O Ensino de Gramática no Ensino Fundamental: Dificuldades e Possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1147Palavras-chave:
Ensino de Gramática, Ensino fundamental, Difuculdades, Possibilidades, InteraçãoResumo
Este manuscrito procura refletir sobre o trabalho com a gramática no ensino fundamental, na perspectiva de conhecer a importância deste estudo ser realizado de uma forma dinâmica e significativa para o aluno e quais as dificuldades e possibilidades para esse trabalho. Para a realização deste estudo foram utilizados como base teórica os trabalhos de pesquisadores como Campos (2014), Kleiman (2014), Meyer (1980), Rojo (2000), Travalia (2008) entre outros. O conteúdo abordado foram conjunções subordinativas adverbiais. Estas são vistas por grande parte dos alunos e por pessoas que já encerraram seus estudos, como sendo um conteúdo difícil de aprender, extenso e sem função social. Esta pesquisa, no entanto, busca mostrar que, a partir da utilização do campo semântico, e juntamente com o método, denominado por nós, como semântico - associativo* pode se tornar uma experiência bastante significativa para o aluno. Acreditamos que as orientações didáticas apresentadas podem auxiliar o aluno na construção de sua competência linguística, fazendo com que ele possa expressar melhor suas ideias na escrita, saiba articular as sequências e os enunciados em seus textos de maneira mais coerente e coesa, e estabelecer as relações de sentido pretendidas.
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