O Papel do Líder no Serviço Público

Autores

  • Wilton Alves de Oliveira
  • Anna Ariane Araújo de Lavor UNIVATES
  • Anna Rosina Araújo Lavor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Iguatu
  • Francisco Francinildo Oliveira Lima Faculdade Vale do Salgado -FVS
  • Martilla Sousa Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Iguatu
  • Sávio Nogueira Almino Universidade Regional do Cariri
  • Thamires de Oliveira Mota Menezes Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Iguatu

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1139

Palavras-chave:

Liderança. Administração. Serviço Público

Resumo

Este trabalho tem por objetivo caracterizar o papel do líder no serviço publico, no qual são abordados os estilos de liderança desde a Administração Científica até os dias atuais. A partir de tal abordagem são examinados os conceitos e a importância da liderança segundo diversos autores. Destaca ainda a relação entre líder e liderados, os tipos de líderes, as características pessoais, traços de personalidade, habilidades pessoais e novas teorias sobre o líder que o mercado hoje está exigindo. A liderança hoje é uma ferramenta de suma importância no campo da administração, pois é através dela que o líder procura juntamente com os seus liderados atingir os objetivos traçados em seu plano de ação. Este artigo foi embasado em diversas consultas bibliográficas de diversos autores que contribuíram para a contextualização e realização do mesmo. A metodologia aplicada para realização deste foi a utilização de pesquisas bibliográficas. Ao final pode-se perceber a necessidade da liderança no mundo de hoje, pois as organizações a cada dia que passa estão sempre apostando nas pessoas que constituem a empresa e com isso mudam e quebram os paradigmas, que antes viam o homem como peça que conduzia uma máquina, passando agora a ser considerado como parte fundamental para consecução de objetivos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilton Alves de Oliveira

 

 

Sávio Nogueira Almino, Universidade Regional do Cariri

 

 

Referências

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

AZEVEDO, Fabio. Líder! Eu?, 2009. Disponível em: <http://www.administradores.com.br /artigos/l_i_d_e_r_e_u/28801>. Acesso em 01 de mar. de 2018.

BOWDITCH, James L.; BUONO, Anthony F. Fundamentos de comportamento organizacional, 6. ed.. Edt. LTC, Rio de Janeiro, 2006.

FACCIOLI, Cintia. Teorias de liderança, 2008. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/teorias_de_lideranca/22664>.

Acesso em 04 de mar. de 2018.

KOHLRIESER, George. O perfil do líder moderno. Revista Você s/a, jul. 2007.

MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Teoria geral da administração: da escola cientifica à competitividade na economia globalizada. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

___________. Introdução à administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

PRAZERES, Helio Tadeu Cury. “Como administrar pequenas empresas”. Minas Gerais, 2005.

ROBBINS, Stephen Paul. Comportamento organizacional. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

Downloads

Publicado

2018-05-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão