A Práxis do Enfermeiro na Assistência prestada à Saúde do Idoso Usuário do Serviço Hospitalar Oncológico

Autores

  • Andreane Nathalia Pereira de Almeida Monteiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE).
  • Maria Amanda Lima Batista Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE).
  • Juliane da Silva Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE).
  • Luciclaudio da Silva Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) - Campus Pesqueira - Departamento de Enfermagem.
  • Claudia Daniele Barros Leite-Salgueiro 1-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) - Campus Pesqueira - Departamento de Enfermagem. 2-Universidade Católica de Pernambuco - Programa de Doutorado em Psicologia Clínica.
  • Luzineide Lobato Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1213

Palavras-chave:

Idoso, cuidado de enfermagem, serviço hospitalar de oncologia

Resumo

O presente estudo é uma revisão integrativa sobre a prática de enfermeiros na assistência à saúde do idoso usuário de serviço hospitalar em oncologia. Objetivo: O estudo buscou evidenciar o perfil dos trabalhos publicados em âmbito nacional, no período de 2011 a 2016, com o levantamento feito a partir do Portal Regional da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), direcionando para periódicos indexados nas bases LILACS e SciELO. Método: A amostra foi apresentada em um quadro sinótico com a distribuição dos artigos analisados. Conclusão: Os autores encontraram ampla discussão na literatura, principalmente considerando-se o modelo humanista de assistência, no qual enfermeiro poderá ouvir objetivamente o indivíduo, identificar suas necessidades e ajudá-lo a encontrar soluções a partir do aumento das informações de sua própria atividade mental, instrumentalizando-o para o agir. Portanto, na consideração de situações em que a vida dos pacientes é permeada por limiares críticos, os profissionais devem estabelecer uma assistência baseada nos princípios éticos e agir de forma reflexiva, a fim de garantir um cuidado efetivo e humanizado.

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Biografia do Autor

Andreane Nathalia Pereira de Almeida Monteiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE).

Enfermeira formada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira. Pesquisadora Colaboradora de Projetos de Pesquisa e Extensão, na linha de Cuidado à Pessoa Idosa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira.

Maria Amanda Lima Batista, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE).

Enfermeira formada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira. Residente em Saúde da Família /Atenção Básica. 

Juliane da Silva Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE).

Enfermeira formada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira. Pesquisadora Colaboradora de Projetos de Pesquisa e Extensão, na linha de Cuidado à Pessoa Idosa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira. Assistente de saúde da Prefeitura Municipal de Pesqueira-Pe.

Luciclaudio da Silva Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) - Campus Pesqueira - Departamento de Enfermagem.

4Mestre em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Biólogo formado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Docente do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira. Coordenador dos laboratórios de morfofisiologias dos processos vitais em enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)–Campus Pesqueira.

Claudia Daniele Barros Leite-Salgueiro, 1-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) - Campus Pesqueira - Departamento de Enfermagem. 2-Universidade Católica de Pernambuco - Programa de Doutorado em Psicologia Clínica.

5Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Mestra em Ciências da Saúde pela Universidade de Pernambuco (UPE), Pós Graduada (Lato Sensu) em Saúde Coletiva pela mesma Universidade. Psicóloga formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Docente do curso Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira. Coordenadora de Projetos de Pesquisa e Extensão, na linha de Cuidado à Pessoa Idosa e em Educação

Luzineide Lobato, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Biológa (UFRN),Docente e Pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira. Mestra em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Recife (PE), Brasil. E-mail: luzineidelobato@gmail.com

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Publicado

2018-07-29

Edição

Seção

Artigo de Revisão