A Formação do Enfermeiro para a Realização da Educação Continuada

Vinareis Gomes da Silva, Aldrina da Silva Confessor Cândido

Resumo


A educação em saúde está presente nos diversos locais e áreas de atuação do enfermeiro, desde a Atenção Primária em Saúde aos setores especializados. Objetivou-se com este trabalho conhecer como os enfermeiros constroem suas posturas pedagógicas para realização de atividades de educação continuada em um hospital privado do município de Vitória da Conquista – Bahia. Trata-se de um estudo qualitativo de natureza exploratória. A presente pesquisa foi realizada em um Hospital Privado, de médio porte, do interior da Bahia, no período de fevereiro a março de 2018. Os participantes da pesquisa foram cinco profissionais de nível superior (enfermeiros), das diversas clínicas e setores do hospital. O estudo mostrou que os profissionais, apesar da ausência de formação pedagógica para tal, se dizem aptos para realizar educação continuada no local de trabalho. Alguns profissionais ainda fazem Educação Continuada de forma tradicional, baseada apenas no repasse de conhecimentos, o que reforça a necessidade de quebrar-se barreiras quanto ao uso das metodologias ativas como método de ensino, desde a graduação. Foram citados vários fatores relacionados aos desafios e possibilidades para realização da Educação Continuada. Considera-se ao final a necessidade de fomentar as discussões sobre práticas pedagógicas na saúde para formação contínua de trabalhadores em saúde.


Palavras-chave


Educação Continuada; Enfermeiros; Unidade hospitalar.

Texto completo:

PDF

Referências


AMARO, M. de O. F.; MENDONÇA, E. T. de; CARVALHO, C. A. de; NAKADA, K. N.; SIMAN, A. G.; FERREIRA, N. da C. S. Concepções e práticas dos enfermeiros sobre educação permanente no ambiente hospitalar. Arquivos de. Ciências da Saúde UNIPAR, Umuarama, v. 22, n. 2, p. 87-94, 2018.

ARRUDA, L. P.; MOREIRA, A. C. A.; ARAGÃO A. E. A. Promoção da saúde: Atribuições do enfermeiro como educador na Estratégia Saúde da Família. Essentia, Sobral, v.16, n.1, p. 183-203, 2014.

BARDIN L. L’analyse de contenu, 1ª edição. Lisboa: Presses Universitária France, 1977.

BAPTISTA, G. L.; CUNHA, M. I. A dimensão educativa nos cursos de graduação em enfermagem: um estudo sobre a formação inicial. Revista Conhecimento Online v.1, n.1, p.2-21, 2009.

BRASIL. PORTARIA Nº 198/GM Em 13 de fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências, 2004.

FERREIRA JÚNIOR, M. A. F.; GRÍGOLI, M. A. G. G.; IVO, M. L. O início das atividades de ensino do professor enfermeiro. Revista Científica Internacional. a.3, n.12, p.45-64, 2010.

FLORES, G. E.; OLIVEIRA, D. L. L.; ZOCCHE, D. A. Educação Permanente no contexto hospitalar: a experiência que ressignifica o cuidado em enfermagem. Trabalho, Educação e Saúde, v. 14 n. 2, p. 487-504, 2016.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA D. T. Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GUBERT, E.; PRADO, M. L. do. Desafios na prática pedagógica na educação profissional em enfermagem. Revista Eletrônica de Enfermagem [Internet]. v.13, n.2, p.285-95, 2011.

JESUS, M. C. P. De; FIGUEIREDO, M. A. G.; SANTOS, S M. R.; DO AMARAL, A. M. M.; ROCHA, L. O.; THIOLLEN, M. J. M. Educação permanente em enfermagem em um hospital universitário. Revista da Escola de Enfermagem da USP. v.45, n.5, p.1229-36, 2011.

RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 3, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem

SALUM, N. C.; PRADO, M. L. A. educação permanente no desenvolvimento de competências dos profissionais de enfermagem. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, v.2, n.23, p. 301-8, 2014.

SOUZA, L. P. De; LIMA, M. G. De. Educação continuada em unidade de terapia intensiva: revisão da literatura. Journal Health Biologic Science, v.3, n.1, p.39-45, 2015.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1162

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Vinareis Gomes da Silva, Aldrina da Silva Confessor Cândido

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

A ID on line. Revista de psicologia (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: