Atuação do Assistente Social no Núcleo de Assistência à Saúde Familiar: reflexões sobre o acompanhamento e monitoramento no município de Dormentes- Pernambuco, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1204Palavras-chave:
Assistência Social, NASF, SaúdeResumo
A atuação do profissional formado em Serviço Social apresenta possibilidades de operacionalização para as políticas públicas, com o escopo de planejamento, gestão e a execução de políticas, programas, projetos e serviços sociais. Porém, destaca-se neste artigo, o campo de conhecimento na área de saúde. Nesta perspectiva, o profissional em Serviço Social tem integrado equipes multidisciplinares de acompanhamento, monitoramento e controle, posto que, o modelo anterior de assistência à saúde cede espaço para adequações e transformações sociais e culturais. Dada a incipiência de estudos na área, o presente estudo tem como objetivo central a investigação do processo de inclusão do Assistente Social nos Núcleos de Atendimento à Saúde da Família (NASF), assim como a evolução do quantitativo de profissionais entre 2008 e 2018, considerando as articulações públicas desenvolvidas no município de Dormentes – PE.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno de Atenção Básica. Diretrizes do NASF/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.
___________.Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Núcleo de Apoio à Saúde da Família- Volume 1: Ferramentas para a gestão e para o trabalho cotidiano. Cadernos de Atenção Básica, n. 39,2014.
___________. Portaria nº. 154, de 24 de janeiro de 2008 - Cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família. Diário Oficial da União, 2008.
___________. Portaria nº 3124/GM/MS de 28 de dezembro de 2012. Redefine as diretrizes e normas para a organização e o funcionamento dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) no âmbito da Atenção Básica, cria a Modalidade NASF 3, e dá outras providências. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt3124_28_12_2012.html. Acesso em 2 fev. 2018.
___________. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes do NASF: núcleo de apoio à saúde da família. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 160 p. [Série A. Normas e Manuais Técnicos/ Cadernos de Atenção Básica, n. 27].
IAMAMOTO, M.; V. Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social. In: CFESS/ABEPSS. Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.
NASF DORMENTES. Organização do processo de trabalho. No prelo. 2014.
KRUGER, T. R. Serviço Social e Saúde: espaços de atuação a partir do SUS. Revista Serviço Social & Saúde, v.9, n.2, p.129-145, 2010.
MARTINI, D. A atuação do Assistente Social na Saúde: uma reflexão sobre o Núcleo de Apoio à Saúde da Família no município de Florianópolis. In: II Seminário de Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais, 2., Florianópolis. Anais do II Seminário de Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais. Florianópolis: UFSC, 2017, p.1-10.
MARQUES, G. L. O Serviço Social no NASF: as condições de trabalho e as demandas do exercício profissional. 2016. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
MEDEIROS, L. O Serviço Social no NASF: demandas, respostas e desafios profissionais. 2012. 101f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
MENDES, Eugenio Vilaça. A atenção primária à saúde no SUS. Fortaleza: Escola de Saúde Pública do Ceará, 2002
SILVA, R. D. F. O Serviço Social no NASF: as contribuições do trabalho do Assistente Social no processo de apoio às Unidades Básicas de Saúde realizado pelo NASF de Ijuí. 2012. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.