Análise dos Serviços Logísticos de Distribuição de Bananas: Um Estudo de Caso na Empresa Sítio Barreiras
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1220Palavras-chave:
Logística. Distribuição Física. Agregação de ValorResumo
A logística agrega valor aos produtos desde sua origem até chegar ao consumidor final, buscando a satisfação destes e oferecer um produto com qualidade e diferencial para mercado, a presente pesquisa teve por finalidade analisar os serviços logísticos de distribuição da fruta banana, cujo processo requer especial manuseio e movimentação por apresentar um curto ciclo de vida. Através de um estudo de caso e observação assistemática dos fatos, foram analisados métodos e técnicas utilizados no campo em estudo, comparados ao embasamento teórico de autores que referenciam as práticas competentes aos processos logísticos no canal de distribuição. A pesquisa foi elaborada com objetivo descritivo, abordagem qualitativa, utilizado para coleta de dados a empresa Sítio Barreiras da cidade de Missão Velha, atuando desde 1996 com a fruta banana onde foi aplicada uma entrevista semiestruturada A construção da análise dos dados se deu através do método hipotético-dedutivo que levantado às hipóteses, segue uma linha de raciocínio afirmativo ou negativo dos fatos observados, apresentando um bom gerenciamento logístico em todo o canal de distribuição do produto, ajustando as necessidades e satisfação plena dos clientes, alinhando aos objetivos da empresa. Com amostragem não probabilística por cotas de conveniência aplicou-se um questionário aos principais clientes da cidade de Juazeiro do Norte, para levantamento de dados relacionados à satisfação dos mesmos, com elaboração de gráficos, os resultados obtidos mostraram o grau de eficiência das técnicas e procedimentos logísticos tornando o produto eficaz com agregação de valor, credibilidade e confiança entre empresa-cliente-consumidor.
Downloads
Referências
ARBACHE, F. Saba; SANTOS, A. Garnier; MONTENEGRO, C; SALES, Wladimir. Gestão logística, distribuição e trade marketing. 4ª Ed. Rio de Janeiro: FGV, 2011.
BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimento/logística empresarial. 5ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
BALTAZAR, Bananas <http://baltazarbananas.com.br/site/index. php/curiosidades-da-banana/fases-da-banana> Acesso em : 05 nov. 2016.
BOWERSOX, Donald J; CLOSS, David J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas, 2010.
BOWERSOX, Donald J; CLOSS, David J; COOPER, M. Bixby. Gestão de Suprimentos e Logística. Tradução da segunda edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
LAS CASAS, Alexandre L. Marketing: Conceitos, exercícios, casos. 8ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009.
CHING, Hong Yuh. Gestão de estoques na cadeia de logística integrada: supllychain. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª Ed. São Paulo: Érica, 2013.
GONÇALVES, Paulo Sergio. Administração de materiais. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier,
GUERRIERO, I. C. Z. Aspectos éticos das pesquisas qualitativas em saúde. 2006. 190 f. Tese (Doutorado em serviços de saúde pública) – Universidade de São Paulo, SP, 2006. Disponível em:<http://www.anpepp.org.br/old/arquivos/etica/GUERRIERO-tese.pdf>. Acesso em: 19 maio. 2016.
KAUARK, Fabiana da Silva; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da pesquisa: Um guia prático. Itabuna – BA: Via Litterarum, 2010.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2011.
LUDWIG, Antônio Carlos Will. Fundamentos e práticas de metodologia científica. 2ª Ed. Petrópolis – RJ: Editora Vozes, 2012.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Resolução CNS 466/12. Dispõe sobre as “normas e regulamentos da pesquisa envolvendo seres humanos”. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 e 12 dez. 2012, 240ª reunião ordinária. Disponível em:
<<http://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2013/06_jun_14_publicada_resolucao.html>> Acesso em: 10 maio. 2016.
NOVAES, Antônio Galvão. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. Google acadêmico. 4ª Ed. Revista, atualizada e ampliada, 2015.
NOVAES, Antônio Galvão. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 3ª Ed. Petrópolis – RJ: Editora Vozes, 2010.
POZO, Hamilton. Administração de recursos materiais e patrimoniais: Uma abordagem logística. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 2004.
RAZZOLINI, Edelvino Filho. Logística: Evolução da Administração – Desempenho e flexibilidade. Curitiba. Juruá, 2006.
SANTANA, R. D. F. A Logística como ferramenta de competitividade na distribuição de produtos acabados: um estudo de caso na zona 146 da empresa Perdigão Agroindustrial S/A, 2006-2. Faculdade Sete de Setembro – FASETE. Trabalho de conclusão de curso (Administração de Empresa). Disponível em: <http://201.59.77.242/biblioteca/pdf_monografias/administracao/2006/2756.pdf> Acesso em: 01 maio. 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.