Avaliação na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v3i8.117Palavras-chave:
Educação Infantil, Avaliação, Ação Docente.Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas considerações e reflexões lançando para o debate questões que consideramos fundamentais na ação educativa das crianças. É na perspectiva de reavaliação da ação pedagógica que nos propomos a analisar como está sendo realizada a avaliação na educação infantil, para isso além da leitura teórica buscamos embasar nosso texto pesquisando na Escola Municipal de Educação Infantil José Perboyre Sampaio Sabiá, localizada no Município de Juazeiro do Norte – CE a prática avaliativa. A metodologia se constituiu na leitura de livros, na observação e no dialogo com os professores e membros integrantes da escola sobre como o processo de avaliação é concebido, pensado e praticado na referida instituição. Partindo dos dados encontrados percebe-se que a avaliação das crianças nos oferece importantes contribuições para que possamos de fato repensar este ato que deve está pautado principalmente na criança, por isso se torna essencial o aprofundamento teórico e a constante reconstrução da aula partindo da reflexão teoria x prática. Concluí-se então que o suporte educacional adquirido neste pouco espaço de tempo oportunizou o pesquisador conhecer, refletir, questionar e buscar novos caminhos e soluções na tentativa de realizar uma avaliação que oportunize de fato a criança no sentido de desenvolver seus aspectos social, emocional, cognitivo e motor, uma vez que ela encontra-se em um processo onde precisa de diversas experiências como estimulo para seu melhor desenvolvimento.
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