Fenômenos de Contato da Língua entre Espanhol e Português
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1191Palavras-chave:
Linguística. Língua Estrangeira (L2). Fenômenos de contatoResumo
A pesquisa analisou o comportamento linguístico do falante de língua portuguesa, interferindo no uso da língua espanhola, observando os fenômenos de contato das línguas, durante uma entrevista com um grupo de oito alunos do 1º e 4º períodos, do Curso de Letras/Espanhol, da Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte (UPE – Campus Mata Norte) – Brasil, no segundo semestre de 2013, selecionados através de um sorteio entre os 29 (vinte e nove) alunos matriculados. A entrevista foi conduzida em espanhol, com perguntas pré-estabelecidas. Os resultados mostraram que, na maioria das respostas, houve ocorrência do fenômeno analisado, como empréstimo na língua espanhola e, entre os grupos pesquisados, as maiores diferenças ocorreram nas perguntas P4 e P6, sendo que a frequência de fenômenos de contatos ocorridos foram três casos a mais no 1° período na P4 e três casos mais elevados no 4° período na P6. Para a margem de erro (fenômenos de contato) fixada (5%) não foram registradas diferenças significativas entre os períodos (p > 0,05).
Downloads
Referências
ABREU M. Y. Análise Sociolinguística de Interferências Fonético-Fonológicas no Português Brasileiro de Contato. SIGNUM: Estud. Ling., UEL,Londrina, 375-395p. 2011. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/viewFile/10067/9576. Acesso: em 12.05.2014.
AGUIAR, V. R. L. Entrevistas na pesquisa social: o relato de um grupo de foco nas licenciaturas. XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. III Encontro Brasileiro de Psicopedagogia. Artigo Científico, PUCPR: 2009.
ALTMAN, Douglas G; HALL, Chapman. Practical Statistics for Medical Research. Great Britain, London, 1991.p. 611
BAKER, C. Attitudes and languages. Clevedon: Multilingual Matters.p.200, 10 Jun 1992.
CARVALHO, A. M. Contribuições da sociolinguística ao ensino do português em comunidades bilíngues do norte do Uruguai: pro-posições, Campinas, v. 21, n. 3 (63), p. 45-65, set./dez. 2010.
Conover, W.J. Practical Nonparametric Statistics. Second Edition. Editora John Wiley & Sons – New York. Texas Tech University, 1980, p. 495.
FREUDENBERGER F.; LIMA M. S. A. Correção de erros como co-construção de conhecimento na aula de língua estrangeira (inglês). Trab. Ling. Aplic., Campinas, v.45(1): p119-134, Jan./Jun. 2006.
GARCIA, N. J. Pensamento e linguagem. eBooksBrasil.org, setembro 2001. Disponível em: <http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/vigo.html#ind3> Acesso em: 29/07/2014.
GROSJEAN, François. Life with two languages: Introduction to bilingualism. Cambridge: Harvard University Press, 1982. 384p.
______. F. The Psycholinguistics of language contact and code-swichinting: some practical problems and a taxonomy, in Papers for the workshop on concepts, methodology and data, network on code-swichting and lenguage contacts. Estamburgo: European Science Foundation, Basilea. 1990.
LLEWELLYN-WILLIAMS, J.; Going, G. A Study of Language Memory. 1 ed. Reino Unido: Editora British Association for Applied Linguistics. 2011.183-187p.
Meyerhoff, M.; Schleef E. Creating gender distictions: migrant teens‘ acquisition of sociolinguistic variation. 1 ed. Reino Unido: Editora British Association for Applied Linguistics. 2011. 227-232p.
Monsen, M. Assessment of second language readers in Norwegian lower secondary school – three shortcomings. 1 ed. Reino Unido: Editora British Association for Applied Linguistics. 2011. 253-262 p.
MORENO FERNÁNDEZ, Francisco. Metodología Sociolinguística. Madrid: Editora Gredos, /1990.
______. Principios de Sociolinguística y sociología del lenguaje. Barcelona: Ariel, 1998.
Poulisse, N.; Bongaerts, T. First language use in second language production. Applied Linguistic, n. 15, v. 1, 1994. p36-57.
Serrani-Infante, S. Ressonância Discursiva e Polidez em Práticas de Leitura e Produção Escrita. D.E.L.T.A.,17:1, 2001. p31-58.
Wikipédia disponível em < https://pt.wikipedia.org/wiki/Teste_de_McNemar#Defini>Acesso em: 20/02/2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.