Educação Infantil: Um estudo sobre a influência da oferta de vagas na qualidade do ensino

Autores

  • Neila Carla Silva Rodrigues Universidade do Estado da Bahia - Graduada Universidade Federal do Vale do São Francisco - Pós-graduanda Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Servidora pública
  • Josaias Santana dos Santos Professor Assistente do Quadro Permanente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE. Contador da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF.
  • Raimundo Nonato Lima Filho Professor da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco (AEVSF).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1150

Palavras-chave:

políticas públicas, educação infantil, qualidade na educação, oferta de vagas.

Resumo

Este estudo averiguou a correlação entre a oferta de vagas e a qualidade do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. Existem, atualmente, no Brasil, políticas públicas que se destinam a expandir a oferta de vagas nas creches e pré-escolas, no entanto, esse fator não necessariamente interferirá na qualidade da educação, por essa razão, é importante a realização de estudos nesse sentido. Esta pesquisa foi caracterizada como documental, descritiva e quantitativa. Foi realizada a análise da correlação entre o IDEB e do número de matrículas na educação básica, referentes ao período de2007 a2015, das 100 maiores cidades brasileiras. Com os resultados encontrados, através da aplicação da Correlação de Pearson, destaca-se se que não há correlação entre a oferta de vagas, evidenciada a partir da quantidade de alunos matriculados na creche e pré-escola, e a qualidade do IDEB.  Desse modo, demonstrou-se que o aumento ou redução na oferta de vagas não tem relação direta com a qualidade do ensino e aprendizagem, considerando-o isoladamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-05-30

Edição

Seção

Artigos