Contribuições do Psicólogo Escolar no Processo de Inclusão de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem na Escola

Autores

  • Byanca Eugênia Duarte da Silva
  • Henry Witchael Dantas Moreira
  • Andreia B Braga de Oliveira
  • Maria Auxiliadora Lobo Silva UNISSULIVAN INC.
  • Maria das Graças de Carvalho UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE TECNOLOGIAS E HUMANIDADES

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1109

Palavras-chave:

Inclusão. Dificuldade de Aprendizagem. Educação. Escola. Psicólogo Escolar.

Resumo

Este estudo aborda o contexto social da inclusão escolar e objetiva analisar as contribuições da intervenção do psicólogo escolar no processo de inclusão, especificamente dos alunos com dificuldades de aprendizagem, discorrendo sobre a Educação inclusiva, a importância do acolhimento escolar de crianças com dificuldades de aprendizagem.  O método consistiu em uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, nas bases de dados: Scielo, Pepsic e Google Acadêmico, além de livros e periódicos, seguindo termos norteadores como Inclusão, Dificuldades de Aprendizagem, Atuação do psicólogo escolar, contribuições para a inclusão, entre outras. Os resultados apontaram que a prática de atuação do profissional de Psicologia na escola contribui para vencer o desafio da inclusão, uma vez que o mesmo possui conhecimentos e dominam técnicas favoráveis à relação entre as pessoas, podendo orientar os docentes, ajudar no diagnóstico dos alunos e auxiliar os pais na compreensão das dificuldades. Concluiu-se que a escola inclusiva é uma necessidade para a educação construtivista e democrática, que não prescinde da intervenção do psicólogo escolar, para facilitar a vida dos alunos e o sucesso da instituição.

 

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Biografia do Autor

Byanca Eugênia Duarte da Silva

 

 

Maria Auxiliadora Lobo Silva4; Maria das Graças de Carvalho5


[1] Psicóloga - CRP 13/7424

[2] Fisioterapeuta.

[3] Assistente Social. Graduada em Direito.

[email protected]

 

5 Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - ULHT- Lisboa/Portugal; Graduação em História pela Faculdade de Formação de Professores de Araripina-PE - FAFOPA(1990). Especialização em: Metodologia do Ensino Superior(AEDA); Psicopedagogia em Educação (Leão Sampaio) ; Historia e sociologia (URCA)Educação contextualizada no semiárido (UESPI); Politicas Educativas e Docência do Ensino Superior(AEDA); Atualmente: Secretaria Adjunta da secretaria municipal de educação da cidade de Simões - PI; Professora do Centro de Educação Municipal de simões-PI. Contato: [email protected]

 

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Publicado

2018-05-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão