Metodologias Ativas ou Convencionais para o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso? Uma análise da percepção de alunos do curso de Administração

Autores

  • Ranielly da Cruz Pereira Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeão
  • Alyne Leite de Oliveira Faculdade Vale do Salgado/FVS
  • Hudson Josino Viana Faculdade Vale do Salgado/FVS
  • Antonio Raniel Silva Lima Faculdade Vale do Salgado/FVS
  • Maria Patrícia de Alencar Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeão

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1224

Palavras-chave:

Pesquisa cientifica. Metodologias ativas. PBL.TBL

Resumo

O estudo em questão teve como principal objetivo analisar como as metodologias ativas podem influenciar na percepção de alunos do 6º e 7º semestres do curso de administração de uma IES privada do centro sul do Ceará no desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso. O método utilizado para a coleta de dados foi delineado a partir da aplicação de atividades baseadas na proposta do TBL e PBL, seguidas de observação assistemática não participante e um grupo focal, onde foram coletados relatos dos participantes. A pesquisa caracterizou-se com abordagem qualitativa e objetivo descritivo. Obteve-se que a utilização de metodologias ativas vem favorecer amplamente na desenvoltura e senso crítico e, especialmente na autonomia do estudante enquanto ser que pensa e que direciona o caminho que pretende alcançar, embora isso não seja nítido para ele em momentos iniciais. Os modelos apresentados apresentam-se como de significativa relevância na construção científica visto a necessidade de desenvolvimento de atividades em grupo, assim como a percepção crítica do sujeito enquanto participante do ambiente em que estiver inserido, na resolução de problemas de maneira proativa, esse fato se confirma nos relatos dos entrevistados.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ranielly da Cruz Pereira, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeão

 

Graduada em Administração pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeão- ranielly_cruz@outlook.com

Alyne Leite de Oliveira, Faculdade Vale do Salgado/FVS

[2]Especialista em Logística Empresarial, Orientadora da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Vale do Salgado/FVS e UniLeão, membro do Comitê de Ética em Pesquisa - alyneleite@leaosampaio.edu.br

Hudson Josino Viana, Faculdade Vale do Salgado/FVS

Especialista em controladoria e auditoria, professor de Marketing da Faculdade Vale do Salgado/FVS e coordenador do curso técnico em Administração da Escola Profissional Francisca de Albuquerque Moura/EPFAM-hudson.josino@gmail.com

Antonio Raniel Silva Lima, Faculdade Vale do Salgado/FVS

4 Professor da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Vale do Salgado/FVS e UniLeão, Mestrando em Administração de Empresas (UNIFOR) - raniel@leaosampaio.edu.br

Maria Patrícia de Alencar, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeão


5Graduada em Administração pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeão-patriciaalencar133@gmail.com

Referências

ALMEIDA, M. E. B. Integração de currículo e tecnologias: a emergência de web currículo. Anais do XV Endipe – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

ASSUMPÇÃO, M.L.A. Metodologias ativas: pontos e contrapontos de uma proposta metodológica, 2017.

BOLLELA ,R.V. SENGER, H.M. TOURINHO S.V.F . AMARAL, E. Aprendizagem baseada em equipe: da teoria a pratica, 2014

BARROS, A. J. Da S.; LEHFELD, N. A. de S. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

BARBOSA, E. F. & MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p.48-67, maio/ago. 2013.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes, 2011.

DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 1991.

DEWEY, J. Vida e Educação. São Paulo: Nacional. 1959.

FAVA, R. Educação para o século XXII. Saraiva, 2016.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Paz e terra, 1970.

GONÇALVES, M.Y. A. PERES, C ,L. SANTOS, M,S. NASCIMENTO, S. L. Uso do TBL como metodologia de ensino de saúde coletiva na graduação em odontologia. Universidade federal do Pará, 2016.

GUEDES, L.K. A aprendizagem baseada em problemas na percepção dos estudantes e professores do curso administração, 2014.

GUIMARÃES, S. E. R. Avaliação do estilo motivacional do professor: adaptação e validação de um instrumento. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

HARTZ, A. A Construção do trabalho de Conclusão do Curso por Meio da metodologia Ativa Team-Based Learning, 2015.

MATIAS-PEREIRA, José. Manual de metodologia da pesquisa científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

MAZUR, E. Peer Instruction: A User's Manual. Boston: Addison-Wesley, 1996.

MORAN, J . Mudando a educação com metodologias ativas, 2015.

MOREIRA, D. A. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thompson, 2002.

PORTES, S. S. Intervenção pedagógica mediada com metodologia ativa team based learning na educação profissional: uma experiência no instituto federal de Brasília, campus Taguatinga, 2016

QUEIROZ, A. PBL, Problemas que trazem soluções. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, Salvador, dez. 2012; 1(1): 26-38. Disponível em: < https://www5.bahiana.edu.br/index.php/psicologia/article/viewFile/36/37>. Acesso em: 10 nov. 2017.

RIBEIRO, L. R. C. A aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma implementação na educação em engenharia na voz dos atores. 2005. 209f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.

SANTOS, Antônio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento 5. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

SANTOS, A. R. dos. Metodologia cientifica: a construção do conhecimento rio de janeiro DP&A, 2004.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 32. ed. São Paulo: Cortez, 1944

SOUZA,R.N. Aprendizagem ativa em administração: um estudo baseado em problemas( PBL) na graduação, 2013.

VIDAL, E. Ensino á Distancia x Ensino Tradicional. Universidade Fernando Pessoa Porto, 2002.

MAIA,R.T. A importância da disciplina de metodologia científica no desenvolvimento de produções acadêmicas de qualidade no nível superior ,2008.

MORAES, F.F. FAVA, M. A. Iniciação científica muitas vantagens e poucos riscos Disponível: <http://dx.doi.org>São Paulo Perspec. vol.14 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2000.

Downloads

Publicado

2018-07-29

Edição

Seção

Artigos