocorrem”, e também será uma pesquisa de caráter bibliográfico, pois visa “recuperar o conhecimento acumulado de um problema” (SEVERINO, 2002, p.54).
Downloads
Referências
BARROS, Ricardo; HENRIQUES, Ricardo; e MENDONÇA, Rosane. Revista Brasileira de Ciências Sociais. In: Desigualdade e pobreza no Brasil: retrato de uma estabilidade inaceitável. Vol.15. Nº. 42, 2000.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social. Benefícios e condicionalidades – Programa Bolsa Família. 2008. Disponível em: <http://www.mds.gov.br/BolsaFamilia> Acesso em 09 nov.2011.
______. Portaria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome nº 246 de 20 de maio de 2005, solicita a indicação de um comitê de controle social formado por representantes da sociedade civil e de setores da prefeitura.
BARROS, R. et al. Uma análise das principais causas da quebra recente na desigualdade de renda brasileira. Nº 1203. IPEA, Rio de Janeiro, 2002.
BEHRING, E.R; BOSCHETTI, I. Política Social: fundamentos e história. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Cardoso, E. e A. P. Souza. The impact of cash transfers on child labor and school attendance in Brazil. São Paulo: Departamento de Economia da Universidade de São Paulo 2003.
CAMARGO, J. M. Pobreza e garantia de renda mínima. Folha de São Paulo, São Paulo, dez. 1991.
CAMARGO, Orson. "Desigualdade social"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/classes-sociais.htm>. Acesso em 04 de junho de 2018.
CUNHA, Rosani. Transferência de renda com condicionalidade: a experiência do Programa Bolsa Família. In Concepção e gestão da proteção social não contributiva no Brasil. Brasília, MDS, UNESCO, 2009.
DEMO, Pedro. Educação e qualidade. 11 ed. São Paulo. Papirus Ltda, 1995. P.S. 160.
DINIZ, Simone. Critérios de justiça e programas de renda mínima. Katál, Florianópolis, v.10, n.1, p.105-114, jan/jun 2007.
DAVOK, DelsiFries. Qualidade em educação. São Paulo. v.12, n.3, p.505-513. set.2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/ped/aval/v12n3/a07v12n3.pdf> Acesso em: 09 nov.2011.
FALEIROS, Vicente de Paula. Estratégias em Serviço Social. São Paulo, Cortez, 1997.
FONSECA, A.M.M. Família e Politica de Renda Mínima. São Paulo: Cortez, 2003.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atas, 2010 p. 175.
IAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social na contemporaneidade. São Paulo: Cortez, 1992.
___________. Projeto Profissional, Espaços Ocupacionais e Trabalho do Assistente Social na Atualidade. Atribuições Privativas do (a) Assistente Social Em questão. Brasília: CFESS,2002.
IAMAMOTO, M.V; CARVALHO, R. Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 18.ed. São Paulo: Cortez, 2005.
KILL, Mariana. Educação e Pobreza: análise das condicionalidades do Programa Bolsa Família no Centro de Ensino Médio Elefante Branco – Brasília/DF 2014. 63 p.
MEDEIROS, Marcelo; BRITO, Tatiane; SOARES, Fábio. Transferência de renda no Brasil: novos estudos. São Paulo, v.79, p.5-21, nov.2007.
MOTA, A. E. A nova fábrica de consensos: ensaios sobre a reestruturação empresarial, o trabalho e as demandas ao serviço social. São Paulo: Cortez, 1998.
NETTO, José Paulo. Capitalismo Monopolista e Serviço Social. 2ª ed., São Paulo: Cortez, 1992.
OLIVEIRA, Luis Felipe Batista; SOARES, Sergei, S.D. O Impacto do Programa Bolsa
Família sobre a repetência: Resultados a partir do cadastro único, projeto, frequência e censo escolar. Ipea Rio de Janeiro, fevereiro de 2013. Texto para discussão / Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília : Rio de Janeiro : Ipea, 1990. 28 p.
PEREIRA, P. A.P. Politica Social: temas e questões 2.ed. São Paulo: Cortez, 2009.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SANTOS, Judit Camila. Solidariedade: uma luta contra a fome. Monografia de Graduação em Ciências Sociais. Depto. de Ciências Sociais. UFPR: Curitiba, 2004.
SANTOS L. Distribuição de competência no Sistema Único de Saúde: o papel do Estado nas três esferas de governo no SUS. Brasília: OPS/OMS; 1994.
SCHWARTZMAN, Simon. As causas da pobreza. Rio de Janeiro: editora FGV, 2004. 208 p.
SILVA, Maria Ozanira da Silva e. Formação Profissional do Assistente Social: inserção na realidade social e na dinâmica da profissão. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
SILVA e SILVA, M. O. (Coord.). O Serviço Social e o Popular: resgate teórico-metodológico do projeto profissional de ruptura. São Paulo: Cortez, 1995.
SILVA; SILVA, M. O; YAZBEK, M. C; GIOVANNI, G. A Politica Social Brasileira no século XXI: a prevalência dos programas de transferência de renda. 4.ed.rev. atual. São Paulo: Cortez, 2008.
SOARES, Sergei; SÁTYRO, Natália. O Programa Bolsa Família: desenho institucional, impactos e possibilidades futuras. Texto para Discussão, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 2009.
SOUZA, Renilson Rehem de. O sistema público de saúde brasileiro. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. Disponível em <http://www.opas.org.br/servico/arquivos/Destaque828.pdf >. Acesso em 16/11/2013.
STEIN, Rosa Helena. Mudanças recentes nas políticas sociais: O lugar das rendas mínimas na reestruturação dos regimes de proteção social. In: As políticas de Transferência de Renda na Europa e na América Latina: recentes ou tardias estratégias de proteção social? Tese de doutorado apresentada ao Centro de Pesquisa e Pós-graduação sobre as Américas- CEPPAC/ICS/UnB, 2005.
SUPLICY, E. Renda de Cidadania: a saída é pela porta. São Paulo: Cortez, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.