Metodologias Ativas ou Convencionais para o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso? Uma análise da percepção de alunos do curso de Administração

Autores

  • Ranielly da Cruz Pereira Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeão
  • Alyne Leite de Oliveira Faculdade Vale do Salgado/FVS
  • Hudson Josino Viana Faculdade Vale do Salgado/FVS
  • Antonio Raniel Silva Lima Faculdade Vale do Salgado/FVS
  • Maria Patrícia de Alencar Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeão

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1224

Palavras-chave:

Pesquisa cientifica. Metodologias ativas. PBL.TBL

Resumo

O estudo em questão teve como principal objetivo analisar como as metodologias ativas podem influenciar na percepção de alunos do 6º e 7º semestres do curso de administração de uma IES privada do centro sul do Ceará no desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso. O método utilizado para a coleta de dados foi delineado a partir da aplicação de atividades baseadas na proposta do TBL e PBL, seguidas de observação assistemática não participante e um grupo focal, onde foram coletados relatos dos participantes. A pesquisa caracterizou-se com abordagem qualitativa e objetivo descritivo. Obteve-se que a utilização de metodologias ativas vem favorecer amplamente na desenvoltura e senso crítico e, especialmente na autonomia do estudante enquanto ser que pensa e que direciona o caminho que pretende alcançar, embora isso não seja nítido para ele em momentos iniciais. Os modelos apresentados apresentam-se como de significativa relevância na construção científica visto a necessidade de desenvolvimento de atividades em grupo, assim como a percepção crítica do sujeito enquanto participante do ambiente em que estiver inserido, na resolução de problemas de maneira proativa, esse fato se confirma nos relatos dos entrevistados.

 

 

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Biografia do Autor

Ranielly da Cruz Pereira, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeão

 

Graduada em Administração pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeão- [email protected]

Alyne Leite de Oliveira, Faculdade Vale do Salgado/FVS

[2]Especialista em Logística Empresarial, Orientadora da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Vale do Salgado/FVS e UniLeão, membro do Comitê de Ética em Pesquisa - [email protected]

Hudson Josino Viana, Faculdade Vale do Salgado/FVS

Especialista em controladoria e auditoria, professor de Marketing da Faculdade Vale do Salgado/FVS e coordenador do curso técnico em Administração da Escola Profissional Francisca de Albuquerque Moura/[email protected]

Antonio Raniel Silva Lima, Faculdade Vale do Salgado/FVS

4 Professor da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Vale do Salgado/FVS e UniLeão, Mestrando em Administração de Empresas (UNIFOR) - [email protected]

Maria Patrícia de Alencar, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeão


5Graduada em Administração pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeã[email protected]

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Publicado

2018-07-29

Edição

Seção

Artigos