A Aprendizagem e o Desenvolvimento do Surdo na Perspectiva Sociointeracionista de Lev Vigotsky

Autores

  • Alexsandra dos Santos Barbosa Universidade Federal do Ceará (PROFILO/UFC)
  • Bruno Pinto Freire Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Jarles Lopes de Medeiros Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1145

Palavras-chave:

Convivência social. Surdez. Vygotsky.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo discutir o conceito de surdez, com as características e particularidades que permeiam o desenvolvimento dos sujeitos em tal condição. A proposta é identificar ações para que o sujeito surdo ou a pessoa com ausência parcial da audição, possa ser  incluída no processo de aprendizagem escolar e, de convivência social saudáveis ao seu pleno desenvolvimento. O educador, de uma maneira geral, tem um papel importante na compreensão e é grande a sua responsabilidade em promover a participação de todos no processo de construção do conhecimento.

 

 

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Biografia do Autor

Alexsandra dos Santos Barbosa, Universidade Federal do Ceará (PROFILO/UFC)

 

Mestranda em Filosofia no Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará (PROFILO/UFC). Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).Professora de Filosofia na Secretaria da Educação Básica (SEDUC).  E-mail: [email protected]

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Bruno Pinto Freire, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Graduado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Especialista em Caráter e Residência Multiprofissional (UVA/ESFVS) e em Educação Inclusiva (UECE). Psicólogo do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM/CE). E-mail: [email protected]

 

 

Jarles Lopes de Medeiros, Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC)


 

 

Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Mestre em Educação (UFC). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba (FALC). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Licenciado em Língua Portuguesa pela Faculdade da Grande Fortaleza (FGF). Professor de Língua Portuguesa na SEDUC. E-mail: [email protected]

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Publicado

2018-05-30

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