Análise da Importância da Responsabilidade Socioambiental como Fator Competitivo em uma Fábrica de Material de Limpeza em Juazeiro do Norte – CE

Autores

  • José Henrique da Silva Lopes
  • Adriana Vigolvino Medeiros Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Maria Patrícia de Alencar
  • José Leandro de Almeida Neto Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1044

Palavras-chave:

Administração. Responsabilidade Social. Sustentabilidade.

Resumo

Atualmente, na incessante busca pelo aumento da competitividade, as organizações por vezes deixam em segundo plano as questões ambientais e sociais, negligência percebida como falta de responsabilidade socioambiental. Vale salientar que, na maioria das vezes, as práticas de responsabilidade social empresarial são vistas como custos altos e desnecessários. Diante disso, este trabalho tem como objetivo investigar a importância da prática de responsabilidade socioambiental como diferencial estratégico do ponto de vista dos gestores de uma empresa fabricante de materiais de limpeza. Para isso foram realizadas entrevistas com os gestores da referida indústria, que é referência na região, por adotar e ter na sua cultura a responsabilidade social e ambiental. Foi investigado como esta consegue ter cada vez mais sucesso cuidando do meio ambiente e ajudando a sociedade, e verificou-se que a mesma consegue traçar estratégias de crescimento através da adoção de práticas socioambientais. Depois de coletadas as informações foram identificados os pontos principais das respostas obtidas e foram criados indicadores que geraram quadros para análise das informações, contendo os dados colhidos na pesquisa e sua respectiva interpretação. Através de uma análise de discurso, tratando as informações colhidas dentro da fala dos sujeitos abordados, os dados foram analisados de maneira individual e também coletiva, unindo em uma síntese o que foi relatado na entrevista pelos abordados, fazendo-se uma avaliação geral dos aspectos descritos. 

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Biografia do Autor

José Henrique da Silva Lopes

Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio/UNILEÃO, Juazeiro do Norte-CE, Brasil

Adriana Vigolvino Medeiros, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Professora do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio/UNILEÃO, Juazeiro do Norte-CE, Especialista em Planejamento e Gestão Organizacional e Gestão da Qualidade em Serviços pela Universidade Estadual de Pernambuco (UPE).

[email protected]

Maria Patrícia de Alencar

Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio/UNILEÃO, Juazeiro do Norte-CE, Brasil

José Leandro de Almeida Neto, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Mestrando em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), Professor do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio/UNILEÃO, Coordenador dos Cursos de Gestão de Recursos Humanos e Gestão Comercial na Unileão, Juazeiro do Norte-CE, Brasil, [email protected]

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Publicado

2018-05-30

Edição

Seção

Artigos