A Organização Política dos Trabalhadoras/es do SUAS no Âmbito da Proteção Social Básica de Iguatu-CE

Autores

  • Rita de Cássia Clares de Lima Faculdade Vale do Salgado
  • Antoniel dos Santos Gomes Filho Faculdade Vale do Salgado

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1042

Resumo

A pesquisa reflete o acúmulo de observações quanto a organização política das/os trabalhadoras/es do Sistema Único de Assistência Social e suas principais lutas em defesa da Política Municipal de Assistência Social entre 2015 e 2017. Teve como objetivo analisar o processo de organização política das/os trabalhadoras/es no âmbito do SUAS em Iguatu-CE, com foco na Proteção Social Básica - PSB. A realização da pesquisa deu-se através da aplicação de questionário junto às equipes de nível médio e superior dos Centros de Referências de Assistência Social – CRAS, e uma entrevista semiestruturada com 01 representante do Fórum Municipal de Trabalhadoras/es do SUAS de Iguatu – FMTSUAS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Clares de Lima, Faculdade Vale do Salgado

Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade Vale do Salgado (2012). Especialização em Políticas Sociais e Gestão do SUAS também pela Faculdade Vale do Salgado (2017). Assistente Social do Centro de Referência da Assistência Social do município de Iguatu. Coordenadora Executiva do Fórum Municipal de Trabalhadoras/es do SUAS (FMTSUAS). Compôs a gestão 2014-2017 do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/CE). Possui afinidade com as discussões de Políticas Sociais com ênfase na Política de Assistência Social, Movimentos Sociais e Cidade e Questão Urbana. 

Antoniel dos Santos Gomes Filho, Faculdade Vale do Salgado

Mestre em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará, com área de concentração em História e Educação Comparada. Docente do curso de Administração da Faculdade Vale do Salgado (FVS). Coordenador do Laboratório Interdisciplinar em Estudos Organizacionais e do Trabalho (LIEOT/ FVS). Professor-pesquisador do Laboratório Interdisciplinar em Estudos da Violência (LIEV/UNILEÃO). Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN). Tecnólogo em Gestão Comercial pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Kurios (FAK). 

Referências

ABRAMIDES, Maria Beatriz Abramides; DURIGUETTO, Maria Lúcia. (Orgs.). Movimentos Sociais e serviço social: uma relação necessária. São Paulo: Cortez, 2014.

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil. Capítulo II – Da Seguridade Social, Título VII – Da Ordem Social, 1988.

________, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Política Nacional de Assistência Social. Brasília, DF: SNAS/MDS, 2004.

________, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS). Brasília, DF: SNAS/MDS, 2005.

________, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Norma Operacional Básica de Recursos Humanos dos SUAS (NOB/RH/SUAS). Brasília, DF: SNAS/MDS, 2011.

________, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Brasília, DF: MDS/SNAS, 2009.

________, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Orientações Técnicas: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. Brasília, DF: MDS, 2009.

________, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Lei Orgânica da Assistência Social . Brasília, DF: MDS, 2011.

CAREGNATO, R.C.A.; Mutti, R. pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2006 Out-Dez; 15(4): 679-84. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v15n4/v15n4a17.pdf>. Acesso em: 12 Nov. 2017.

CISNE, Mirla. A “feminização” da Assistência Social: apontamentos históricos para uma análise de gênero. III Jornada Internacional de Políticas Públicas São Luís – MA, 2007. Disponível em: <http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinppIII/html/Trabalhos/EixoTematicoD/6912b8f5264e3ab9992bMIRLA_CISNE.pdf>. Acesso em: 14 Out. 2017.

COUTO, Berenice Rojas. et al. O Sistema Único de Assistência Social no Brasil: uma realidade em movimento. São Paulo: Cortez, 2010.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GONDIM, Linda Maria de Pontes. O projeto de pesquisa no contexto do processo de construção do conhecimento. Pesquisa em Ciências Sociais: o projeto da dissertação de mestrado. Fortaleza: Eufc, 1999.

IAMAMOTO, Marilda Vilela: O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional /Marilda Vilela Imamamoto. 20. Ed. – São Paulo, Cortez, 2011

________. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 25. ed. -2008.

MARCONI, M. A .; LAKATOS, E.M. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas. 2000.

MARICATO, Ermínia. Cidades Rebeldes: Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. 1 ed. – São Paulo: Boitempo: Carta Maior, 2013.

MARX, Karl. Manifesto do Partido Comunista. 1. Ed – São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14 ed.- Hucitec Editora, 2014.

________. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petropólis: Vozes, 1994.

ROCHA, Flávia Rebecca Fernandes. A unidade contraditória da assistência e da previdência social: uma análise política da execução orçamentárias no governo Lula – Fortaleza: EDUECE, 2016.

SANTOS, Josiane Soares: Neoconservadorismo pós-moderno e serviço social brasileiro. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, Luciana Sátiro. Ética e Serviço Social: a percepção das assistentes sociais sobre suas práticas profissionais nos Centros de Referências de Assistência Social de Fortaleza- CE. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) – Universidade Estadual do Ceará, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Fortaleza, 2014.

SILVA, Mossicléia Mendes da. Projeto ético-político e assistência social: um estudo do cotidiano de trabalho dos (as) assistentes sociais do Centro Sul/Vale do Salgado-CE. Dissertação (Mestrado) Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Faculdade de Serviço Social, 2013.

Downloads

Publicado

2018-05-30

Edição

Seção

Artigos