Diversidade Sexual no Ambiente Escolar: O Exemplo do Campus Iguatu do IFCE

Eliza Marta Gonçalves Ferreira, Antonia Edilzerina Rodrigues de Mendonça, Maria de Fátima Morais Alves

Resumo


O presente artigo apresenta uma reflexão sobre como o conceito de inclusão é tratado nas normativas e discursos institucionais. Traz como cenário o campus Iguatu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) para ilustrar por meio de exemplos concretos como se efetiva ou não a inclusão quando alargada para um público distinto da pessoa com deficiência. Aborda, embora de forma breve e incipiente, como o significado de inconsciente se manifesta nas linguagens dos regulamentos, nas falas e práticas dos que detém poder decisório entre os atores que compõem a instituição. Remete o conceito de inclusão para a diversidade sexual, no intuito de perceber a escola como reprodutora ou não de preconceitos, discriminação e violação de direitos no processo educativo.

 

 


Palavras-chave


Inclusão; Escola; Diversidade sexual

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DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1140

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