Espelho, espelho meu, existe alguém mais estressado do que eu? O impacto do mestrado em servidores públicos federais
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1225Palavras-chave:
Estresse, Mestrado, Servidor-estudante, Desempenho, EnfrentamentoResumo
Este artigo pretendeu investigar, em nível de revisão de literatura, os impactos do mestrado nos servidores-estudantes das universidades federais. O estudo foi elaborado por meio de estudo bibliográfico e exploratório, a partir do levantamento de artigos científicos, com publicação entre os anos de 2013 a 2017, nas plataformas de pesquisa online (Spell, Google Acadêmico, Pepsic, Banco de Teses e Dissertações da Capes e Scielo), sem desconsiderar textos clássicos que tratam do tema. Da leitura dos achados, observou-se que o estresse nos mestrados tem sido objeto de múltiplas discussões e fator de reflexão para as mudanças na forma de construir o conhecimento científico no Brasil, uma vez que a lógica produtivista e o esforço do estudante para a superação dos limites têm construído sujeitos ansiosos, esgotados e desmotivados. É limitada a produção científica que relaciona estresse ao desempenho acadêmico nas pós-graduações stricto sensu; cada área de conhecimento apresenta sua estrutura curricular e metodologias de aprendizagem, porém constituem, a partir da análise dos estudos levantados, uma tendência de formar profissionais frustrados e com problemas. No contexto da análise dos impactos do estresse nas pós-graduações stricto sensu, nota-se um maior direcionamento para os mestrados das áreas de Ciências da Saúde, abrindo profunda lacuna de investigação no tocante à pesquisa sobre o estresse nos mestrados no viés da Gestão Pública, refletindo em oportunidades para o aperfeiçoamento de análises nessa área.Downloads
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