Análise dos Serviços Logísticos de Distribuição de Bananas: Um Estudo de Caso na Empresa Sítio Barreiras

Maria das Graças Cavalcante Nunes, Alyne Leite de Oliveira, Hudson Josino Viana, Antonio Raniel Silva Lima, Maria Patrícia de Alencar

Resumo


A logística agrega valor aos produtos desde sua origem até chegar ao consumidor final, buscando a satisfação destes e oferecer um produto com qualidade e diferencial para mercado, a presente pesquisa teve por finalidade analisar os serviços logísticos de distribuição da fruta banana, cujo processo requer especial manuseio e movimentação por apresentar um curto ciclo de vida. Através de um estudo de caso e observação assistemática dos fatos, foram analisados métodos e técnicas utilizados no campo em estudo, comparados ao embasamento teórico de autores que referenciam as práticas competentes aos processos logísticos no canal de distribuição. A pesquisa foi elaborada com objetivo descritivo, abordagem qualitativa, utilizado para coleta de dados a empresa Sítio Barreiras da cidade de Missão Velha, atuando desde 1996 com a fruta banana onde foi aplicada uma entrevista semiestruturada A construção da análise dos dados se deu através do método hipotético-dedutivo que levantado às hipóteses, segue uma linha de raciocínio afirmativo ou negativo dos fatos observados, apresentando um bom gerenciamento logístico em todo o canal de distribuição do produto, ajustando as necessidades e satisfação plena dos clientes, alinhando aos objetivos da empresa. Com amostragem não probabilística por cotas de conveniência aplicou-se um questionário aos principais clientes da cidade de Juazeiro do Norte, para levantamento de dados relacionados à satisfação dos mesmos, com elaboração de gráficos, os resultados obtidos mostraram o grau de eficiência das técnicas e procedimentos logísticos tornando o produto eficaz com agregação de valor, credibilidade e confiança entre empresa-cliente-consumidor.

 

 


Palavras-chave


Logística. Distribuição Física. Agregação de Valor

Texto completo:

PDF

Referências


ARBACHE, F. Saba; SANTOS, A. Garnier; MONTENEGRO, C; SALES, Wladimir. Gestão logística, distribuição e trade marketing. 4ª Ed. Rio de Janeiro: FGV, 2011.

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimento/logística empresarial. 5ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

BALTAZAR, Bananas Acesso em : 05 nov. 2016.

BOWERSOX, Donald J; CLOSS, David J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas, 2010.

BOWERSOX, Donald J; CLOSS, David J; COOPER, M. Bixby. Gestão de Suprimentos e Logística. Tradução da segunda edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

LAS CASAS, Alexandre L. Marketing: Conceitos, exercícios, casos. 8ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009.

CHING, Hong Yuh. Gestão de estoques na cadeia de logística integrada: supllychain. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª Ed. São Paulo: Érica, 2013.

GONÇALVES, Paulo Sergio. Administração de materiais. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier,

GUERRIERO, I. C. Z. Aspectos éticos das pesquisas qualitativas em saúde. 2006. 190 f. Tese (Doutorado em serviços de saúde pública) – Universidade de São Paulo, SP, 2006. Disponível em:. Acesso em: 19 maio. 2016.

KAUARK, Fabiana da Silva; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da pesquisa: Um guia prático. Itabuna – BA: Via Litterarum, 2010.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2011.

LUDWIG, Antônio Carlos Will. Fundamentos e práticas de metodologia científica. 2ª Ed. Petrópolis – RJ: Editora Vozes, 2012.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Resolução CNS 466/12. Dispõe sobre as “normas e regulamentos da pesquisa envolvendo seres humanos”. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 e 12 dez. 2012, 240ª reunião ordinária. Disponível em:

<> Acesso em: 10 maio. 2016.

NOVAES, Antônio Galvão. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. Google acadêmico. 4ª Ed. Revista, atualizada e ampliada, 2015.

NOVAES, Antônio Galvão. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 3ª Ed. Petrópolis – RJ: Editora Vozes, 2010.

POZO, Hamilton. Administração de recursos materiais e patrimoniais: Uma abordagem logística. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 2004.

RAZZOLINI, Edelvino Filho. Logística: Evolução da Administração – Desempenho e flexibilidade. Curitiba. Juruá, 2006.

SANTANA, R. D. F. A Logística como ferramenta de competitividade na distribuição de produtos acabados: um estudo de caso na zona 146 da empresa Perdigão Agroindustrial S/A, 2006-2. Faculdade Sete de Setembro – FASETE. Trabalho de conclusão de curso (Administração de Empresa). Disponível em: Acesso em: 01 maio. 2016.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1220

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: