O Construtivismo na Educação

Autores

  • Arlete Modesto Macedo Fernandes ANNE SULLIVAN UNIVERSITY
  • Gisanne de Oliveira Marinho Universidade Federal Fluminense
  • Miriam Delmondes Batista ANNE SULLIVAN UNIVERSITY
  • Gislene Farias de Oliveira Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1049

Palavras-chave:

Alfabetização. Tradicionalismo. Construtivismo. Educador

Resumo

Busca-se analisar a linha pedagógica do Construtivismo na educação, por meio de uma série de reflexões que envolvem desde seu conceito e críticas até a forma como o tema tem sido abordado e utilizado pelos professores das escolas públicas brasileiras. Outrossim, serão discutidas as práticas pedagógicas atualmente utilizadas, apontando uma possível postura que os professores devem assumir frente ao hodierno desafio da alfabetização da população. Para alcançar o referido objetivo, utilizará de pesquisa bibliográfica, baseadas principalmente em autores como SAVIANI (2004), OLIVEIRA (2008), POZO (1994), dentre outros que abordam o tema. Como resultado, a pesquisa revela que apesar das diversas críticas contra o Construtivismo, esse movimento trouxe muitas contribuições aos professores, principalmente porque com o estudo e aplicação de seus conceitos, a educação brasileira foi capaz de trilhar novos caminhos no sentido de superar o analfabetismo que tem acometido as crianças em idade escolar.

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Referências

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Publicado

2018-05-30

Edição

Seção

Artigos