A Percepção dos Discentes e Egressos dos Cursos de Gestão de uma Instituição de Ensino Superior Privada no Cariri acerca da Influência da Pesquisa Científica para seu Desempenho Profissional

Autores

  • Francisca Jucinária França Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO
  • Alyne Leite de Oliveira Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO
  • Hudson Josino Viana Faculdade Vale do Salgado/FVS
  • Antonio Raniel Silva Lima Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO
  • Maria Patrícia de Alencar Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1222

Palavras-chave:

Pesquisa Científica. Conhecimento. Desempenho Profissional. Acadêmicos. Egressos

Resumo

A pesquisa é responsável pela construção de conhecimento, através dela encontram-se respostas para as questões que surgem no dia-a-dia. As pessoas que estão inseridas no ensino superior, de uma forma ou de outra, acabam realizando pesquisas seja para conclusão de um curso, pós-graduação, mestrado ou doutorado, ou por satisfação pessoal, para agregar conhecimento e compreender melhor sobre um assunto, ou mesmo para contribuir para a melhoria da qualidade de vida daqueles que forem alvo do estudo. O presente trabalho tem como objetivo entender a percepção dos acadêmicos e egressos dos cursos de gestão de uma instituição de ensino superior privada no cariri sobre a pesquisa cientifica e a sua relação com seu desempenho profissional. Para investigar isso, utilizou um roteiro semiestruturado aplicado aos participantes selecionados por julgamento e foram apresentados por meio da análise de conteúdo. Ao final do estudo, foi perceptível nos relatos dos envolvidos não apenas a compreensão do que a pesquisa propõe, mas principalmente que ela contribui de maneira significativa, tanto na academia, quanto após, no desempenho da profissão.

 

 


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Jucinária França, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO

Graduada em Administração pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO

Alyne Leite de Oliveira, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO

Especialista em Logística Empresarial, Orientadora da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Vale do Salgado/FVS e do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO, membro do Comitê de Ética em Pesquisa - alyneleite@leaosampaio.edu.br 

Hudson Josino Viana, Faculdade Vale do Salgado/FVS

Especialista em controladoria e auditoria, professor de Marketing da Faculdade Vale do Salgado/FVS e coordenador do curso técnico em Administração da Escola Profissional Francisca de Albuquerque Moura/EPFAM-hudson.josino@gmail.com

Antonio Raniel Silva Lima, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO

Professor da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Vale do Salgado/FVS e do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO, Mestrando em Administração de Empresas (UNIFOR) - raniel@leaosampaio.edu.br

 

Maria Patrícia de Alencar, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO


5Graduada em Administração pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UNILEÃO-patriciaalencar133@gmail.com

Referências

ALBUQUERQUE, U. P. de. A qualidade das publicações científicas - considerações de um Editor de Área ao final do mandato. 2009. Versão eletrônica do artigo disponível em: http://www.botanica.org.br/acta/ojs>. Acesso em: 26 set. 2017.

AMARAL, R. do. As Contribuições da Pesquisa Científica na Formação Acadêmica. Identidade Científica, Presidente Prudente-SP, v. 1, n. 1, p. 64-74, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://www.unoeste.br>. Acesso em: 08 out. 2017.

ANDRADE, M. M. de. Introdução Á Metodologia do Trabalho Científico: Elaboração de Trabalhos na Graduação. 10ª ed., São Paulo: Atlas, 2010.

ARAÚJO, J. B.: BORGES, M. F. Ensino, pesquisa e extensão na Educação

Superior: processo histórico e perspectivas futuras. Revista digital, v.17, nº 172, 2012. Disponível em: <http://www.efdeportes.com>. Acesso em: 27 set. 2017.

BASTOS, C.L.; KELLER, V. Aprendendo a Aprender: introdução a metodologia cientifica. 28ª ed.- Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

BRIDI, J. C. A. A pesquisa nas universidades brasileiras: implicações e perspectivas. In: MASSI, L.; QUEIROZ, S. L. (orgs). Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro [online]. São Paulo: Editora UNESP, p. 12-35, 2015.

BROCKINGTON, G.; MESQUITA, L. As Consequências da Má divulgação Científica, Revista de Biologia, 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2017.

BUENO, W. C. Comunicação Científica e Divulgação Científica: Aproximações e Rupturas Conceituais. Inf. Inf., Londrina, v. 15, n. esp, p. 1 - 12, 2010.

CÂMARA, A. R. G. da, ENDERS, W. T., MEDEIROS, C. A. F., SILVA, L. M. T. da. Modelo de Valores Competitivos e suas Relações com o Desempenho Profissional numa Organização Hoteleira. Revista ADM, V. 11, Nº 2, p. 71-97, 2007.

CAMPELLO, B. S.; CENDÓN, B. V.; KREMER, J. M. Fontes de informação para pesquisadores e profissionais- Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000.

CERVO, A. L. e BERVIAN P. A. Metodologia Científica. 5ª Ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2005.

COSTA, L. R. da; SILVA, M. A. A. da. Dificuldades Vivenciadas na Elaboração de Artigos Científicos: Percepção de Discentes do Curso de Licenciatura em Matemática da Ufpe – Caa, 2016. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2017.

CRUZ, C.; RIBEIRO, U. Metodologia Científica: Teoria e Prática. 2ª Ed., Rio de Janeiro, Axcel Books Brasil Editora, 2005.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. 9ª ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados LTDA, 2011.

FLICK, U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. Tradução: Joice Elias Costa, 3º Ed.,- Porto Alegre: Artmed, 2009.

FLICK, U. Qualidade na Pesquisa Qualitativa. Tradução Roberto Cataldo Costa, Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREITAS, S. M. B.; CHAVES, T. L.; CARVALHO, M. L. S.; COSTA, C. R. B.; MAYNART, W. H. da C. Dificuldades Vivenciadas na Construção do Tcc: Percepção de Estudantes Egressos de um Curso de Graduação em Enfermagem, Natal-RN, 2013.

GALIAZZI, M. do C.; MORAIS, R.; RAMOS, M. G. Educar pela Pesquisa: as resistências sinalizando o processo de profissionalização de professores. Educar, n. 21, p. 227-241. 2003. Editora UFPR, Curitiba, 2003.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa, 5º ed., São Paulo: Atlas, 2010.

HOPPEN, N.; MEIRELLES, F. S. Sistemas de informação: um panorama da pesquisa cientifica entre 1990 e 2003. Revista De Administração De Empresa- RAE. v. 45, nº 1, jan./mar., 2005.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos De Metodologia Científica. 6ª Ed., 7reimpr., São Paulo 2009.

MATIAS-PEREIRA, J. Manual de metodologia da pesquisa científica, 4ª ed., Atlas, 08/2016.

MOITA, F. M. G. da S.; ANDRADE, F. C. B. de. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação v. 14 n. 41 maio/ago. 2009.

MOROZ, M.; GIANFALDONI, M. H. T. A. O Processo de pesquisa: Iniciação. 2ª ed., Brasilia: líber livro editora, 2006.

OHIRA, M. L. B. Por Que Fazer Pesquisa Na Universidade? Revista ACB: biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, V.3, N.3, 1998.

Percepção de Estudantes Egressos de um Curso de Graduação em Enfermagem, Natal-RN, 2013.

RAMOS, A. Metodologia da pesquisa científica: como uma monografia pode abrir o horizonte do conhecimento. Atlas, 03/2009. [Minha Biblioteca].

RODRIGUES, R. V.; NASCIMENTO, T. de S.; RODRIGUES, D. A. M. Conhecimentos e Dificuldades na Produção de Textos de Divulgação Científica por Alunos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal Do Ceará. Revista de SIENBIO, V. 10, N. 7, Ceará, 2014.

SANTOS, A. R. dos, Metodologia científica: a construção do conhecimento,7ª ed., revisada conforme a NBR 14724:2005.- Rio de Janeiro, 2007.

SANTOS, E. A. de. Produção Científica: Uma Análise de sua Contribuição na Formação Acadêmica e Profissional dos Discentes de Ciências Contábeis da UEFS. (Trabalho de Conclusão de Curso de Ciências Contábeis, outorgado pela Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS), 2011. Disponível em: <http://www.crcba.org.br/submissaodetrabalhos/arquivos/22092cb36f.pdf>. Acesso em: 12 out. 2017.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24ª ed. Ver. E atual - São Paulo: Cortez, 2016.

SORDI, J. O. de; TACHIZAWA, T. Introdução Da Tecnologia De Repositório Institucional: Oportunidade Para Repensar Aspectos De Qualidade Da Pesquisa Científica. REUNA, v.18, n.1, p. 73-88, Jan. – Mar., 2013.

TAJRA S. F.; SANTOS W. dos. Planejando a Carreira: Guia Prático Para o Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Downloads

Publicado

2018-07-29

Edição

Seção

Artigos