Espelho, espelho meu, existe alguém mais estressado do que eu? O impacto do mestrado em servidores públicos federais

Autores

  • Cláudio Alberto de Sá Quirino Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).
  • Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1225

Palavras-chave:

Estresse, Mestrado, Servidor-estudante, Desempenho, Enfrentamento

Resumo

Este artigo pretendeu investigar, em nível de revisão de literatura, os impactos do mestrado nos servidores-estudantes das universidades federais. O estudo foi elaborado por meio de estudo bibliográfico e exploratório, a partir do levantamento de artigos científicos, com publicação entre os anos de 2013 a 2017, nas plataformas de pesquisa online (Spell, Google Acadêmico, Pepsic, Banco de Teses e Dissertações da Capes e Scielo), sem desconsiderar textos clássicos que tratam do tema. Da leitura dos achados, observou-se que o estresse nos mestrados tem sido objeto de múltiplas discussões e fator de reflexão para as mudanças na forma de construir o conhecimento científico no Brasil, uma vez que a lógica produtivista e o esforço do estudante para a superação dos limites têm construído sujeitos ansiosos, esgotados e desmotivados. É limitada a produção científica que relaciona estresse ao desempenho acadêmico nas pós-graduações stricto sensu; cada área de conhecimento apresenta sua estrutura curricular e metodologias de aprendizagem, porém constituem, a partir da análise dos estudos levantados, uma tendência de formar profissionais frustrados e com problemas. No contexto da análise dos impactos do estresse nas pós-graduações stricto sensu, nota-se um maior direcionamento para os mestrados das áreas de Ciências da Saúde, abrindo profunda lacuna de investigação no tocante à pesquisa sobre o estresse nos mestrados no viés da Gestão Pública, refletindo em oportunidades para o aperfeiçoamento de análises nessa área.

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Biografia do Autor

Cláudio Alberto de Sá Quirino, Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Servidor público federal (UNIVASF). Consultoria e orientação de Trabalhos Acadêmicos/ABNT. Graduado em Administração (UNIVASF). Mestrando em Administração Pública (PROFIAP). Pós-Graduado em Gestão de Pessoas (MBA/UNOPAR).

Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé, Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Professora do Colegiado de Administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Possui graduação e mestrado em Administração pela UFPE. Doutoranda em Administração pelo Programa de Doutorado Interinstitucional UNIVASF-UFPE/PROPAD. E-mail: [email protected]

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Publicado

2018-07-29

Edição

Seção

Artigo de Revisão