A Percepção dos Discentes e Egressos dos Cursos de Gestão de uma Instituição de Ensino Superior Privada no Cariri acerca da Influência da Pesquisa Científica para seu Desempenho Profissional
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1222Palavras-chave:
Pesquisa Científica. Conhecimento. Desempenho Profissional. Acadêmicos. EgressosResumo
A pesquisa é responsável pela construção de conhecimento, através dela encontram-se respostas para as questões que surgem no dia-a-dia. As pessoas que estão inseridas no ensino superior, de uma forma ou de outra, acabam realizando pesquisas seja para conclusão de um curso, pós-graduação, mestrado ou doutorado, ou por satisfação pessoal, para agregar conhecimento e compreender melhor sobre um assunto, ou mesmo para contribuir para a melhoria da qualidade de vida daqueles que forem alvo do estudo. O presente trabalho tem como objetivo entender a percepção dos acadêmicos e egressos dos cursos de gestão de uma instituição de ensino superior privada no cariri sobre a pesquisa cientifica e a sua relação com seu desempenho profissional. Para investigar isso, utilizou um roteiro semiestruturado aplicado aos participantes selecionados por julgamento e foram apresentados por meio da análise de conteúdo. Ao final do estudo, foi perceptível nos relatos dos envolvidos não apenas a compreensão do que a pesquisa propõe, mas principalmente que ela contribui de maneira significativa, tanto na academia, quanto após, no desempenho da profissão.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, U. P. de. A qualidade das publicações científicas - considerações de um Editor de Área ao final do mandato. 2009. Versão eletrônica do artigo disponível em: http://www.botanica.org.br/acta/ojs>. Acesso em: 26 set. 2017.
AMARAL, R. do. As Contribuições da Pesquisa Científica na Formação Acadêmica. Identidade Científica, Presidente Prudente-SP, v. 1, n. 1, p. 64-74, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://www.unoeste.br>. Acesso em: 08 out. 2017.
ANDRADE, M. M. de. Introdução Á Metodologia do Trabalho Científico: Elaboração de Trabalhos na Graduação. 10ª ed., São Paulo: Atlas, 2010.
ARAÚJO, J. B.: BORGES, M. F. Ensino, pesquisa e extensão na Educação
Superior: processo histórico e perspectivas futuras. Revista digital, v.17, nº 172, 2012. Disponível em: <http://www.efdeportes.com>. Acesso em: 27 set. 2017.
BASTOS, C.L.; KELLER, V. Aprendendo a Aprender: introdução a metodologia cientifica. 28ª ed.- Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
BRIDI, J. C. A. A pesquisa nas universidades brasileiras: implicações e perspectivas. In: MASSI, L.; QUEIROZ, S. L. (orgs). Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro [online]. São Paulo: Editora UNESP, p. 12-35, 2015.
BROCKINGTON, G.; MESQUITA, L. As Consequências da Má divulgação Científica, Revista de Biologia, 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2017.
BUENO, W. C. Comunicação Científica e Divulgação Científica: Aproximações e Rupturas Conceituais. Inf. Inf., Londrina, v. 15, n. esp, p. 1 - 12, 2010.
CÂMARA, A. R. G. da, ENDERS, W. T., MEDEIROS, C. A. F., SILVA, L. M. T. da. Modelo de Valores Competitivos e suas Relações com o Desempenho Profissional numa Organização Hoteleira. Revista ADM, V. 11, Nº 2, p. 71-97, 2007.
CAMPELLO, B. S.; CENDÓN, B. V.; KREMER, J. M. Fontes de informação para pesquisadores e profissionais- Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000.
CERVO, A. L. e BERVIAN P. A. Metodologia Científica. 5ª Ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2005.
COSTA, L. R. da; SILVA, M. A. A. da. Dificuldades Vivenciadas na Elaboração de Artigos Científicos: Percepção de Discentes do Curso de Licenciatura em Matemática da Ufpe – Caa, 2016. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2017.
CRUZ, C.; RIBEIRO, U. Metodologia Científica: Teoria e Prática. 2ª Ed., Rio de Janeiro, Axcel Books Brasil Editora, 2005.
DEMO, P. Educar pela pesquisa. 9ª ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados LTDA, 2011.
FLICK, U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. Tradução: Joice Elias Costa, 3º Ed.,- Porto Alegre: Artmed, 2009.
FLICK, U. Qualidade na Pesquisa Qualitativa. Tradução Roberto Cataldo Costa, Porto Alegre: Artmed, 2009.
FREITAS, S. M. B.; CHAVES, T. L.; CARVALHO, M. L. S.; COSTA, C. R. B.; MAYNART, W. H. da C. Dificuldades Vivenciadas na Construção do Tcc: Percepção de Estudantes Egressos de um Curso de Graduação em Enfermagem, Natal-RN, 2013.
GALIAZZI, M. do C.; MORAIS, R.; RAMOS, M. G. Educar pela Pesquisa: as resistências sinalizando o processo de profissionalização de professores. Educar, n. 21, p. 227-241. 2003. Editora UFPR, Curitiba, 2003.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa, 5º ed., São Paulo: Atlas, 2010.
HOPPEN, N.; MEIRELLES, F. S. Sistemas de informação: um panorama da pesquisa cientifica entre 1990 e 2003. Revista De Administração De Empresa- RAE. v. 45, nº 1, jan./mar., 2005.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos De Metodologia Científica. 6ª Ed., 7reimpr., São Paulo 2009.
MATIAS-PEREIRA, J. Manual de metodologia da pesquisa científica, 4ª ed., Atlas, 08/2016.
MOITA, F. M. G. da S.; ANDRADE, F. C. B. de. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação v. 14 n. 41 maio/ago. 2009.
MOROZ, M.; GIANFALDONI, M. H. T. A. O Processo de pesquisa: Iniciação. 2ª ed., Brasilia: líber livro editora, 2006.
OHIRA, M. L. B. Por Que Fazer Pesquisa Na Universidade? Revista ACB: biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, V.3, N.3, 1998.
Percepção de Estudantes Egressos de um Curso de Graduação em Enfermagem, Natal-RN, 2013.
RAMOS, A. Metodologia da pesquisa científica: como uma monografia pode abrir o horizonte do conhecimento. Atlas, 03/2009. [Minha Biblioteca].
RODRIGUES, R. V.; NASCIMENTO, T. de S.; RODRIGUES, D. A. M. Conhecimentos e Dificuldades na Produção de Textos de Divulgação Científica por Alunos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal Do Ceará. Revista de SIENBIO, V. 10, N. 7, Ceará, 2014.
SANTOS, A. R. dos, Metodologia científica: a construção do conhecimento,7ª ed., revisada conforme a NBR 14724:2005.- Rio de Janeiro, 2007.
SANTOS, E. A. de. Produção Científica: Uma Análise de sua Contribuição na Formação Acadêmica e Profissional dos Discentes de Ciências Contábeis da UEFS. (Trabalho de Conclusão de Curso de Ciências Contábeis, outorgado pela Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS), 2011. Disponível em: <http://www.crcba.org.br/submissaodetrabalhos/arquivos/22092cb36f.pdf>. Acesso em: 12 out. 2017.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24ª ed. Ver. E atual - São Paulo: Cortez, 2016.
SORDI, J. O. de; TACHIZAWA, T. Introdução Da Tecnologia De Repositório Institucional: Oportunidade Para Repensar Aspectos De Qualidade Da Pesquisa Científica. REUNA, v.18, n.1, p. 73-88, Jan. – Mar., 2013.
TAJRA S. F.; SANTOS W. dos. Planejando a Carreira: Guia Prático Para o Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.