Reflexões sobre o cuidado ao Idoso Hospitalizado através da Biblioterapia: Um Método Terapêutico Humanizado nos Hospitais

Autores

  • Juliana Maria Silva Bernardo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE).
  • Claudia Daniele Barros Leite Salgueiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE).
  • Paula Layse da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).
  • Jaqueline Cordeiro Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).
  • Aline Bezerra Sobrinho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1120

Palavras-chave:

Serviços de saúde para idosos, biblioterapia, humanização da assistência

Resumo

Introdução: Trata-se de uma revisão integrativa sobre a produção científica acerca da biblioterapia aplicada aos idosos em hospitalização. Objetivo: O estudo buscou evidenciar o perfil dos trabalhos publicados em âmbito nacional, no período de 2007 a 2015, com o levantamento feito a partir do Portal Regional da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), direcionando para periódicos indexados nas bases Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF).  Método: A amostra foi apresentada em dois quadros sinóticos com a distribuição dos artigos analisados. Conclusão: Os dados evidenciaram que a biblioterapia ainda é um assunto escasso em estudos e nas graduações. Também é uma prática terapêutica pouco aplicada no âmbito hospitalar, e quando é realizada, em sua maioria, é voltada para o público infantil, sendo muito raramente abordada com pacientes idosos. Tais fatos podem indicar um panorama de pouca divulgação de métodos que visam humanizar o cuidado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Maria Silva Bernardo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE).

Discente do curso de bacharelado em enfermagem – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira. Estudante bolsista do Programa PIBEX, área de atuação: gerontologia.

Claudia Daniele Barros Leite Salgueiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE).

2Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Mestra em Ciências da Saúde pela Universidade de Pernambuco (UPE), Pós Graduada em Saúde Coletiva pela mesma Universidade. Psicóloga formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Docente do curso Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira. Contato: [email protected].

Paula Layse da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

Discente do curso de bacharelado em enfermagem – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira. Estudante bolsista do Programa PIBEX.

Jaqueline Cordeiro Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

Discente do curso de bacharelado em enfermagem – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira.

Aline Bezerra Sobrinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

Discente do curso de bacharelado em enfermagem – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira.

Referências

ALMEIDA, Geyse Maria. A LEITURA COMO TRATAMENTO: diversas aplicações da biblioterapia. XIV Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da informação. Universidade Federal do Amazonas. 2011.

BENEDETTI, Luciane Berto. Biblioterapia para pacientes adultos internados em uma unidade hospitalar: uma proposta de humanização. 2008. 33 f. Projeto de Pesquisa (Especialização) - Curso de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Porto Alegre, 2008.

BIREME (Brasil) Biblioteca Virtual em Saúde - Tutorial de Pesquisa Bibliográfica. / São Paulo: 2009. 24 p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/apostila.pdf . Acesso em: 12 jul. 2017.

CASTRO, Vivian Carla de; et al. Perfil de internações hospitalares de idosos no âmbito do sistema único de saúde. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste. 14(4):791-800. 2013.

CERIBELLI, Carina; et al. A mediação de leitura como recurso de comunicação com crianças hospitalizadas. Rev Latino-am Enfermagem. São Paulo. 17(1). 2009.

CROSSETTI, M. G. O. Revisão integrativa de pesquisa na enfermagem: o rigor científico que lhe é exigido. Revista gaúcha de enfermagem, v. 33, n. 2, p. 8-13, 2012.

FONSECA, A; GEOVANINI, F. O uso da literatura infantil na UTI: um convite à reflexão e à discussão para os profissionais sobre a morte e o morrer [Editorial]. São Paulo (SP). Revista Geriatria & Gerontologia. 2013; 7(4): 322-326.

JERÔNIMO, Viviane; et al. Biblioterapia na melhor idade. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.17, n.2, p.460-471. 2012.

MELO, Vanessa Martins de. Mediação de leitura: a biblioterapia como fator para inclusão social de idosos residentes em ILPIs. 95f. Monografia (Especialização) - Curso de Bacharelado em Biblioteconomia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

RABELLO, Janei de Souza. ZAGONEL, Ivete Palmira Sanson. MAFTUM, Mariluzi Alves. O cuidado de enfermagem ao idoso: uma reflexão segundo a teoria transcultural de Leininger. Rev. RENE. Fortaleza (CE). 8(3). 117-125. 2007.

SILVA, A.P.S.; SOUZA, B.O.R.; ANDRADE, E.R. Enfermagem e psicologia: parceria na arte do cuidar. Persp. Online: biol. & e saúde. Campos dos Goytacazes. 18(5). 61-62. 2015.

SILVA, Candida da Silva Candida; et al. A Biblioterapia e a Intervenção Bibliotecária. XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da informação. Anais (v.25). Florianópolis, SC. 2013.

SOARES, CB; HOGA, LAK; PEDUZZI, M; Sangaleti, C; YONEKURA T; SILVA, DRAD. Revisão integrativa: conceitos e métodos utilizados em enfermagem. São Paulo (SP). Rev Esc Enferm USP/2014; 48(2): 335-45.

SOUZA, M. T. D. S; SILVA, M. D. D. S; CARVALHO, R. D. C. O. Revisão Integrativa: O que é e como fazer? Einstein (São Paulo) vol.8 no.1 São Paulo Jan/Mar. 2010.

VALÊNCIA, Maria Cristina Palhares. MAGALHÃES, Michelle Cristina. Biblioterapia: Síntese das modalidades terapêuticas utilizadas pelo profissional. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação. Rio Grande (RS). 29 (1). 5-27. 2015.

Downloads

Publicado

2018-05-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão