O Papel da Liderança na Gestão da SEaD da UNIVASF, sob a Ótica dos Colaboradores

Autores

  • Hesler Piedade Caffé Filho Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Cláudio Alberto de Sá Quirino Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Ivanir Lopes de Melo Universidade Norte do Paraná
  • Renatha Dayane Cabral de Araújo Ramos Ramos Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1125

Palavras-chave:

Liderança, SEaD, Univasf, Motivação, Organização.

Resumo

Cada vez mais, as organizações modernas vêm prescindindo de liderança que exerça sobre a atuação dos colaboradores práticas de gestão mais dinâmicas e eficientes, que repercutam profundamente na motivação e participação quanto ao processo decisório. A figura do líder cada vez mais tem desempenhado um papel extremamente expressivo na orientação da produtividade e prestação de serviços de qualidade à sociedade, sem deixar, contudo, de conduzir aspectos de crescimento e desenvolvimento das políticas de pessoal. Em ambientes que são setoriais, cuja coordenação do líder recai sobre uma amplitude menor de profissionais, exercer as habilidades não deixa de ser tarefa desafiadora, ainda mais quando os atributos de liderança são incompatíveis sob a perspectiva dos liderados. Assim, busca-se, enquanto objetivo do artigo, investigar o papel da liderança no exercício de gestão da Secretaria de Ensino a Distância (SEaD) da Univasf. Para tanto, foi aplicado um questionário com os colaboradores e uma entrevista semiestruturada com o coordenador do setor, permeando a seleção de achados científicos em plataformas de busca online (Scielo, Spell, Google Acadêmico e Banco de Teses e de Dissertações da Capes. Enquanto resultados da pesquisa, observou-se na coordenação da SEaD traços de liderança democrática e visionária, cujo líder desempenha papel de conduzir as equipes para o desempenho de tarefas produtivas. Os colaboradores, por sua vez, reconhecem a presença do líder engajado, aberto ao diálogo, que estimule o crescimento e profissionalização, contribuindo para a construção da cultura com definido comportamento da empresa, motivador e que atribua a autonomia aos colaboradores, deixando-os mais livres para exercerem a sua criatividade e potencial.

 

 

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Biografia do Autor

Hesler Piedade Caffé Filho, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Administrador pela Estácio de Sá, MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Escola de Engenharia Eletromecânica da Bahia; Especialista em Marketing Institucional pela Faculdade São Francisco de Juazeiro (2009), Mestre em Gestão de Políticas Públicas da Comunicação; Professor da Faculdade São Francisco de Juazeiro: Graduação em Administração e em Comunicação Social e Pós Graduação em Gestão Estratégica e em Marketing; Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco: Pós Graduação em Gestão Pública. hesler.caffe@univasf.edu.br

Cláudio Alberto de Sá Quirino, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Administrador pela Universidade Federal do Vale do São Francisco; Pós Graduação (Lato sensu) em Gestão de Pessoas pela Universidade Norte do Paraná e discente do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Stricto Sensu) (PROFIAP). E-mail: claudioquirino@univasf.edu.br

Ivanir Lopes de Melo, Universidade Norte do Paraná

Administradora pela Universidade Norte do Paraná (2011); Discente da Pós Graduação em Gestão Pública e-mail: E- mail: ivanirlopes@gmail.com

Renatha Dayane Cabral de Araújo Ramos Ramos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Administradora pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2014); Enfermeira pela Universidade de Pernambuco; Especialista em Saúde do Trabalhador (2015); Especialista em Gestão em Saúde UNIVASF (2016); Discente da Pós – Graduação em Gestão Pública (UNIVASF). e- mail: renathacabral8@gmail.com

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Publicado

2018-05-30

Edição

Seção

Artigos