O Impacto das Cores em Crianças na Aquisição de Produtos via E-Commerce

Autores

  • Bruna Martins Angelim Faculdade Vale do Salgado/FVS
  • Alyne Leite de Oliveira Faculdade Vale do Salgado/FVS
  • Tulio Vidal Rolim Universidade Federal do Ceará
  • Hudson Josino Viana Faculdade Vale do Salgado/FVS
  • Maria Patrícia de Alencar Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeão

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1175

Palavras-chave:

Marketing. Psicologia das Cores. E-commerce. Público Infantil

Resumo

Por meio dos efeitos das noções sobre cores como um fator de influência no momento de uma compra, esse desígnio pode ser uma fonte estratégica para os produtores, onde, mediante a era do consumismo em que se captam aspectos emocionais compulsivos, se trabalhados junto da psique, podem obter impactos favoráveis para serem usados como plano de mercado. Nessa conjuntura, o público infantil que nasce inserido na atual era do e-commerce possui um poder de indução sobre seus pais, no intuito de convencer estes a comprarem pela internet. O objetivo principal do trabalho consiste em investigar a influência do marketing da psicologia das cores no subconsciente de crianças de 8 a 12 anos que utilizam o e-commerce como forma de induzirem seus pais à compra. O processo foi realizado com 10 crianças residentes no município de Icó-CE, selecionadas através da técnica de snowball. As aplicações utilizadas para simulação de compras foram: Supermarket Boy Party Shopping para os meninos e o Shopping Mall Girl para as meninas, e para análise de dados foi usado o software Iramuteq. Como principais resultados da pesquisa obtiveram-se confirmações de que as cores impactam na influência das crianças aos pais para adquirirem produtos via e-commerce. Os jogos lúdicos aplicados detectaram a percepção das crianças voltada às cores; assim como estas foram alvos para as escolhas de determinados produtos no aplicativo e conforme o formulário aplicado, as colorações demonstraram ser critério de escolhas nas compras solicitadas aos pais.

 

 

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Biografia do Autor

Bruna Martins Angelim, Faculdade Vale do Salgado/FVS

[1]Graduanda do Curso de Administração da Faculdade Vale do Salgado/[email protected]
 

Alyne Leite de Oliveira, Faculdade Vale do Salgado/FVS

Especialista em Logística Empresarial, Orientadora da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Vale do Salgado/FVS e UniLeão, membro do Comitê de Ética em Pesquisa - [email protected]

Tulio Vidal Rolim, Universidade Federal do Ceará

Especialista em Engenharia de Software, Mestrando em Ciência da Computação (UFC) - [email protected]

Hudson Josino Viana, Faculdade Vale do Salgado/FVS

Especialista em controladoria e auditoria, professor de Marketing da Faculdade Vale do Salgado/FVS e coordenador do curso técnico em Administração da Escola Profissional Francisca de Albuquerque Moura/[email protected]


Maria Patrícia de Alencar, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeão

Graduada em Administração pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeã[email protected]

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Publicado

2018-05-30

Edição

Seção

Artigos