A Prática da Autoavaliação no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v12i39.1033Palavras-chave:
Avaliação Educacional. Autoavaliação. Ensino SuperiorResumo
Resumo: Este artigo teórico faz parte de pesquisas desenvolvidas com a Universidad de Santiago de Chile e a UniLeão-Centro Universitário. Intitula-se: A prática da Autoavaliação no Ensino Superior. Ocorre portanto a intenção de analisar as metodologias de escolha dos professores pela Autoavaliação, como ferramenta avaliativa e de autorregulação dos processos de aprendizagem e ensino, detalhando práticas específicas como ferramenta. A princípio buscou-se investigar os principais estudiosos sobre conceitos, tipos e categorias e intenções da avaliação educacional, além de estudar como está a prática de autoavaliação no ensino superior, de acordo com a Legislação Brasileira e, finalmente, sinalizar como algumas ações adotadas por educadores influem no próprio fazer pedagógico. A metodologia de nosso estudo é de enfoque Fenomenológico, com técnica descritiva, explicativo, fortalecido por estudo de caso em seu desenho metodológico. Os sujeitos da pesquisa foram professores universitários desta IES. Os instrumentos de coleta foram questionários a professores de ensino superior e posteriormente, deste mesmo grupo um quantitativo a aplicação de entrevistas. Os dados parciais também revelam em linhas gerais que este estudo representa a possibilidade de tornar mais explícito o conhecimento e análise de como os professores pensam, vivenciam e concebem ao adotar a prática autoavaliativa como experiência de autoconhecimento. Desse modo uma questão se coloca como ponto chave: como os professores encaram e interpretam os momentos de autoavaliação diante dos processos entre como avaliam e são avaliados.
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