Concepção da Gestão Escolar e Consequências quanto a Formação de Seus Gestores
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1215Palavras-chave:
Gestão Escolar, Formação, Gestores, Novos DesafiosResumo
O presente artigo discute uma nova concepção de gestão escolar, com base no contexto da sociedade atual e moderna, que se encontra em constante fase de transformação e adaptação. Além disso, faz uma análise dos novos desafios apresentados pela sociedade, analisando de forma prática os estudos e pesquisas que tratam do assunto em questão. Novos caminhos são abordados e aprofundados, assim como os atuais conceitos de gestão utilizados e transformados com o passar do tempo. Todo o presente trabalho está voltado para o estudo dos novos modelos de gestão adotados, e compõe-se de objetivos, métodos e conclusões finais. Ao final do artigo, são citados os principais autores pesquisados utilizados na elaboração do projeto em questão.
Downloads
Referências
ARROYO, M.G. Experiências de inovação educativa: o currículo na prática da escola. Belo Horizonte, 1998.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394 de 20 de 12 de 1996.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.
LUCK, Heloisa. Perspectivas da Gestão Escolar e Implicações quanto a formação de seus gestores. Rev. Enfoque. v. 17, n. 72, 2000.
PEREIRA, Sueli Menezes. Políticas Educacionais no Brasil: Refletindo sobre a descentralização Administrativa e o papel da comunidade na Gestão Escolar. 29 de Out. 2009.
SENGE, Peter. A quinta disciplina: arte, teoria e prática da organização da aprendizagem. São Paulo: Best Seller, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.