Qualidade da água do Rio Ribeirão das Pedras e a água tratada para consumo no Município de Mata Verde-MG: Uma Análise Comparativa dos Fatores Físicos-Químicos e Microbiológicos

Autores

  • Carla Alves Gobira Faculdade Independente do Nordeste
  • Stenio Fernando Pimentel Duarte Faculdade Independente do Nordeste

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1179

Palavras-chave:

Água. Análise físico-químico. Análise Microbiológica. Qualidade. Saúde pública

Resumo

A água é um recurso natural fundamental para o desenvolvimento econômica e uma matéria-prima indispensável para a produção de alimentos e geração de energia. No entanto, vale salientar que tanto quanto a agua é necessária à vida do ser humano, ela também pode veicular muitas doenças. A análise da qualidade água é feita a partir de parâmetros físico-químicos e microbiológicos que visam determinar qualidades e métodos de potabilidade da água para consumo humano. Tais parâmetros são constituídos por normas, padrões inclusos pela atual Portaria nº 2.914/11 do Ministério da Saúde. O objetivo deste trabalho foi investigar a qualidade da água do Rio das Pedras, situado no munícipio de Mata Verde-MG e da água utilizada para consumo fornecida pela estação de tratamento da COPASA-MG para esta mesma população a fim de julgar se a água que abastece o munícipio atende os padrões de potabilidade ou se oferece riscos de doença à população. O estudo realizado foi do tipo quantitativo, qualitativo, de coorte e experimental, onde coletou-se uma amostra de água das torneiras de um bairro do município de Mata Verde-Mg e uma amostra do rio Ribeirão das Pedras que foram analisadas no laboratório NutriSegura® e o método utilizado nos ensaios foi o SMEWW – Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 22nd. Edition, 2012. A análise e discussão dos dados foram realizados à luz da Portaria nº 2.914/11 e verificou-se que a água consumida pela população de Mata Verde- MG apresenta qualidade de potabilidade eficiente e dentro do que é preconizado pelo Ministério da Saúde.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Alves Gobira, Faculdade Independente do Nordeste

Graduanda em Farmácia Generalista pela Faculdade Independente do Nordeste. Contato: [email protected].

 


Stenio Fernando Pimentel Duarte, Faculdade Independente do Nordeste

Professor da Faculdade Independente do Nordeste

Referências

BRASIL. Fundação Nacional de Saúde. Manual prático de análise de água / Fundação Nacional de Saúde – 4. ed. – Brasília : Funasa, 2013.

CIDADE-BRASIL. Mata Verde. 2016. Disponível em: http://www.cidade-brasil.com.br/municipio-mata-verde.html. Acesso em Abril de 2018.

JACOBI, P.R. GRANDISOLI, E. Água e sustentabilidade: desafios, perspectivas e soluções. São Paulo: IEE-USP e Reconectta, 2017. 1ª Edição.

GONÇALVES, K. O.; FERNANDES, L.L.; GIRARD, L. Diagnóstico do serviço de abastecimento de água na percepção do usuário no munícipio de Barcarena – Pará. Revista Monografias Ambientais - REMOA, v.14, n.1, Jan-Abr, 2015.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estátistica. Brasil, Minas Gerais, Mata Verde, 2017. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/mata-verde/panorama Acesso em Abril de 2018.

PARRON, L.M.; MUNIZ, D.H.F.; PEREIRA, C.M. Manual de procedimentos de amostragem de análise físico-química de água. Embrapa Florestas, Colombo-PR, 2011.

SILVA et al. Análise Físico-Química e Microbiológica da Água Tratada do Município de Córrego de Ouro. Revista Faculdade Monte Belos (FMB), v.8, nº 1, 2015.

WORLD WEALTH REPORT (WWR). Capgemini and RBC Wealth Management. Canadá, 2014. Disponível em http://pbwm.ru/library/ world-wealth-report-2014/download. Acesso em Maio de 2018.

Downloads

Publicado

2018-05-30

Edição

Seção

Artigos