Webquest e mobile-learning como métodos pedagógicos de ensino e aprendizagem: um novo olhar?

Autores

  • Gilmária Henllen Gondim Gomes Universidade Federal do Cariri
  • Liromaria Maria de Amorim Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN
  • Micaelle Nayara Dias Rodrigues Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN
  • Jailma dos Santos Barbosa Universidade Estadual do Ceará – UECE
  • Gislene Farias de Oliveira Universidade Federal do Cariri - UFCA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1207

Palavras-chave:

Webquest, mobile-learning, Metodologias pedagógicas

Resumo

O presente estudo discute a inclusão das TIC no processo educacional. Estes implicam em reflexões importantes sobre o impacto das novas tecnologias no âmbito da educação. As ferramentas tecnológicas enquanto  estratégias educacionais exigem um mais aguçado planejamento das aulas, bem como dá ênfase ao papel do professor ante a aprendizagem dos alunos. A inserção da webquest e da mobile lerning nas aulas trouxe ganho para ambos os lados, desde uma melhoria na motivação, até um maior envolvimento de todos os atores no processo de ensino, na construção e aquisição dos conteúdos.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilmária Henllen Gondim Gomes, Universidade Federal do Cariri

Graduação em Direito pela Faculdade Paraíso de Juazeiro do Norte e graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba. Especialização em Psicopedagogia pela Faculdades Integradas de Patos. Atualmente é Pró-Reitora adjunta da PROGEP/UFCA da Universidade Federal do Cariri e Servidor técnico-administrativo da Universidade Federal do Cariri. Contato: gilmaria.gondim@ufca.edu.br;

 


 

Liromaria Maria de Amorim, Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN

Graduação em Saúde Pública e Pedagogia, pela Universidade Regional do Cariri – URCA; Especialização em Educação Infantil e Ensino Fundamental pela Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN; Especialização em Educação Infantil pela Universidade Regional do cariri – URCA. Contato: lirinhamor@gmail.com.

Micaelle Nayara Dias Rodrigues, Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN

Graduação em Administração pelo centro Universitário Doutor Leão Sampaio – UNILEÃO. Especialização em Recursos Humanos pela Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN. Contato: micaellenayara@hotmail.com;

Jailma dos Santos Barbosa, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Graduada em Enfermagem. e Pedagogia. Especialista em Gestão em Saúde, Especialista em Auditoria em Saúde, Especialista em Enfermagem do Trabalho, Especialista em Saúde da Família, Especialista em Gestão Escolar. E-mail: jailmaestre@hotmail.com

Gislene Farias de Oliveira, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Doutorado em psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba. Docente na Faculdade de Madicina da Universidade Federal do Cariri. Contato: gislenefarias@gmail.com.

Referências

AKKERMAN, S., ADMIRAAL, W., & HUIZENGA, J. (2009). Storification in history education: a mobile game in and about medieval Amsterdam. Computers & Education, 52(2), 449–459. Disponível em: < https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131508001498 >. Acesso em 28/05/2018.

ARAÚJO, R. S. Contribuições da Metodologia WebQuest no Processo de letramento dos alunos nas séries iniciais no Ensino Fundamental. In: MERCADO, L. P. L. (Org.). Vivências com Aprendizagem na Internet. Maceió: Edufal, 2005, p. 11-45. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:WCjw-mFJKaoJ:www.repositorio.ufal.br/bitstream/riufal/1350/1/Viv%25C3%25AAncias%2520com%2520aprendizagem%2520na%2520internet.pdf+&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=de>. Acesso em 28/05/2018.

BARROS, G. C. Webquest: metodologia que ultrapassa os limites do ciberespaço. In: Inclusão digital nas escolas públicas: escola software livre. Paraná-Brasil, p. 1-18, nov., 2005. Disponível em:< www.gilian.escolabr.com/textos/webquest_giliancris.pdf>. Acesso em: 28/05/2018.

BILLETT, S. Situated learning: bridging sociocultural and cognitive theorising. Learning and Instruction, 6(3), 263–280, 1996. Disponível em: < https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0959475296000060 >. Acesso em 28/05/2018.

BARBOUR, M. K., THOMAS, G. B., RAUSCHER, D.; RIEBER, L. P. Homemade PowerPoint games. In A. Hirumi (Ed.), Playing games in school: Video games and simulations for primary and secondary education (pp. 333-347). Washington, DC: International Society for Technology in Education. 2010. Disponível em: < https://www.academia.edu/2311703/Barbour_M._K._Thomas_G._B._Rauscher_D._and_Rieber_L._P._2010_._Homemade_PowerPoint_games._In_A._Hirumi_Ed._Playing_games_in_school_Video_games_and_simulations_for_primary_and_secondary_education_pp._333-347_._Washington_DC_International_Society_for_Technology_in_Education>. Acesso em 28/05/2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Recursos da Internet para Educação: Webquest. Brasília: MEC, 2015. Disponível em: < http://webeduc.mec.gov.br/webquest/>. Acesso em 28/05/2018.

CHAN, Y.-Y. Teaching queueing theory with an inquiry-based learning approach: a case for applying WebQuest in a course in simulation and statistical analysis. Paper presented at the 37th ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference, Milwaukee, WI, October 10–13, 2007. Disponível em: <https://pdfs.semanticscholar.org/5a99/aeac968d16a9d13a071c4ff85084b0cdccd7.pdf>. Acesso em 28/05/2018.

CHANG, CS. The Study on Integrating WebQuest with Mobile Learning for Environmental Education. Computers & education, Vol. 57, Fasc. 1, p. 1228-1239. Disponível em: < https://www-sciencedirect-com.ez24.periodicos.capes.gov.br/science/article/pii/S0360131510003544?via%3Dihub

>. Acesso em 26/05/2018.

CHEN, Y.-S., KAO, T.-C., SHEU, J.-P. A mobile learning system for scaffolding bird watching learning. Journal of Computer Assisted Learning, 19, 347–359. 2003. Disponível em: < http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.324.151&rep=rep1&type=pdf >. Acesso em 28/05/2018.

COELHO, L. C. A.; VIDAL, E. M. Análise de Webquests: contribuições da metodologia da problematização. Revista Tecnologias na Educação, Campinas, Ano 1, n./v.1, dez. 2009. Disponível em: < http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2015/07/Art-2-vol1-dez-2009.pdf>. Acesso em 28/05/2018.

DODGE, B. Some thoughts about WebQuests. The Distance Educator, 1(3), 12–15. 1995. Disponível em: < http://jotamac.typepad.com/jotamacs_weblog/files/WebQuests.pdf >. Acesso em 28/05/2018.

DODGE, B. Some thoughts about WebQuests. Retrieved September. 1997.

DODGE, B. Five rules for writing a great WebQuest. Learning & Learning with Technology, 28(8), 6–9. 2001. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/285664985_Five_rules_for_writing_a_great_WebQuest >. Acesso em 28/05/2018.

DOGRU, M.; SEKER, F.; GENÇOSMAN, T. The effect of use of webquest in science education on success, selfefficacy and web-based education attitudes of primary school students. Practice and Theory in Systems of Education, Vol. 6, N. 4, 2011. Disponível em: < http://epa.oszk.hu/01400/01428/00018/pdf/EPA01428_ptse_1810MustafaFatihTuna.pdf>. Acesso em 28/05/2018.

GASKILL, M., MCNULTY, A., & Brooks, D. W. (2006). Learning from WebQuests. Journal of Science Education and Technology, 15(2), 133–136. Disponível em: < https://eric.ed.gov/?id=EJ748830>. Acesso em 28/05/2018.

GREENWALD, R., HEDGES, L. V.; LAINE, R. D. The Effect of School Resources on Student Achievement. Research Article. 1996. Disponível em: <http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.312/00346543066003361?journalCode=rera>. Acesso em 28/05/2018.

KANUKA, H., ROURKE, L., LAFLAMME, E. The influence of instructional methods on the quality of online discussion. British Journal of Educational Technology, 38(2), 260–271. 2007. Disponível em: < http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.453.4021&rep=rep1&type=pdf >. Acesso em 28/05/2018.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 5. ed. Campinas: Papirus, 2003. (Série Prática Pedagógica)

LAMB, A., & TECLEHAIMANOT, B. WebQuest theoretical foundations.2004.

PELLICCIONE, D. L., & Craggs, G. J. WebQuests: an online learning strategy to promote cooperative learning and higher-level thinking. Paper presented at the AARE Conference, 2007. Disponível em: < https://www.aare.edu.au/publications-database.php/5484/webquests-an-online-learning-strategy-to-promote-cooperative-learning-and-higher-level-thinking>. Acesso em 28/05/2018.

PIMENTEL, F. S. C. Formação de Professores e Novas Tecnologias: possibilidades e desafios da utilização de webquest e webfólio na formação continuada. 2007. Disponível em: < http://www.companhiadolazer.com.br/pdf/artigo6.pdf>. Acesso em 28/05/2018.

RAMOS, S. Tecnologias da Informação e Comunicação – Conceitos Básicos. Manual da disciplina. Escola Dr. Mário Sacramento, Aveiro, Portugal, 2008.

RAMSEY, J. M., & HUNGERFORD, H. R. The effects of issue investigation and action training on environmental behaviors in seventh grade students. Journal of Environmental Education, 20(4), 29–34. 1989. Disponível em: < https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00958964.1989.9943036 >. Acesso em 28/05/2018.

ROGERS, Y., PRICE, S., RANDELL, C., Fraser, D. S., Weal, M., & Fitzpatrick, G. Ubi-learning integrates indoor and outdoor experiences. Communications of the ACM, 48(1), 55–59. 2005. Disponível em: < https://dl.acm.org/citation.cfm?id=1039570>. Acesso em 28/05/2018.

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL. WebQuest: O que é. São Paulo, 2003. Disponível em: <http://webquest.sp.senac.br/textos/oque>. Acesso em 28/05/2018.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, F. Q.; FERRARI, H. O. A Webquest como atividade didática potencializadora da educação. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 1-10, jul. 2009. Disponível em: < http://sefarditas.net.br/ava/oficina_online/mest/webquest.pdf >. Acesso em 28/05/2018.

SOUZA, JL; REIS, JIV; DUTRA, A; ROSA VF. A webquest como recurso pedagógico no curso de pedagogia. Texto livre linguagem e tecnologia. Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 164-177, jan.-jun. 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/11031/10485>. Acesso em 28/05/2018.

VIDONI, K. L., & MADDUX, C. D. WebQuests. Computers in the Schools, 19(1), 101–117. 2002.

WANG, F., & HANNAFIN, J. M. Integrating Webquests in pre-service teacher education. Educational Media International, 45 (1), 59-73. 2008. Disponível em: < https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09523980701847214?src=recsys&journalCode=remi20>. Acesso em 28/05/2018.

WATSON, K. L. (1999). WebQuests in the middle school curriculum: promoting technological literacy in the classroom. Meridian: A Middle School Computer Technologies Journal, 2(2). Disponível em: < http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.516.4348&rep=rep1&type=pdf >. Acesso em 28/05/2018.

YODER, M. B. (1999). The student WebQuest: a productive and thought-provoking use of the Internet. Learning & Leading with Technology, 26(7), 6–9, & 52.

Downloads

Publicado

2018-07-29

Edição

Seção

Comment