Um Estudo sobre o Programa de Governo ‘Nova Semente’ como Alternativa de atendimento à Primeira Infância

Autores

  • Julio Emilio Lossio de Macedo Instituto de Olhos Vale do Sao Francisco, IOVASF, Brasil.
  • José Luiz de Figueiredo Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil
  • Josaias Santana dos Santos FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1151

Palavras-chave:

Políticas públicas. Primeira infância. Plano nacional de educação.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a gestão de política pública no âmbito do município de Petrolina-PE como alternativa de atendimento a primeira infância. Dados os desafios propostos no Plano Nacional de Educação para a oferta de educação na primeira infância sob a responsabilidade dos municípios brasileiros e observadas as suas limitações legais e financeiras, buscou-se investigar se as medidas políticas e administrativas adotadas pelo município de Petrolina-PE contribuíram efetivamente para ampliação da oferta e melhoria da qualidade dos serviços do município destinados a primeira infância. Quanto aos seus objetivos, à pesquisa caracteriza-se como exploratória, com abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos envolve a pesquisa bibliográfica e documental e estudo de caso. Como resultado da pesquisa, constatou-se que o município de Petrolina em parceria com a comunidade local conseguiu ofertar em mais de 10 mil novas vagas na creche e pré-escola contribuindo diretamente para um aumento real da oferta dos serviços de educação, saúde e assistência social para a primeira infância com um padrão de qualidade e com implicações positivas nos indicadores de qualidade da educação no município. Ainda, o Programa Nova Semente contribuiu para que o município cumprisse as metas do Plano Nacional de Educação de universalização da pré-escola, prevista para 2016 e antecipasse em oito anos à meta de 50% de atendimento as crianças em creche. A presente pesquisa contribuirá para o enriquecimento das discussões acerca do desenvolvimento de políticas públicas alternativas para o enfrentamento a questões essenciais como a educação pública no Brasil na primeira infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Emilio Lossio de Macedo, Instituto de Olhos Vale do Sao Francisco, IOVASF, Brasil.

Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1995. Fez Especialização em Oftalmologia Clínica e Cirúrgica na CLINOPE (Recife-PE) em 1997. Fez Especialização em Oftalmologia pela Associação Médica Brasileira/Conselho Brasileiro de Oftalmologia (AMB/CBO). Fez Mestrado em Administração da Prática Oftalmológica pela UNIFESP em 2005. Foi Diretor-Presidente da Fundação Banco de Olhos VSF desde a sua criação até 2008.

José Luiz de Figueiredo, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (1986), Mestre em Cirurgia pela UFPE (2003) Fellowship na Harvard em 2005, e Doutor em Biologia Aplicada à Saúde pela UFPE (2015). Diretor do Núcleo de Cirurgia Experimental do Center for Molecular Imaging Research e Center for System Biology do Massachusetts General Hospital da Harvard (2006-2009) e Diretor da Cirurgia Experimental do Center for Interdisciplinary Cardiovascular Sciences do Brigham and Womens Hospital (Harvard) Boston, MA, USA (2010-2013). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Cirurgia da UFPE, Coordenador da Cadeira de Introdução à Clínica e Técnica Cirúrgica (ICTC) da UFPE (2017-2), Coordenador Acadêmico do Núcleo de Cirurgia Experimental ? NCE (HC ? UFPE), Membro do Colegiado da Pós Graduação em Cirurgia da UFPE e Membro do Colegiado da Pós Graduação em Saúde Integral do IMIP ? Recife. Tem experiência em Cirurgia Experimental, Cirurgia Pediátrica, Transplantes Renal e Hepático e Endoscopia Digestiva Pediátrica.

Josaias Santana dos Santos, FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA

Mestre em Ciências Contábeis pela Fucape Bussines School - FUCAPE, Vitória - ES (2015), com linha de atuação em Contabilidade e Controladoria Aplicadas ao Setor Público. Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE (2004) e Especialização em Gestão da Administração Pública pela Universidade Castelo Branco - UCB, Rio de Janeiro - RJ (2008) . Servidor Público Federal, é Contador da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. É Professor Assistente na FACAPE, atuando no ensino da Graduação e Pós-Graduação nas áreas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Orçamento e Finanças Públicas, Auditoria e Perícia Contábil, Análise das Demonstrações Contábeis e Controladoria.

Referências

Araujo, M. C., Carneiro, P., Cruz-Aguayo, Y. Shcady, N. (2016) Teacher Quality and Learning Outcomes in Kindergarten. Washington, D.C., Interamerican Development Bank IDB Working Paper Series WP 655, Jan 2016

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso 12 jul 2017.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm . Acesso em 17 jul 2017.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em 17 jul 2017.

Diamond, A. & Lee, K. Inteerventions shown to Aid Executive Function Development in Children 4-12 Years Old. Science. 2011 Aug 19; 333(6045): 959–964.

Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

Gonçalvez, Hortência de Abreu. Manual de metodologia da pesquisa científica. 2. ed. São Paulo: AVERCAMP, 2014.

Goldberg, Mirian. A arte de pesquisar. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 2004.

Granja, C. C. (2013). Programa Nova Semente em perspectiva (2009-2012): uma avaliação de processo. Tese de Mestrado em Ciências Sociais apresentada ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Hamre, B. K., Pianta, R. C., Burchinal, M., Field, S., LoCasale-Crouch, J. L., Downer, J. T., & Scott-Little, C. (2012). A course on effective teacher–child interactions: Effects on teacher beliefs, knowledge.

Hirata, G. (2016). Impacto do Programa Nova Semente no desenvolvimento do vocabulário das crianças. Rio de Janeiro: Nota de pesquisa, 13 de setembro.

Hirata, G. (2016). Impacto do Programa Nova Semente no desenvolvimento do vocabulário das crianças. IDados: Nota de pesquisa. Rio de Janeiro, 13 de setembro. Pode ser encontrado em https://we.tl/uIcZesSFCo

IAB. Instituto Alfa e Beto. Guia Alfa e Beto de Educação Infantil. Brasília. 2014.

IAB. Instituto Alfa e Beto. Manual de Gestão de Instituições de Educação Infantil. Brasilia. 2015.

Mashburn, A. J., Pianta, R., Hamre, B. K., Downer, J. T., Barbarin, O., Bryant, D., ... Howes, C. (2008). Measures of classroom quality in pre-kindergarten and children’s development of academic, language and social skills. Child Development,79, 732–749. doi: 10.1111/j.1467-8624.2008.01154

RNPI. Plano nacional pela primeira infância. versão resumida. Brasília: RNPI, 2010. Disponível em: http://primeirainfancia.org.br/wp-content/uploads/PPNI-resumido.pdf. Acesso 15 mai 2017.

PETROLINA. Lei Municipal Nº 2.788 de 18 de janeiro de 2016.

REVISTA VEJA. São Paulo. edição 2.549, ano 50, nº 39 de 27 de setembro de 2017.

Santos, D. (2015) Relatório da Avaliação do Mecanismo de Coaching de professoras do Programa Nova Semente – Município de Petrolina. Ribeirão Preto: LEPES, 107 páginas.

Downloads

Publicado

2018-05-30

Edição

Seção

Relato de Caso