Avaliação do Plano de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde em uma rede de Drogarias de Vitória da Conquista-BA

Autores

  • Rafael Diego Cardoso Marques Oliveira Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR
  • Jaqueline Ferraz Rodrigues Coqueiro Faculdade Independente do Nordeste – FAINOR
  • Fernanda Santos Portela Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR
  • Monique Alves Ferraz Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1163

Palavras-chave:

Serviços de Saúde, Legislação Sanitária, Riscos Ocupacionais

Resumo

Este estudo aborda o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde em uma rede de drogarias no município de Vitória da Conquista na Bahia. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, com delineamento transversal mediante uma abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário estruturado e adaptado na legislação vigente de acordo com a RDC 306/2004 da ANVISA e a RDC 358/2005 do CONAMA. Resultados: Pelo estudo realizado e de acordo com as normas vigentes, foi possível observar que as três drogarias analisadas, produz resíduos que são classificados como resíduos do grupo A biológico, grupo B químico, grupo D comuns e do grupo E perfurocortantes. Verificou-se que todas as drogarias possuem um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) e que o manejo interno dos resíduos é realizado de maneira adequada. As práticas realizadas quanto a identificação, segregação, acondicionamento, transporte, acondicionamento final e o abrigo de resíduos estão em concordância com as legislações vigentes. Conclusão: O gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde na área do estudo apresentaram resultados satisfatórios conforme preconizados pela legislação.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Diego Cardoso Marques Oliveira, Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR

¹Graduando do curso de Farmácia pela Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR. E-mail: [email protected];

 

 

Jaqueline Ferraz Rodrigues Coqueiro, Faculdade Independente do Nordeste – FAINOR

Graduação em Farmácia pela Universidade Tiradentes, Mestre em Planejamento Ambiental pela Universidade Católica de Salvador, UCSAL. Especialista em Saúde Pública com complementação em Magistério Superior. Especialista em Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em MBA em Auditoria em Serviços de Saúde. Atualmente é Farmacêutica da Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal de Vitoria da Conquista. BA. Coordenadora do Curso de Farmácia da Faculdade Independente do Nordeste – FAINOR

Fernanda Santos Portela, Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR

³Graduação em Farmácia pela Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR, Pós-graduada em análises clinicas e toxicológicas pela FAINOR; Pós-graduanda em farmacologia clinica com ênfase em prescrição farmacêutica pelo IBRAS

 

Monique Alves Ferraz, Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR

Graduanda do curso de Farmácia pela Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR.  E-mail: [email protected].

Referências

ABNT, Associação Brasileira de Normas de Técnicas NBR 10.004: Resíduos sólidos – Classificação. Rio de Janeiro. 2004, 77p.

ABNT, Associação Brasileira de Normas de Técnicas NBR 7.500: Símbolos de risco e manuseio para o transporte e armazenamento de resíduos sólidos, Identificação. Rio de Janeiro. 1887, 47p.

NBR 13853 - Coletores para resíduos de serviços de saúde perfurantes ou cortantes requisitos e métodos de ensaio, de maio de 1997.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 306, de 07 de dezembro de 2004. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Publicada no Diário Oficial da União, Brasília (DF), 2004.

_______. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução nº 358 de 29 de abril de 2005. Brasília, 2005. Dispõe sobre o Tratamento e a disposição final dos resíduos de serviços de saúde. Publicada no Diário Oficial da União, Brasília (DF), 2005.

_______. Política Nacional de Resíduos Sólidos. (2010) Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Publicada no Diário Oficial da União, Brasília (DF), 2010.

_______. Ministério da Saúde. Manual de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

ABRELPE. Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Panorama dos resíduos sólidos Brasil. 2014.

AMARANTE, J. A. S.; RECH, T. D.; SIEGLOCH, A. E. Avaliação do gerenciamento dos resíduos de medicamentos e demais resíduos de serviços de saúde na Região Serrana de Santa Catarina. Revista Engenharia Sanitária Ambiental, v. 22, n. 2, p. 317-326, 2017.

ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução nª 306, de 07 de dezembro de 2004. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. 2004.

BUENO CS, WEBER D, OLIVEIRA KR. Farmácia caseira e descarte de medicamentos no bairro Luiz Fogliatto do município de Ijuí – RS. Rev Ciênc Farm Básica Apl. 2009;

CUSSIOL, N. A. de M. Manual de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Belo Horizonte, 2008.

MAIA M, GIORDANO F. Estudo da situação atual de conscientização da população de santos a respeito do descarte de medicamentos. Rev. Ceciliana [homepage Internet] 2012.

MORESCHI, C.; REMPEL, C.; BACKES, D.S.; CARRENO, I.; SIQUEIRA, D.F.; MARINA, B. A importância dos resíduos de serviços de saúde para docentes, discentes e egressos da área da saúde. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 35, n.2, p. 20-26, 2014.

MORO, L, D.; PANDOLFO, A.; MARTINS, M. S.; GOMES1, A. P.; MACULAN, L. S. Abordagem do gerenciamento de resíduos de serviços de saúde em drogarias e farmácias de manipulação em cidade de pequeno porte da região sul do brasil. Holos Environment, v. 17, n. 1, p. 79-93, 2017..

SCHNEIDER, V. E. et al. Manual de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde. São Paulo: Balieiro, 2004, 173p.

SOUZA, C. L.; ANDRADE, C. S. Saúde, meio ambiente e território: uma discussão necessária na formação em saúde. Ciência e Saúde Coletiva, v. 19, n. 10, p. 4113-4122, 2014.

Downloads

Publicado

2018-05-30

Edição

Seção

Artigos