Reflexões sobre Cuidado e Aconselhamento de Profissionais de Saúde e Enfermeiros Em HIV/AIDS nos Centros de Testagem e Aconselhamento: Revisão Integrativa

Autores

  • Samara Maria de Jesus Veras Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE).
  • Kerllane Rafaella Freire do Nascimento Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE).
  • Claudia Daniele Barros Leite-Salgueiro 1-Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). 2- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE). https://orcid.org/0000-0002-8384-4254
  • Silvana Cavalcanti dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE).
  • Claudia Fabiane Gomes Gonçalves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE).
  • Ana Carla Silva Alexandre Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE).
  • Valdirene Pereira da Silva Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1123

Palavras-chave:

HIV, AIDS, aconselhamento, enfermagem, cuidado.

Resumo

Objetivo: Evidenciar o perfil dos trabalhos publicados em âmbito nacional, no período de 2000 a 2017 sobre aconselhamento do Enfermeiro em HIV. Método: Revisão integrativa com o levantamento a partir do Portal da Biblioteca Virtual de Saúde, direcionando para periódicos indexados nas bases SciELO e LILACS. Resultados: Os resultados foram apresentados em uma tabela com a distribuição dos artigos e descrição de indicadores: ano de publicação, título, autor(es), nível de evidência científica, área de atuação dos pesquisadores e objetivos. Conclusão: Os autores encontraram ampla discussão na literatura, principalmente com enfoque na qualidade do aconselhamento prestados aos usuários, todavia, houve limitações quanto as publicações em relação a prática do cuidado em enfermagem as pessoas vivendo com HIV/AIDS atendidas no Centro de Testagem e Aconselhamento. O aconselhamento possui um papel importante no contexto da epidemia da AIDS no Brasil.

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Biografia do Autor

Samara Maria de Jesus Veras, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE).

Discente do curso de bacharelado em enfermagem – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira.

Kerllane Rafaella Freire do Nascimento Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE).

Discente do curso de bacharelado em enfermagem – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira.

Claudia Daniele Barros Leite-Salgueiro, 1-Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). 2- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE).

Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Mestra em Ciências da Saúde pela Universidade de Pernambuco (UPE), Pós Graduada em Saúde Coletiva pela mesma Universidade Psicóloga formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Professora do curso Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira. Contato: [email protected]. Professora Convidada do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Gerontologia da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Silvana Cavalcanti dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE).

Mestra em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisa Aggeu Magalhaes (CPqAM/FIOCRUZ), Pós Graduada em Saúde Pública pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES). Enfermeira formada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Docente do curso Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira.

Claudia Fabiane Gomes Gonçalves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE).

Mestra em Hebiatria pela pela Universidade de Pernambuco (UPE), Pós Graduada em Gestão dos Serviços e Sistemas de Saúde pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM). Enfermeira formada pela pela Universidade de Pernambuco (UPE). Docente do curso Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira.

Ana Carla Silva Alexandre, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE).

Doutora em Ciências da Saúde pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário, Argentina (IUNIR), Pós Graduada em Unidade de Terapia Intensiva pelo Centro \universitário Internacional (UNINTER) e em Emergência e Urgência (SES). Enfermeira formada pela Faculdade de Enfermagem de Arcoverde (FENFA). Docente do curso Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira.

Valdirene Pereira da Silva Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE).

Pós Graduada em Enfermagem Obstétrica pela Universidade de Pernambuco (UPE), em Educação Profissional- Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-FIOCRUZ) e em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Enfermeira formada pela Universidade de Pernambuco (UPE). Docente do curso Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira.

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Publicado

2018-05-31

Edição

Seção

Artigo de Revisão