Indicadores Chave de Desempenho Logístico Aplicado à Cadeia de Suprimentos Verde: Um Estudo de Caso
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1219Palavras-chave:
Logística. Indicadores de desempenho. SustentabilidadeResumo
Este artigo busca verificar como os indicadores chave de desempenho podem contribuir para a melhoria dos processos na cadeia de suprimentos verde de uma empresa de Crato no Ceará, culminando para o alinhamento dos processos de transformação com a estratégia empresarial. Sua importância se justifica por proporcionar e enriquecer o entendimento da cadeia de suprimentos verde através de uma abordagem sustentável e a possibilidade de implementação das práticas ambientais abordadas, afirmando ainda a importância das técnicas administrativas no meio social, econômico e ambiental. O método utilizado para o alcance do objetivo proposto se estruturou a partir de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, cujos instrumentos de coleta foram entrevista semi estruturada com o gestor responsável e observação assistemática não participante dos processos vigentes no lócus da pesquisa, para que fosse feita a análise à luz da literatura vigente, estruturada a partir de artigos, monografias e livros que abordam a temática em estudo. Pôde-se evidenciar a cadeia de suprimentos verde, os parâmetros de avaliação de cada etapa e sua importância para os objetivos da empresa, destacando assim que a empresa não criou para si indicadores de desempenho, mas que ela se utiliza de métodos de processos impostos pelas certificadoras como indicadores para transformar seus processos a fim de alinharem estes a estratégia da empresarial adotada.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14031. Gestão ambiental: Avaliação de desempenho ambiental-diretrizes.2015.
Disponível em:<http://www.abnt.org.br/pesquisas/?searchword=14031&x=0&y=0>. Acesso em: 20 set. 2017.
ALBERTIN, Alberto Luiz; ALBERTIN, Rosa Maria de Moura. Tecnologia Informação e desempenho empresarial: as dimensões de seu uso e sua relação com os benefícios de negócio. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2016.
BARBIERE, José Carlos. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 4. Ed. Atual e aplicada. São Paulo: Saraiva, 2016.
BERTAGLIA, Paulo Roberto. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. 3. Ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
CORONADO, Osmar. Logística integrada: modelo de gestão. 1. Ed. São Paulo: Atlas, 2013.
CRUZ, Tadeu; Manual de planejamento estratégico: ferramentas para desenvolver, executar e aplicar. São Paulo: Atlas, 2017.
DIAS, Marco Aurélio. Introdução à logística: fundamentos, práticas e integração. São Paulo: Atlas, 2017.
DIAS, Rinaldo. Gestão Ambiental: Responsabilidade Social e Sustentabilidade. 3. Ed. Atlas, 2017.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GONÇALVES, Carlos Alberto; GONÇALVES FILHO, Cid; REIS, Mário Teixeira. Estratégia Empresarial. 1. Ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
GONÇALVES, Paulo Sérgio, Logística e cadeia de suprimentos: o essencial. 1. Ed. Barueri: Manole, 2013.
JABBOUR, Ana Beatriz Lopes Sousa; JABBOUR, Charbel Chiappetta. Gestão ambiental nas organizações: fundamentos e tendências. São Paulo: Atlas, 03/2013.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Mariana de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 8. Ed. São Paulo: Atlas, 2017.
LOPES, Lineia Jollembeck; SACOMANO NETO, Mário; SILVA, Eliciane Maria da; LOPES, Francisco Claudio Da Conceição. Influência das Práticas do Green Supply Chain Management no Desempenho Ambiental das empresas do Setor Automotivo Brasileiro. 2013. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2013_EnANPAD_GOL1579.pdf.>. Acesso em: 12.03.2017.
LUDOVICO, Nelson. Como preparar uma empresa para o comércio exterior. São Paulo: Saraiva, 2009.
MATIAS-PEREIRA, José. Manual de metodologia da pesquisa científica. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2016.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 29. Ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
MINTZBERG, Henry; QUINN, James Brian; LAMPEL, Joseph; GHOSHAL, Sumantra. O Processo da Estratégia: Conceitos, Contextos e Casos Selecionados. 4. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
NOVAES, Antônio Gonçalves. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição: estratégia, operação e avaliação. 4. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
OHASHI, Eduardo Augusto Maués; MELHADO, Silvio Burrattino. A importância dos indicadores de desempenho nas empresas construtoras e incorporadoras com certificação ISO 9001: 2000. 2004. Disponível em: <ftp://ip20017719.eng.ufjf.br/Public/AnaisEventosCientificos/ENTAC_2004/trabalhos/PAP0102d.pdf.>. Acesso em: 14 mar. 2017.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Estratégia Empresarial & Vantagem Competitiva: Como Estabelecer, Implementar e Avaliar. 9. Ed. São Paulo: Atlas, 2014.
PALADINI, Edson Pacheco; BRIDI, Eduardo. Gestão e avaliação da qualidade em serviços para organizações competitivas: estratégias básicas e o cliente misterioso. São Paulo: Atlas, 2013.
POZO, HAMILTON. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Um Enfoque para os Cursos Superiores de Tecnologia. São Paulo: Atlas, 2015.
WANKE, Peter; FIGUEREDO, Kleber Fossati; FLEURY, Paulo Fernando. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento do fluxo de produtos e dos recursos. 1.Ed. São Paulo: Atlas, 2003.
XAVIER, Lúcia Helena; CORRÊA, Henrique Luiz. Sistemas de logística reversa: criando cadeias de suprimento. São Paulo: Atlas, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.