A massagem como técnica terapêutica na assistência a saúde e bem estar do idoso

Jéssika Novaes Soares, Natália Cristina Lima Silva, Sirlandia Santos Oliveira, Zâmia Aline Barros

Resumo


O objetivo do presente estudo foi  verificar através da literatura os benefícios da massagem como técnica terapêutica não invasiva, e não medicamentosa, no auxilio a saúde dos idosos e bem estar. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa. A busca bibliográfica foi realizada com base de dados eletrônicos, onde foram utilizados como subsídio artigos científicos publicados no Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico, no período de janeiro de 2006 a janeiro de 2018. Resultados: Com base nos artigos pesquisados, foram selecionados 8 artigos para construção da revisão bibliográfica. Conclusão: A utilização da massagem em idosos demonstra positividade frente ao bem estar e assistência a saúde destes, sendo uma técnica não invasiva, não medicamentosa, e de baixo custo que irá proporcionar bem estar e qualidade de vida dos individuos da terceira idade.  

 

 


Palavras-chave


Idosos; Massagem; Saúde; welfare

Referências


ABREU, M. et al. Os efeitos da massoterapia sobre o estresse físico e psicológico. Rev.Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, 2012.

ARAÚJO, E.J. Massagem Como Prática Terapêutica Auxiliar na Assistência à Saúde e Cuidado Integral de Idosos, 2013.

BODSTEIN, A.; LIMA, V.V.A.; BARROS, A.M.A. A vulnerabilidade do idoso em situações de desastres: Necessidade de uma política de resiliência eficaz. RevAmbiente&Sociedade, São Paulo, n. 2, p. 157-174 n abr.-jun. 2014.

CRUZ, D.T.; BARCELOS, P.G.S. Terapias De Estética Em Spas Voltados Ao Bem-Estar Para a Terceira Idade, 2016.

KUCHEMANN, B.A. Envelhecimento populacional, cuidado e cidadania: velhos dilemas e novos desafios. Rev.Soc.estado. vol.27 nº.1 Brasília Jan./Apr. 2012.

LEITE, L.E.A. et al. Envelhecimento, estresse oxidativo e sarcopenia: uma abordagem sistêmica. Rev.BRas.GeRiatR.GeRontol., Rio de Janeiro, 2012; 15(2):365-380.

MARQUES, C.N.C. A Massagem Terapêutica em idosos não comunicantes com doença terminal. Tese de mestrado, Cuidados Paliativos, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2010.

MENDES, M.R.S.S.B. et al. A situação social do idoso no Brasil: uma breve consideração, 2005.

NERO, D.S.M. Efeito das técnicas manuais de massagem sobre o nível de estresse percebido de indivíduos idosos. UEFS, Feira de Santana, 2009.

PINOTTI, R.; CASAGRANDA, R.; ANTÔNIO, D.F. A Importância da massagem relaxante para o bem estar da mulher idosa, 2006.

SEUBERT, F.; VERONESE, L. A Massagem Terapêutica auxiliando na prevenção e Tratamento das Doenças Físicas e Psicológicas. Encontro Paranaense, Congresso Brasileiro Convenção Brasil/Latino-América, XII, VII, II, 2008. Anais. Curitiba: Centro Reichiano, 2008.

SIVIERO, E.KE.K, . et al. Atividades de Relaxamento para Pessoas na Meia e Terceira Idades, 2006.

STEIDEL, K.K.S. Massagem Relaxante Na Promoção Da Saúde Do Idoso. RevUniplac; 2018. v.V.6, n. 1.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1161

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: