Concepção da Gestão Escolar e Consequências quanto a Formação de Seus Gestores

Autores

  • Eva Coelho Rodrigues de Melo Universidade Federal do Vale do São Francisco-PE
  • Rita Cristiane Ramacciotti Gusmão Soares Faculdade de Tecnologia e Ciência FTC

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1215

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Formação, Gestores, Novos Desafios

Resumo

O presente artigo discute uma nova concepção de gestão escolar, com base no contexto da sociedade atual e moderna, que se encontra em constante fase de transformação e adaptação. Além disso, faz uma análise dos novos desafios apresentados pela sociedade, analisando de forma prática os estudos e pesquisas que tratam do assunto em questão. Novos caminhos são abordados e aprofundados, assim como os atuais conceitos de gestão utilizados e transformados com o passar do tempo. Todo o presente trabalho está voltado para o estudo dos novos modelos de gestão adotados, e compõe-se de objetivos, métodos e conclusões finais. Ao final do artigo, são citados os principais autores pesquisados utilizados na elaboração do projeto em questão.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eva Coelho Rodrigues de Melo, Universidade Federal do Vale do São Francisco-PE

Pós-Graduanda do Curso de Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal do Vale do São Francisco-PE, [email protected].


 

Rita Cristiane Ramacciotti Gusmão Soares, Faculdade de Tecnologia e Ciência FTC

Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade São Marcos, Mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social pela Fundação Visconde de Cairu, mestrado em Educação pela Universidade Del Mar graduação em Letras Vernáculas - Faculdades Jorge Amado, graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia, Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Alfa América; Pós-Graduação em Metodologia do Ensino Superior, Gestão de Instituição do Ensino Superior, Gestão em Segurança Pública e em Estudo da Cultura Afro do Brasil. Docente da Faculdade de Tecnologia e Ciência FTC , da Faculdade de Ciências Educacionais Capim Grosso - FCG e Coordenadora Geral dos Cursos de Pós-Graduação FTC-Petrolina .

Referências

ARROYO, M.G. Experiências de inovação educativa: o currículo na prática da escola. Belo Horizonte, 1998.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394 de 20 de 12 de 1996.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

LUCK, Heloisa. Perspectivas da Gestão Escolar e Implicações quanto a formação de seus gestores. Rev. Enfoque. v. 17, n. 72, 2000.

PEREIRA, Sueli Menezes. Políticas Educacionais no Brasil: Refletindo sobre a descentralização Administrativa e o papel da comunidade na Gestão Escolar. 29 de Out. 2009.

SENGE, Peter. A quinta disciplina: arte, teoria e prática da organização da aprendizagem. São Paulo: Best Seller, 1993.

Downloads

Publicado

2018-07-29

Edição

Seção

Comment